Para
visualizar os pedidos de maneira mais organizada, vamos criar um
formulário um pouco mais elaborado. Mas antes vamos precisar criar
duas novas consultas, uma para exibir o nome do cliente que fez o
pedido e outra para somar o total do pedido.
Nesta parte, como na
anterior, continuaremos com a transcrição dos textos escritos pelo
autor original pois acreditamos que o texto esteja suficientemente
completo e tudo o que poderíamos fazer seria encher linguiça, o que
não queremos fazer aqui mostraremos a criação dos formulários dos
objetos criados. Aqui concluiremos os formulários acrescentando mais
funções para o auxílio no preenchimento de dados.
Começaremos
então com a consulta que retornará o nome do cliente.
● Na
tela principal clique em Consultas > Criar consulta no editor....
● Adicione
a tabela Cliente.
● Na
terceira linha da primeira coluna na opção Tabela selecione a
tabela Cliente.
● Na
primeira linha na opção Campo selecione o campo codigo_cliente.
● Na
segunda coluna selecione também a tabela Cliente e o campo nome.
● Salve
a consulta com o nome NomeCliente.
● Volte
para a tela inicial e clique novamente em Criar consulta no editor...
Até agora
nossas consultas utilizaram apenas tabelas para retornar as
informações que precisávamos, mas nesta nova consulta vamos
utilizar os dados da consulta ConsultaPedidos.
Logo que
clicamos em Criar consulta no editor... abre-se a caixa de dialogo
Adicionar tabela ou consulta.
O
assistente exibe opção para adicionar Tabelas ou Consultas.
● Selecione
Consultas,
● Selecione
ConsultaPedidos > Adicionar.
é que
selecionamos uma consulta.
● Na
primeira coluna adicione o campo codigo_pedido,
● Na
segunda coluna o campo Total.
● Na
sexta linha - opção Função, adicione a função Grupo para o
campo codigo_pedido na primeira coluna, para que a consulta agrupe os
pedidos que possuem o mesmo código.
● No
campo Total utilize a função Soma.
Para recordar, na coluna Total da consulta ConsultaPedidos multiplicamos o valor do produto pela quantidade no pedido. Então a função Soma vai somar todos os totais de cada produto em um pedido.
● Salve
esta consulta com o nome TotalPedido.
Agora
vamos testar nossas consultas.
Lembre-se
que cadastramos apenas um pedido em nosso banco e seu código é 0
(zero).
● Volte
a tela inicial clique em Consultas > NomeCliente.
Se você
cadastrou o cliente como sugerido, o seu resultado deve ficar como a
imagem ao lado.
● Clique
em Consultas > TotalPedido e veja o resultado.
Se resolvermos somar os pedidos de cada um dos dois clientes isoladamente teremos os valores expressos acima, na consulta.
Agora
temos tudo que precisamos para nosso último formulário. Sua base
será construída utilizando o assistente de formulários. Mas depois
vamos alterar sua estrutura para:
● Adicionar
dois campos novos,
● Uma
caixa de texto que vai conter o nome do cliente que está fazendo o
pedido e
● Uma
caixa de texto que vai conter o total geral do pedido.
Na tela
inicial, clique em Formulários > Assistente de formulário....
Vamos as Etapas
1 –
Seleção de campos
Selecione
os campos do seu formulário
Selecione
a tabela Pedidos e clique no botão >> para que todos os campos
passem da lista
Campos
disponíveis para a lista Campos no formulário. Clique em Avançar
>.
2 –
Configurar um subformulário Decida se deseja configurar um
subformulário Agora sim vamos adicionar um subformulário, ou seja,
um formulário dentro de outro formulário principal.
● Marque
a opção Adicionar sub-formulário e também a opção
Sub-formulário baseado em seleção manual de campos.
● Clique
em Avançar >.
A opção
Sub-formulário baseado em relação existente só serve para criar
um subformulário a partir de uma tabela relacionada com a tabela
principal.
Adicionar
campos de sub-formulário Selecione os campos do sub-formulário
● Selecione
a consulta ConsultaPedidos.
● Clique
no botão >> para passar todos os campos da lista Campos
disponíveis para a Campos lista no formulário.
Clique em
Avançar >.
4 –
Obter campos associados Selecione as associações entre os
formulários Esta etapa é parecida com o relacionamento entre
tabelas, pois vamos dizer ao subformulário que o campo codigo_pedido
tem que ser igual ao campo codigo_pedido do formulário principal, ou
seja, quando o formulário principal estiver exibindo o pedido 0 o
subformulário também vai mostrar os dados do produto 0.
● Selecione
o campo codigo_pedido nos dois formulários.
● Clique
em Avançar >.
Dispor
controles
Disponha
os controles no seu formulário
● Para o
formulário principal escolha Em blocos – Rótulos em cima.
● Para o
subformulário escolha Como planilha de dados.
Clique em
Avançar >.
6 –
Definir entrada de dados Selecione o modo de entrada de dados
● Marque
a opção O formulário deve exibir todos os dados.
Clique em
Avançar >.
7 –
Aplicar estilos
Aplique o
estilo do seu formulário Você pode escolher o estilo que mais lhe
agradar.
● Em
Aplicar estilos escolhemos o estilo escuro, como havíamos feito com
o primeiro formulário e em Borda do campo escolhemos Visual 3D.
● Clique
em Avançar >.
Definir
nome Defina o nome do formulário
● Defina
o nome como PedidoComItens.
● Marque
a Trabalhar opção com formulário.
Finalize
clicando em Concluir.
Seu
formulário deve estar como na figura abaixo.
O
formulário principal exibe os dados da tabela Pedidos e o
subformulário exibe os dados da consulta ConsultaPedidos. Como
configuramos o subformulário para exibir seus dados de acordo com o
código do pedido, todos os produtos contidos ali pertencem ao pedido
0 (zero) que é o pedido exibido no formulário principal.
Cada
formulário e subformulário é responsável por uma tabela ou
consulta. O que vamos fazer agora é adicionar manualmente mais dois
subformulários:
● Um que
será responsável por armazenar os dados da consulta que retorna o
nome dos clientes.
● E
outro para armazenar os dados da consulta que retorna o total do
pedido em destaque.
Feche o
formulário e volte para a tela inicial do LibreOffice Base.
● Clique
em Formulários
● Com o
botão direito clique no formulário PedidoComItens > Editar.
A tela de
edição é semelhante a tela do formulário.
Mas
adicionar um novo subformulário para vinculá-lo a consulta
NomeCliente.
● Clique
no botão Navegador de formulários, localizado na parte de baixo ao
formulário em edição. A janela do navegador é bem simples de
entender. Ela exibe é uma lista de formulários e os componentes que
pertencem a cada um. Repare que há:
● Um
formulário chamado MainForm que é o formulário principal e que
contém os dados da tabelaPedidos.
● Abaixo
dele estão todos os componentes (botões, caixas de texto, etc) que
pertencem a este formulário, inclusive o subformulário SubForm com
os dados da tabela ConsultaPedidos.
Se clicar
duas vezes sobre o ícone do SubForm verá um chamado SubForm_Grid
que é a tabela que exibe os produtos que foram adicionados ao
pedido.
Vamos
adicionar um formulário e vinculá-lo com a consulta NomeCliente.
● Clique
com o botão direito em MainForm > Novo > Formulário.
Veja que
um novo subformulário foi adicionado com o nome Formulário no
Navegador de formulários.
● Se
ainda não clicou em nada digite o novo nome do subformulário como
NomeCliente e clique na tecla Enter.
● Mas se
já clicou em outro lugar da tela e o nome não está selecionado
para edição, basta clicar com o botão direito em cima do novo
subformulário e clique em Renomear para alterar o nome.
Agora
vamos vincular a consulta com o subformulário.
● Clique
com o botão direito sobre o subformulário NomeCliente >
Propriedades.
Abre-se a
caixa de dialogo Propriedades do formulário.
● Clique
na aba Dados
● Na
lista Tipo conteúdo de selecione Consulta.
● Na
lista selecione Conteúdo a consulta NomeCliente.
Agora
vamos adicionar uma caixa de texto para exibir o nome do cliente.
● Clique
no botão Caixa de texto da barra de ferramenta Controle de
formulário e vá para a área de edição do formulário.
● Clique
com o botão esquerdo e o mantenha pressionado, arrastando para criar
um retângulo como o da figura abaixo.
Verifique
o navegador de formulários e veja se o novo controle Caixa de texto
1 esta sob o subformulário NomeCliente. Se não estiver, basta
clicar, com o mouse, mantendo segurado e arrastar até o formulário
NomeCliente, que criamos manualmente.
Continuando:
● Clique
com o botão direito em Caixa de texto 1 > Propriedades.
● Selecione
a aba Dados.
● Na
lista Campo de dados selecione a opção nome.
Adicione
outro subformulário:
● Clique
com o botão direito em MainForm > Novo > Formulário.
● Digite
o nome TotalPedido.
Clique com
o botão direito no subformulário TotalPedido > Propriedades.
● Na aba
Dados em Tipo de conteúdo selecione Consulta.
● O Na
lista Conteúdo selecione TotalPedido. Mesmo processo subformulário
é
utilizado
NomeCliente, para porém, o nesse momento selecionamos uma consulta
diferente.
● Adicione
uma nova caixa de texto e certifique-se que ela está sob o novo
subformulário no Navegador de formulários.
Vamos
vincular a caixa de texto com o campo da consulta que desejamos.
● No
navegador de formulários, clique com o botão direito no controle
Caixa de texto 1, abaixo do subformulário Total Pedido.
● Em
seguida clique em Propriedades.
● Na aba
Dados em Campo de dados selecione a opção
SUM(SYSTEM_SUBQUERY.”Total”.
Esse é o
campo que soma o total geral do pedido.
Feche o
Navegador de formulários.
● Salve
a edição que acabamos de realizar.
● Feche
o editor.
Para ver o
resultado volte a tela inicial do LibreOffice Base.
● Clique
em Formulários.
● Clique
duplo no formulário PedidoComItens. O resultado deve ser semelhante
ao da imagem a seguir.
Pronto.
Seu controle de estoque está completo. Navegue entre os formulários,
tabelas e consultas e verifique se existem mais ferramentas que você
pode criar e que sejam úteis para seu banco.
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