Quando comecei a estudar informática pensava que quando comprava-se um computador vinha tudo pronto nele. Depois que falaram nas aulas sobre sistemas operacionais e de que o Windows é um sistema que trabalha com janelas e que é pago pensei: se é um sistema que trabalha com “janelas”, como seria um que não trabalha a essa maneira? Pensei se alguém poderia usar um sistema que trabalha de outra forma e imaginei que esta seria por meio de digitação de códigos malucos numa tela preta.
Mais tarde ouvi o nome Linux e associei a imagem negativa que eu tinha a esse desconhecido mundo e assim minha falta de conhecimento e preconceito para com o misterioso me empurraram para longe do pinguim.
Mais tarde ouvi o nome Linux e associei a imagem negativa que eu tinha a esse desconhecido mundo e assim minha falta de conhecimento e preconceito para com o misterioso me empurraram para longe do pinguim.
Como todo mundo só trabalhava com Windows, quando cursei a Universidade e entrei fazer estágio era Windows e depois no trabalho também só Windows confirmei meu pensamento que se o sistema não “trabalha com janelas”, não existe.
No entanto, com o tempo e com mais experiência no mundo virtual tomei coragem e resolvi me arriscar, indo contra a maré, nadando contra a correnteza, desafiando o sistema (essa foi forçada), enfim, saindo da zona de conforto. Queria sair: o pacote MS Office dava problema ao salvar arquivos grandes e com o Windows era e ainda é frágil e dependente de antivírus mais frágeis ainda. Arrisquei e pensei muito se testaria ou não um sistema “paralelo”.
Li sobre um tal Ubuntu – é, o Linux – e como ele funcionava bem com um tal LibreOffice. Pesquisei e só faltava uma coisa: um disco para fazer backup de meus dados para começar a migração. Na época não conhecia os benefícios testar um sistema usando live CD ou live pendrive, nem o tal dual boot e muito menos a máquina virtual. Ao olhar para o passado penso quanto tempo de aprendizado perdi me fixando apenas a um único sistema operacional. Hoje, caso eu queira testar um sistema operacional o faço. Não dependo mais de termos de licença ditatoriais.
Apenas baixo a ISO do sistema que quero testar e utilizo a Virtual Box. Por exemplo, quando assisti ao filme Batman Vs. Superman fiquei intrigado com o sistema utilizado por pelo Bruce, com cursor grande e quando as pastas são selecionadas elas ficam alaranjadas. Parece uma versão do Ubuntu e muito provavelmente ela seja mesmo e com certeza, quando eu descobrir qual sistema é (só sei que não é Windows), testarei numa máquina virtual ou em live pendrive, só por curiosidade.
Mas voltando a questão do sistema operacional mais usado, será que Windows é mesmo o mais usado no mundo dos computadores? A resposta é Não.
Buscando na internet encontrei uma postagem do Blog Diolinux (http://www.diolinux.com.br/2015/10/30-grandes-empresas-que-usam-linux.html) que vou transcrever aqui. Trata-se de uma lista com 30 grande empresas e serviços que usam Linux:
1 - Google: A empresa multinacional norte-americana usa o Linux em vários ambientes diferentes, desde seus servidores em nuvem até o Android.
2 - Twitter: A famosa rede social também usa Linux em seus servidores, a empresa conta com quase 300 milhões de usuários.
3 - Facebook: A maior rede social da atualidade também usa Linux da mesma forma que o Twitter faz em seus servidores, a empresa de Mark Zuckerberg já ultrapassou o número de 1 bilhão de usuários.
4 - Amazon: Outra empresa norte-americana com várias áreas de atuação, conhecida mundialmente pela qualidade de seus servidores e serviços de hospedagem, a Amazon também é movida à Linux.
5 - IBM: Uma das mais tradicionais empresas do ramo da tecnologia, ela também dispensa apresentações e usa Linux também em seus servidores.
6 - McDonalds: A maior rede de fast food do mundo também usa Linux, mais especificamente o Ubuntu.
7 - Submarinos: Os submarinos militares dos EUA também são controlados por Linux, no caso, Red Hat.
8 - NASA: A agência especial responsável por inúmeras conquistas espaciais para a humanidade também usa Linux em seus projetos, como a ISS, sondas espaciais e até os rovers marcianos.
9 - Relógios: Tirando os SmartWatchs, que em sua maioria rodam Linux, existem relógios mais antigos desenvolvidos pela IBM que também rodam o Pinguim.
10 - Dispositivos Móveis: Smartphones, Tablets, SmartWatches, Kindle e muitos outros aparelhos rodam Linux também.
11 - Linux no Espaço: Uma distro específica, o Debian, é responsável pelo funcionamento da Estação Espacial Internacional.
12 - Raspberry Pi: O popular e pequeno computador destinado para projetos pessoais usa Linux como principal sistema operacional.
13 - Linux no Desktop: Muitas empresas e instituições governamentais utilizam Linux e programas open source para seu trabalhos todos os dias.
14 - Escritórios corporativos: Por conta da ausência da necessidade de pagar licenças, o Linux e os programas abertos são preferências em muitos escritórios de grandes corporações.
15 - Bolsa de Nova York: A NYSC que negocia ações milionárias praticamente todos os dias também faz isso usando Linux.
16 - Controle de Tráfego: Várias cidades usam Linux para fazer o controle de tráfego, tanto em rodovias como para fazer o controle de tráfego aéreo.
17 - Projetos que exigem resposta em tempo real: Quando se trata de projetos ambiciosos e que precisam de exatidão, o Linux é a melhor opção. Uma dessas é o QNX OS, que recentemente foi adquirido pela Blackberry Ltd.
18 - Trens bala: Os trens de alta velocidade do Japão que atingem até 320 Km/h são controlados por Linux.
19 - Tianhe-2: O supercomputador mais rápido do mundo, o Chinês Tianhe-2, é controlado por Linux também e é capaz de trabalhar com até 33,86 petaflops de dados.
20 - A hospedagem na internet: Acredita-se que cerca de pelo menos 70% da Internet rode sob servidores Linux, porém essa é uma estatística difícil de medir, uma vez que existem vários serviços que não passam pelas análises, a tendência é que o percentual seja até maior.
21 - Misseis e armas: Linux é utilizado para controlar os armamentos de última geração.
22- Hackers: Linux é o sistema dos Hackers, qualquer Nerd de computador que se preze gosta da liberdade e das muitas ferramentas que o Linux traz.
23 - Indústrias: A Wikipédia, Pizza Hut, OLX, a Industria de Aviação, parlamentos de países como a França, todos estão usando Linux.
24 - Os Correios: O serviço postal e até mesmo o bancário dos EUA usa Linux.
25 - Educação: Escolas e faculdades na Rússica, Alemanha, Filipinas, Georgia, Suécia, Itália, Finlândia, Índia, entre outros, usando Linux como ensino de computação básico.
26 - Filmes em Hollywood: Hollywood é um grande freguês de Linux, para comentar apenas dois exemplos, Titanic e Avatar foram feitos usam o Pinguim e foram filmes muitíssimo premiados.
27 - Networking: A Cisco trabalhada diretamente com Linux, soluções de redes integradas ao Linux são uma ótima solução e são utilizadas por inúmeras empresas.
28 - Carros: Recentemente tivemos várias notícias de carros inteligentes que rodam Linux.
29 - Robótica: Como outras aplicações críticas, muitos robôs usam Linux para serem controlados, em busca da inteligência artificial o Linux parece ser a melhor escolha pela questão da escalabilidade necessária para tal.
30 - Eletroeletrônicos: Com a "internet das coisas" a cada dia mais próxima dos lares das pessoas o Linux, especialmente o Ubuntu, vem tomando a frente neste segmento.
Linux é um núcleo de sistema operacional, um núcleo que hoje em dia move a maior parte do nosso mundo tecnológico, Linux é utilizando em muitos outros lugares e projetos, a Valve por exemplo escolheu o sistema para ser a sua plataforma de jogos, a Sony já usou Linux no PlayStation.
Nenhum comentário:
Postar um comentário