quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Protegendo documentos do LibreOffice Writer com senha

Há certas situações em que criamos um documento de texto (como um no Word ou Writer) e que por ter um computador compartilhado com familiares ou no escritório temos o inconveniente de ter esses arquivos modificados sem a nossa autorização. Não seria bom que pudéssemos fazer arquivos com senha para proteção contra alteração de pessoas não autorizadas? Pois é, com o LibreOffice Writer é possível e é isso que vamos ensinar aqui neste tópico.

Quando temos um arquivo que pode ser acessado por terceiros e contém informações que ou não podem ser vistas por qualquer um ou ainda, não podem ser modificadas utilizamos de senhas. Assim, apenas a pessoa que tiver a senha informada por nós poderá efetuar alterações ou mesmo abrir o arquivo protegido. No Writer, podemos proteger um documento de modo que ele só possa ser alterado ou aberto por quem conheça a senha de acesso, bem como fazemos mais frequentemente no Calc ou no Excel. Veja a seguir, como utilizar esses recursos de segurança do Writer.
Para proteger o documento do Writer contra Alterações (isto é, formatações, adições de textos ou exclusões de conteúdos):
  • Inicialmente, devemos selecionar todo o texto, algo que pode ser feito com o mouse ou com a combinação de teclas CTRL+A (o equivalente ao CTRL + B no Word);
  • Em seguida clicamos no menu Inserir, opção Seção... vai abrir-se a caixa de dialogo Inserir seção, que é aquela parte onde inserimos seção e que usamos bastante para inserir numeração de páginas a partir de determinada página, para TCC).
Teremos aqui algo como o mostrado na figura a seguir:
Como podemos verificar na imagem, na aba Seção temos os quadros Nova Seção de um lado e Vínculos, Proteção contra escrita, Ocultar e Propriedades do outro. Automaticamente é gerada a Seção 1 em Nova Seção, mas é do lado direito que devemos focar. Em Proteção contra escrita marquemos as caixas Proteger e Com senha.
Feita essa marcação abrir-se-á a caixinha para que digitemos a nova senha, que deve, obrigatoriamente, conter no mínimo 5 caracteres e após, clicamos em OK.
Após a confirmação da senha com o botão OK a caixa é fechada e terminamos a gravação com um clique no botão Inserir. Após isso a caixa de diálogo Inserir seção é fechada e agora o nosso documento está protegido contra alterações de pessoas não liberadas por nós.
Mas é claro que nem sempre o documento que queremos proteger é composto por uma ou duas folhinhas e não tem seção alguma. Para o caso de no documento a ser protegido já existir uma seção o procedimento será um pouco diferente: Iremos ao menu Formatar , opção Seções... o resto permanece igual, sendo que deveremos selecionar a seção no quadro esquerdo e adicionar a senha no direito, sendo repetido isso para todas as seções que constarem no documento do Writer.
Após isso podemos fazer um simples teste. Não precisamos nem fechar e reabrir o documento. Selecione algum texto e aperte a tecla delete e veja que o Writer lhe informará que a ação é bloqueada, pedindo a senha para confirmar a modificação.
Para o caso de você desistir da proteção por senha, é possível desativá-la seguindo os procedimentos a seguir:
  • No menu Formatar, opção Seções (o caminho é o mesmo que quando queremos criar senha para documento que já contém seções) seleciona-se a seção a ser removida e que tem proteção e clica-se no botão Remover.
  • Vai ser aberta uma caixa de diálogo em que será solicitada a senha para o desbloqueio. Basta então digitar a senha e confirmar que o documento estará novamente desprotegido.
Embora acreditamos que a proteção de alterações por senha seja uma boa saída quando não queremos que o texto nosso seja estragado por outros, ainda assim poderíamos melhorar. Afinal, quem trabalha num escritório, por exemplo, pode não querer que todos os funcionários tenham acesso ao holerites salvos em doc. ou docx. uns dos outros
Cabe aqui um aviso muito importante quanto ao uso de senhas, algo que o próprio LibreOffice nos avisa em suas configurações já desde o seu manual na versão 3.3:
O LibreOffice usa um mecanismo de criptografia muito forte que torna quase impossível recuperar o conteúdo de um documento se a senha for perdida.
Logo, se você esquecer a senha, o documento não poderá mais ser alterado e tome mais cuidado ainda caso use o procedimento que mostraremos a seguir, pois um esquecimento aqui resultará num documento que não poderá mais ser aberto!
Vejamos agora a como proteger um arquivo do Writer contra Abertura, ou seja, o usuário apenas poderá acessar o seu conteúdo após inserir a senha solicitada por você.
Para criar essa proteção não precisamos mais ir ao menu formatar ou inserir, pois a coisa aqui tem como foco o tipo de salvamento do arquivo, algo diga-se de passagem , bem mais rápido:
No menu Arquivo escolha a opção Salvar como e na caixa de salvamento que se abrirá, no lado esquerdo e inferior marque a opção Salvar com senha;
Clique em Salvar e com isso surgirá a caixa de dialogo Definir senha. Digite a senha que deve ter no mínimo 5 dígitos, como na anterior, para alterações no documento.
Em Opções podemos ainda escolher Abrir o arquivo somente para leitura Você pode utilizar, também, a opção Digite a senha para permitir a edição. Assim o documento só será editado quando a senha que você escolheu for inserida.
Para desativar a Proteção vá em Arquivo, opção Salvar como e desmarque a opção Salvar com senha e clique em Salvar. Surgirá a caixa de dialogo Confirmar Salvar como e avisando que já existe um documento com o mesmo nome, perguntado se quer substitui-lo. Confirme clicando no botão Sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário