terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Linhas zebradas no LibreOffice Calc

Quando analisamos uma tabela de dados de um fornecedor, uma lista de materiais ou mesmo um balancete é de grande ajuda que as informações tenham linhas que as separem e melhor do que isso, que também tenham cores diferentes. Isso faz com que não precisemos de uma régua para saber se o dado que está no canto direito da linha 25 pertence ao nome que está à esquerda da linha 24, 25 ou 26. Trata-se de um recurso padrão nas planilhas do Excel quando são autoformatadas e muita gente poderia pensar que por essa razão a planilha eletrônica da Microsoft seria superior. Só que não é bem assim e neste tópico mostraremos que dá pra fazer.

O presente texto é uma adaptação ao elaborado por Emerson Luiz Florentino Borges1 para a edição número 14, de dezembro de 2014 da revista LibreOffice Magazine. Utilizamos as dicas do autor original e as aplicamos numa versão mais recente do LibreOffice para comprovar a continuidade do projeto no que se refere às suas funcionalidades mesmo após as várias versões desenvolvidas.
Como dissemos na introdução, um recurso interessante no LibreOffice Calc e que facilita a comparação de dados numéricos é a utilização de uma formatação que deixa tabelas, planilhas e relatórios disposta em linhas coloridas, de maneira “zebrada” . Utilizamos as formatações “zebradas” quando aplicamos cores alternadas em linhas, o que dá o aspecto de uma zebra. Por exemplo, temos a figura a seguir de uma tabela com relação de fornecedores pagos e a pagar:
Como dá para perceber, na planilha não utilizamos a formatação alternada, mas podemos fazer com que “dê zebra” utilizando a Formatação Condicional em conjunto com as funções ÉPAR( ) e LINHA( ). Basicamente oque faremos é criar uma condição para que acada linha seja formatada.
Geralmente utilizamos a formatação condicional, tanto no LibreOffice Calc quanto num Microsoft Office Excel para destacar células com valores ou textos específicos. Mas neste caso a ideia é que a linha seja formatada levando em consideração o número dela, se é par ou se é impar.
Então vamos ver como isso será aplicado no exemplo da planilha. Para tanto, comecemos por selecionar a área onde a formatação será aplicada, ou seja, toda a planilha com os dados, com exceção dos títulos, o que em nosso exemplo compreende o intervalo A2:D27.
Agora, clicamos no menu Formatar > Formatação Condicional > Condição... Vamos usar como condição uma Fórmula. Por isso, selecionamos na Condição 1 a opção A fórmula é e na segunda caixa digitamos a fórmula do é par, dada por: ÉPAR(LINHA( )).
A figura a seguir apresenta a janela de escolha de formatação condicional:
Para a formatação fazemos uso da junção de duas fórmulas do LibreOffice Cal: ÉPAR e LINHA, sendo que trabalham da seguinte forma:
  • A função LINHA nos mostra o número da linha da planilha, que como deixamos com espaço entre parênteses, indicamos que deverá retornar para a linha em que a fórmula está:
  • A função ÉPAR vai verificar se o número obtido pela fórmula da Linha é par. Assim, caso a linha seja par, a formatação definida será aplicada, e caso contrário, ficará do jeito como estava antes, sem alterações.
E agora seguindo um passo a passo: em Aplicar estilo selecionamos e opção Novo estilo. Ao ser aberta a caixa de dialogo Estilo da célula, na aba Organizador em Nome, definimos um nome para seu estilo. Depois, na aba Plano de fundo selecione uma cor para ser aplicada.
Por fim, clicamos em OK para finalizar e veja o resultado e termos o seguinte resultado:
  Com isso concluímos a formatação que leva em conta o número da linha. No entanto, caso efetuemos um filtro a formatação fica bagunçada, uma vez que a formatação é construída sobre o número de célula, e não sobre cada linha da tabela. No entanto, é uma forma bem rápida para se conseguir o efeito zebrado.

1Emerson Luiz Florentino Borges, conforme a revista LibreOffice Magazine, de dezembro 2014, é Especialista em Implantação e Gestão de EaD; Técnico de TI na Divisão de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé; Idealizador e Coordenador do Projeto de Adaptação ao Software Livre - UFRJ (Mozilla Firefox e LibreOffice em EaD); Tutor presencial de Informática Básica (Ubuntu e LibreOffice) para os cursos de graduação do Consórcio CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro) no Polo Macaé; Professor de Informática do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário