terça-feira, 10 de maio de 2016

Roteiro para elaboração do projeto de monografia

https://www.ufrgs.br/vies/variedades/habemus-tcc/attachment/monografia-3/

      Manual para elaboração de projeto de monografia da UMC

Elaboração de um projeto de monografia, sendo que todo o texto aqui escrito não é de minha autoria, extraído de uma apostila elaborada pelo professor Osvaldo Soares em nome da Universidade de Mogi das Cruzes – UMC. Ao longo do texto é sugerida a leitura do Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, publicação geralmente encontrada na biblioteca virtual nos sites das universidades e que tem por finalidade demonstrar ao aluno uma síntese das normas para Trabalhos Acadêmicos da ABNT. 


Para efeito de exemplo, este é o manual da UMC:
É claro que cada Universidade tem as suas frescuras, ops... as suas normas para a elaboração de um trabalho acadêmico. Por exemplo, o da UMC, onde me formei Bacharel em Ciências Contábeis determinava que o texto da fonte teria que ser obrigatoriamente Times New Roman ou Arial, o que É IMPOSIÇÃO DA UNIVERSIDADE, uma vez que a ABNT não determina que tipo de fonte deve ser e caso você use um software livre (como o LibreOffice) e numa distribuição Linux deve notar que lá dá para usar as fontes Liberation Serif e Liberation Sams, respectivamente equivalentes livres ao Times e Arial. A diferença é que para usar aquelas fontes proprietárias você deve ter instalado na sua máquina alguma versão do Windows, que é pago. 
Outra coisa que as universidades gostam de empurrar nos alunos é a imposição de se usar o MS WORD e o salvamento em formato .doc ou .docx, coisa que também não está na ABNT. Aliás, O ODF, que é o formato livre, compatível com o LibreOffice foi aprovado em 08 de abril de 2008 como norma NBR ISO/IEC 26300, pela ABNT. Ou seja, a norma internacional para o formato de arquivos é a favor do software livre (e não da prisão de se usar um .docx pertencente a uma empresa bilionária)
No roteiro que usei como base para essa postagem estaca colocado como verdade absoluta ao aluno que teria que usar o MS Word para redigir o texto. Sabe qual o nome disso: Alienação MS.

Confira aqui os vídeos para Formatação de TCC no LibreOffice:

Formatação 1ª parte: https://www.youtube.com/watch?v=6ASftuDH8wc
Formatação 2ª parte: https://www.youtube.com/watch?v=1f46W7cY66M
Fromatação 3ª parte: https://www.youtube.com/watch?v=RXRgtZ0t7bA


Confira também nossa postagem onde explicamos o porquê de usar o LibreOffice:
https://essenzialeprime.blogspot.com.br/search/label/LibreOffice?updated-max=2016-04-20T13:40:00-03:00&max-results=20&start=5&by-date=false

      Bibliografia sobre elaboração de Trabalhos acadêmicos – leitura

Siga rigorosamente as instruções abaixo com relação às etapas de elaboração do projeto de monografia. Leia os textos da bibliografia apresentada referente à elaboração de trabalhos acadêmico estes: Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos a sua universidade (sendo que como fiz minha Graduação na UMC o que utilizei foi o da própria universidade) e os três livros indicados.
Escolha dentro da lista de pesquisa apesentada aquela na qual você fará a sua Monografia.


      Redação do Tema (delimitação, objetivo geral e específicos)

