Há certas
situações em que criamos um documento de texto (como um no Word ou
Writer) e que por ter um computador compartilhado com familiares ou
no escritório temos o inconveniente de ter esses arquivos
modificados sem a nossa autorização. Não seria bom que pudéssemos
fazer arquivos com senha para proteção contra alteração de
pessoas não autorizadas? Pois é, com o LibreOffice Writer é
possível e é isso que vamos ensinar aqui neste tópico.
Quando
temos um arquivo que pode ser acessado por terceiros e contém
informações que ou não podem ser vistas por qualquer um ou ainda,
não podem ser modificadas utilizamos de senhas. Assim, apenas a
pessoa que tiver a senha informada por nós poderá efetuar
alterações ou mesmo abrir o arquivo protegido. No Writer, podemos
proteger um documento de modo que ele só possa ser alterado ou
aberto por quem conheça a senha de acesso, bem como fazemos mais
frequentemente no Calc ou no Excel. Veja a seguir, como utilizar
esses recursos de segurança do Writer.
Para
proteger o documento do Writer contra Alterações (isto é,
formatações, adições de textos ou exclusões de conteúdos):
-
Inicialmente, devemos selecionar todo o texto, algo que pode ser feito com o mouse ou com a combinação de teclas CTRL+A (o equivalente ao CTRL + B no Word);
-
Em seguida clicamos no menu Inserir, opção Seção... vai abrir-se a caixa de dialogo Inserir seção, que é aquela parte onde inserimos seção e que usamos bastante para inserir numeração de páginas a partir de determinada página, para TCC).
Teremos
aqui algo como o mostrado na figura a seguir:
Como
podemos verificar na imagem, na aba Seção temos os quadros
Nova Seção de um lado e Vínculos, Proteção contra escrita,
Ocultar e Propriedades do outro. Automaticamente é gerada a Seção
1 em Nova Seção, mas é do lado direito que devemos focar. Em
Proteção contra escrita marquemos as caixas Proteger e Com
senha.
Feita essa
marcação abrir-se-á a caixinha para que digitemos a nova senha,
que deve, obrigatoriamente, conter no mínimo 5 caracteres e após,
clicamos em OK.
Após
a confirmação da senha com o botão OK a caixa é fechada e
terminamos a gravação com um clique no botão Inserir. Após isso a
caixa de diálogo Inserir seção é fechada e agora o nosso
documento está protegido contra alterações de pessoas não
liberadas por nós.
Mas é
claro que nem sempre o documento que queremos proteger é composto
por uma ou duas folhinhas e não tem seção alguma. Para o caso de
no documento a ser protegido já existir uma seção o procedimento
será um pouco diferente: Iremos ao menu Formatar , opção Seções...
o resto permanece igual, sendo que deveremos selecionar a seção no
quadro esquerdo e adicionar a senha no direito, sendo repetido isso
para todas as seções que constarem no documento do Writer.
Após isso
podemos fazer um simples teste. Não precisamos nem fechar e reabrir
o documento. Selecione algum texto e aperte a tecla delete e veja que
o Writer lhe informará que a ação é bloqueada, pedindo a senha
para confirmar a modificação.
Para
o caso de você desistir da proteção por senha, é possível
desativá-la seguindo os procedimentos a seguir:
-
No menu Formatar, opção Seções (o caminho é o mesmo que quando queremos criar senha para documento que já contém seções) seleciona-se a seção a ser removida e que tem proteção e clica-se no botão Remover.
-
Vai ser aberta uma caixa de diálogo em que será solicitada a senha para o desbloqueio. Basta então digitar a senha e confirmar que o documento estará novamente desprotegido.
Embora
acreditamos que a proteção de alterações por senha seja uma boa
saída quando não queremos que o texto nosso seja estragado por
outros, ainda assim poderíamos melhorar. Afinal, quem trabalha num
escritório, por exemplo, pode não querer que todos os funcionários
tenham acesso ao holerites salvos em doc. ou docx. uns dos outros
Cabe aqui
um aviso muito importante quanto ao uso de senhas, algo que o próprio
LibreOffice nos avisa em suas configurações já desde o seu manual
na versão 3.3:
O
LibreOffice usa um mecanismo de criptografia muito forte que torna
quase impossível recuperar o conteúdo de um documento se a senha
for perdida.
Logo, se
você esquecer a senha, o documento não poderá mais ser alterado e
tome mais cuidado ainda caso use o procedimento que mostraremos a
seguir, pois um esquecimento aqui resultará num documento que não
poderá mais ser aberto!
Vejamos
agora a como proteger um arquivo do Writer contra Abertura, ou seja,
o usuário apenas poderá acessar o seu conteúdo após inserir a
senha solicitada por você.
Para criar
essa proteção não precisamos mais ir ao menu formatar ou inserir,
pois a coisa aqui tem como foco o tipo de salvamento do arquivo, algo
diga-se de passagem , bem mais rápido:
No menu
Arquivo escolha a opção Salvar como e na caixa de salvamento que se
abrirá, no lado esquerdo e inferior marque a opção Salvar com
senha;
Clique em
Salvar e com isso surgirá a caixa de dialogo Definir senha. Digite a
senha que deve ter no mínimo 5 dígitos, como na anterior, para
alterações no documento.
Em Opções
podemos ainda escolher Abrir o arquivo somente para leitura Você
pode utilizar, também, a opção Digite a senha para permitir a
edição. Assim o documento só será editado quando a senha que você
escolheu for inserida.
Para
desativar a Proteção vá em Arquivo, opção Salvar como e
desmarque a opção Salvar com senha e clique em Salvar. Surgirá a
caixa de dialogo Confirmar Salvar como e avisando que já existe um
documento com o mesmo nome, perguntado se quer substitui-lo. Confirme
clicando no botão Sim.
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