Leia na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos os tópicos referentes à definição e delimitação do Tema.
Defina, dentro da Linha de Pesquisa escolhida, o Tema que você pesquisará.
Leia, na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos, os tópicos referentes à pesquisa bibliográfica.
Faça a pesquisa bibliográfica sobre o Tema Definido. Nesta etapa do seu trabalho pode lhe ser mais útil uma bibliografia baseada em textos – pesquisados principalmente na Internet) – do que muitos livros. Selecione apenas os textos e livros – capítulos – que falem especificamente sobre o seu Tema. O critério para saber se uma bibliografia é útil ou não é responder à pergunta: este texto ou livro me ajuda a responder a quais Problemas da minha Monografia?
Leia os diversos textos selecionados na pesquisa bibliográfica. Sem ler os textos referentes à bibliografia para a elaboração de trabalhos acadêmicos e sem ler os textos da pesquisa bibliográfica sobre o teu Tema você não estará ainda em condições de redigir o seu Projeto de Pesquisa, simplesmente porque você não terá informações e conhecimentos suficientes para saber o que é relevante no Tema escolhido e quais problemas sobre o Tema escolhido podem ser trabalhados.
Configure a página no arquivo onde será redigido o Projeto de Monografia de acordo com as regras estabelecidas no Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da sua universidade.
Redija o Tema da Monografia. O tema é o título da monografia, em que deve dar a ideia resumida do que vai ser tratado nela. O tema deve ser algo do tipo:
Análise dos impactos mais relevantes do processo de adequação à Lei Sarbanex-Oxley, em empresas industriais brasileiras, de capital aberto, do setor de alimentos, sediadas na cidade de Campinas, atuantes no mercado de capitais norte-americanos, no período de 2005 a 2006.
Sobre este tema são delimitados os seguintes aspectos que serão trabalhados na nossa monografia hipotética:
  • O que vai ser pesquisado: Análise dos impactos mais relevantes do processo de adequação;
  • Em qual linha de pesquisa: à Lei Sarbanex-Oxley;
  • Que tipo de empresas será analisado (industrial, comercial, serviços, financeiros, ONG's): em empresas industriais brasileiras;
  • Que forma jurídica de empresa será analisada (MPE, Ltda., S.A.): de capital aberto;
  • Que setor econômico será analisado: do setor de alimentos;
  • Que região geográfica será analisada: sediadas na cidade de Campinas;
  • Que período temporal será analisado: no período de 2005 a 2006.
Redija o tópico Objetivo Geral (observando o tamanho de texto mínimo solicitado pelo professor). Na redação deste tópico você deve fazer várias citações dos itens que falam sobre Objetivo Geral na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos e deve fazer também várias citações dos textos específicos sobre o seu Tema, identificados na pesquisa bibliográfica. O objetivo destas citações é apoiar a sua redação sobre o tópico Objetivo Geral e ajudá-lo a explicar o Objetivo Geral escolhido para o seu Tema. As citações devem ser feitas no padrão estabelecido no Manual da sua Universidade.
Na delimitação do Tema você deve explicar o porquê de cada palavra no Tema. Deve explicar também porque só isso será analisado e não mais coisas. Seguindo nosso exemplo:
Termos no Tema
Razão para a sua escolha ao usá-lo
Impactos
Explicar a definição de impacto, utilizando dicionários especializados e explicar o que consideramos como impactos nas empresas neste caso.
Mais relevantes
Explicar que há muitos impactos, mas que só os mais relevantes nos interessam e dizer porque só estes interessam, porque são os mais fáceis de identificar, para que a monografia não fique extensa demais, etc.
Processo de adequação
Explicar que a referida lei impõem um processo de adequação (implantação) com regras e prazos específicos para as empresas estrangeiras, entre as quais se enquadram as empresas brasileiras.
Lei Sarbanex-Oxley
Explicar sucintamente as motivações, por exemplo, fraudes contábeis.
Empresas brasileiras
Explicar que tipo de empresas vamos analisar: industrias e comércio, S.A. de capital aberto, com ações negociadas na Bovespa e ADR's na NYSE (Bolsa de Nova York) entre outros
Setor de alimentos
Explicar porque escolheu o setor alimentício e não outros.
Cidade de Campinas
Explicar porque escolheu esta cidade e não outras.
Atuantes
Explicar porque estas empresas brasileiras são obrigadas a se adequarem à Lei, por que são emissoras de títulos de capital (ADR's) e de dívida no mercado de capitais norte-americanos.
Mercado de Capitais Norte-Americanos
Explicar sucintamente o mercado de capitais norte-americano.
Período de 2005 a 2006
Explicar porque escolheu este período e não outros.
Redija o tópico Objetivo Geral – observando o tamanho de texto mínimo solicitado pelo professor. Na redação deste tópico você deve fazer várias citações dos itens que falam sobre Objetivo Geral na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos, e de fazer também várias citações dos textos específicos sobre o seu Tema, identificados na pesquisa bibliográfica. O objetivo destas citações é apoiar a sua redação sobre o tópico Objetivo geral e ajudá-lo a explicar o Objetivo Geral escolhido para o seu Tema. As citações devem ser feitas no padrão estabelecido no manual da sua Universidade. Em nosso exemplo o novo objetivo geral pode ser o seguinte:
Esta monografia tem como objetivo analisar os impactos mais relevantes do processo de adequação á Lei Sarbanex-Oxley em empresas brasileiras atuantes no mercado de capitais norte-americanos.
Redija o tópico Objetivos Específicos observando o tamanho de texto mínimo solicitado pelo professor. Na redação deste tópico você deve fazer várias citações dos itens que falam sobre Objetivos Específicos na bibliografia referente sobre o seu Tema, identificados na pesquisa bibliográfica. O objetivo destas citações é apoiar a sua redação sobre o tópico Objetivos Específicos e ajudá-lo a explicar os Objetivos Específicos escolhidos para o seu Tema. As citações devem ser feitas padrão no padrão estabelecido no Manual da sua universidade. Por exemplo temos:
Esta pesquisa tem como objetivo mostrar as dificuldades encontradas pelas empresas brasileiras no seu processo de implantação, tais como: custos, horas trabalhadas, adequação à lei, cumprimento de prazos e satisfação pós-implantação. Vamos mostrar não só os aspectos negativos mas também os positivos como a melhor qualidade das informações divulgadas pelas empresas e a maior seguranças geradas para os investidores, que dispões de melhor qualidade de informação para tomarem decisões de investir ou não investir numa empresa. Este é o real objetivo da SOX.
Aqui também podem usar a técnica de explicar cada um dos termos negativos e positivos.


      Redação da justificativa da escolha do tema

Leia, na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos os tópicos referentes à justificação do tema escolhido. Redija o tópico Justificativas da escolha do Tema observando o tamanho de texto mínimo solicitado pelo professor.
Na redação deste tópico, você deve fazer várias citações dos itens que falam sobre Justificativa da escolha do tema na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos e deve fazer também várias citações dos textos específicos sobre o seu tema, corretamente identificados na pesquisa bibliográfica. O objetivo destas citações é apoiar a sua redação sobre o tópico Justificativa do tema e ajudá-lo a justificar a escolha do que vai fazer a sua monografia ser tratada. As citações devem ser feitas no padrão estabelecido no manual de trabalhos acadêmicos da sua universidade.
Neste item você deve explicar as suas razões pessoais para escolher este tema (razões profissionais, acadêmicas, etc.). Qual é o interesse acadêmico ou profissional que você, pessoalmente, tem em estudar este tema e redigir esta monografia.
Na minha graduação o Tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso foi este:
Análise Sobre As Funções Do Responsável Pelo Controle Interno Na Administração Pública Municipal De Santa Isabel E A Utilização De Procedimentos De Auditoria Interna Governamental E De Indicadores De Gestão Para A Tomada De Decisão, No Período De 2007 A 2008.
No meu tema busquei descobrir se o controle interno poderia oferecer meios para o servidor público a encontrar irregularidades, utilizando ainda indicadores contábil-financeiros. A razão para a escolha do tema na época foi a proximidade com a prefeitura (era vizinho do prédio) e senti vontade de analisar os demonstrativos contábeis daquela prefeitura que em 2008 foi mostrada em rede nacional e em horário nobre por detenção de secretários e vereadores num suposto esquema de corrupção.


      Redação dos Problemas de pesquisa

Leia na bibliografia referente á elaboração de trabalhos acadêmicos, os tópicos referentes aos Problemas de Pesquisa. Leia novamente os diversos textos selecionados na pesquisa bibliográfica. Procure identificar nestes textos quais são os Problemas com o tema que você escolheu. Os Problemas na nomografia são aquilo que não sabemos no início dela e que saberemos no final dela. No exemplo dado, o Problema não é descobrir um método de como mensurar o impacto, mas sim, identificar quais são estes impactos.
Exemplo de Problemas de pesquisas:
  • Como mensurar o impacto da implantação da lei Sarbanex-Oxley nas empresas brasileiras?
  • Como o processo de adequação á Lei Sarbanex-Oxley impacta as empresas brasileiras atuantes no mercado de capitais norte-americanos?
Redija o tópico Problema de Pesquisa observando o tamanho de texto mínimo solicitado pelo professor. Na redação deste tópico você deve fazer várias citações dos itens que falam sobre problemas de Pesquisas na bibliografia referente à elaboração de trabalhos acadêmicos, e deve fazer também várias citações dos textos específicos sobre o seu Tema, identificados na pesquisa bibliográfica. O objetivo destas citações é apoiar a sua redação sobre o tópico Problemas de Pesquisas e ajudá-lo a apresentar os Problemas do seu tema. As citações devem ser feitas no padrão estabelecido no manual da sua universidade.


      Redação da pesquisa Bibliográfica

Leia novamente na bibliografia referente á elaboração de trabalhos acadêmicos os tópicos referentes à Pesquisa Bibliográfica. Redija o tópico Pesquisa Bibliográfica observando o tamanho de texto mínimo solicitado pelo professor. Neste tópico você deve listar toda a bibliografia, útil para a redação de sua monografia. A bibliografia deve ser apresentada no padrão estabelecido no Manual de trabalhos Acadêmicos da sua universidade.


      Definição do Orientador da Monografia

Apresente o projeto de Monografia ao professor que você deseja que seja seu orientador, perguntando-lhe se ele concorda em orientá-lo ou que foi determinado pela universidade.


      Forma de apresentação do projeto de Monografia

Página configurada conforme o manual de trabalhos acadêmicos da sua universidade.
Cabeçalho padrão definido pelo professor, mas que no geral terá os textos:
NOME DA UNIVERSIDADE
CURSO
DISCIPLINA
PROFESSOR
TURMA
ALUNO E NÚMERO DE REGISTRO
DESCRIÇÃO DO PROJETO
TEMA
NOME DO ORIENTADOR
No corpo do Projeto redija os tópicos citados no exemplo a seguir, sendo que cada titulo deve ser digitado em negrito:
Delimitação do Tema
Objetivo geralmente
Objetivos Específicos
Justificativa da Escolha do Tema
Problemas de Pesquisas
Pesquisa Bibliográfica
Então é isso. Esse é um roteiro de elaboração de projeto de monografia e que pode muito bem ser usado na própria monografia, pelo menos para a configuração da estrutura. Reafirmo mais uma vez que todo o texto aqui escrito não é de minha autoria, sendo que apenas o transcrevi de uma apostila minha, elaborada pelo professor Osvaldo Soares em nome da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário