Continuamos
agora o tutorial sobre o banco de dados Base, cuja primeira parte foi
baseado na Edição 14 da LibreOffice Magazine.
Os Dados
Neste
tópico vamos começar a interagir com nosso banco de dados de
controle de estoque, que até o momento, não foi alimentado com
nenhum dado ou cadastro. Vamos cadastrar informações nas tabelas
com dados e assim ver como funcionam e como se sai o pequeno sistema
de controle de estoque no LibreOffice Base. Após ter os dados
cadastrados nossas consultas e relatórios vão funcionar, e ai sim,
tornar-se-á mais fácil entender aonde eu queremos chegar.
Para
começar, cadastremos alguns produtos hipotéticos na Tabela Produto.
Para tanto, na tela inicial do LibreOffice Base, clique em Tabelas e
depois clique duas vezes na tabela Produto. Com ela aberta (e não
precisa mais ser no modo de edição de leiaute, mas sim, na inserção
de dados), você pode começar a inserir os dados nas colunas. Há de
se reparar que na primeira célula não podemos adicionar dados,
porque a definimos como propriedade de numeração automática
ativada, sito é, Valor automático = SIM, e é por isso que o texto
<Campo automático> aparece nesta célula. Para preencher todos
os demais campos basta clicar nas células desejadas e escrever o
texto, da mesma forma que faríamos numa planilha do Calc.
Por causa
da numeração automática sempre devemos pular a primeira célula,
de codigo_produto, mas as demais devemos preencher, como está
mostrado na tabela a cima, pelo menos quase todos. Como ainda não
temos nenhum fornecedor cadastrado, devemos deixar o campo para o
código do fornecedor em branco, para evitar um erro de referência,
o que impossibilitará qualquer edição e poderá comprometer a
estrutura de nosso banco de dados.
Voltaremos
mais tarde – após cadastrar os fornecedores – a esta tabela
para incluir os códigos dos restantes. Por enquanto, foquemos na
tabela atual, tendo em vista que o LibreOffice Base salva os dados
que você digitar automaticamente. Então fique tranquilo ao fechar a
tabela sem ter salvo antes. Podemos reparar também que o código
dos produtos foram gerados automaticamente como esperado, sendo que o
primeiro deles foi registrado como sendo número zero.
Após o
término, é só fechar a tabela Produto e abrir a tabela seguinte –
Fornecedor – clicando duas vezes nela, para o preenchimento de um
novo cadastro. Preencha os campos como na tabela abaixo.
Cabe aqui
uma observação: é possível alterar a largura de um campo para
facilitar a digitação, e para isso basta clicar na linha que separa
um nome do campo do outro e arrastar para esquerda ou direita. É
simplesmente o mesmo procedimento que faríamos se estivéssemos
usando o LibreOffice Calc ou um MS Office Excel. Após a conclusão,
podemos fechar a tabela Fornecedor e voltar para a tabela Produto,
para completar os dados faltantes. Dá para alinhar a janela da
tabela de produtos ao lado da tabela de fornecedores, para visualizar
melhor os dados.
Para o
MARTELO e o SERROTE, optamos por adicionar no campo
codigo_fornecedor, o código do fornecedor CASA DE MATERIAIS DO VALE,
ou seja, o número 0 (zero). Para os demais adicione o código do
fornecedor APOL COMERCIAL, que é o número 1 (um).
Com os
dados preenchidos, proceda fechando a tabela Produto e vá para a
seção de Relatórios, para ver se houve alguma mudança – visto
que outrora o relatório aberto no LibreOffice Writer estava em
branco. Clique relatório duas vezes no Inventário de Estoque, que
deverá estar semelhante ao da figura a seguir, relacionando os dados
de produtos mais fornecedores.
Como
podemos comprovar o nosso relatório já está funcionando e
cumprindo com o objetivo, que é o de relacionar as quantidades de
cada produto, seus preços e o valor total. Mas apenas para ver se
está correto, vamos pegar aleatoriamente um produto qualquer e ver
se o valor total dele em estoque confere. Peguemos aqui o produto
ALICATE. Consta ali que são 10 unidades ao custo unitário de R$
5,00. logo, 10 * 5 = R$ 50,00 de custo de aquisição. Está tudo
certo.
Mas ainda
podemos melhorar a aparência do relatório para ficar mais atraente
e vamos fazer com que os valores de Custo e Total
apareçam com a formatação Moeda, adicionando o símbolo R$
e as casas decimais de forma correta. Para efetuar essa melhoria,
clique em Inventário de Estoque (isto é, nosso relatório) com o
botão direito do mouse e escolha a opção Editar, para
editar o relatório. A tela de edição vai mostrar os rótulos com
as suas respectivas caixas de textos e cada caixa de texto vai ter o
nome do campo do qual tem os dados que serão formatados.
Clique com
o botão direito na caixa de texto que está referenciando o campo
preco_custo.
Uma
obervação: recomendamos fortemente que você use a versão do
LibreOffice disponibilizado pela The Document Foundation (TDF) para
realizar essa e qualquer outra tarefa pois assim há total garantia
de que os procedimentos aqui mostrados funcionarão a contento. Pode
até parecer que isso é protecionismo para que o usuário use a
versão da TDF mas não é. Digo
um caso real: eu comecei a usar o LibreOffice pra valer mesmo na
versão disponibilizada nativamente no Ubuntu. Mas ocorria que a
versão da Canonical (mantenedora e criadora do Ubuntu) disponibiliza
um LibreOffice incompleto, sem extensões e outras funcionalidades
mais específicas. Naquela versão era impossível conseguir criar ou
editar um relatório do LibreOffice Base sem conexão com internet
para baixar as extensões. Depois testei as versões nativas de
distribuições derivadas do Ubuntu e o problema persistiu. Por isso
desinstalei a versão que vinha na distro e instalei a da TDF no
lugar, que é completa. Outro
ponto é que para o LibreOffice funcionar perfeitamente como um bando
de dados é preciso ter instalado no computador uma máquina virtual
Java ou um JRE.
Mas
voltando ao tutorial, depois escolha Propriedades.... Do lado direito
da tela vai aparecer uma área para a edição do campo selecionado.
Na aba Geral a última opção se chama Formatação. Clique
no botão com as reticências ... logo em frente.
Preste
bastante atenção aqui nesse procedimento pois é importante reparar
se realmente é a caixa de texto com o preço de custo que está
selecionada, pois você corre o risco de alterar as propriedades de
outro campo. Vai se abir a caixa de dialogo Formatar número.
Podemos ver claramente que esta caixa de diálogo é a mesma que
encontramos para formatar caracteres no LibreOffice Writer e Calc.
Logo, não deveremos ter dificuldades aqui, pois provavelmente são
campos muito bem conhecidos, até mesmo para os mais leigos no
LibreOffice.
No quadro
de seleção do lado direito, definido como Categoria, selecione a
opção Moeda e escolha um dos formatos no quadro Formato.
Para terminar, clique em OK. Podemos verificar que o número que
aparecia como exemplo ficou no campo da formatação (em frente ao
botão de reticências. Depois disso repita o processo para o campo
Total, que também apresenta dados monetários e ao finalizar, salve
o relatório clicando no botão Salvar em seguida, feche o Editor de
relatório.
Clique
duas vezes sobre o relatório para abri-lo no modo normal e
visualizar o resultado das
alterações
realizadas, para ver se nossa formatação entrou em vigor., que
logicamente deu certo. Assim fica melhor para identificar os valores
monetários. Pode-se então fechar o relatório e voltar para a tela
inicial do Base, para que terminemos de cadastrar mais dados nas
outras três tabelas restantes, a começar pela tabela Cliente.
Adicione
pelo menos um cliente como na figura abaixo.
Com essas
três tabelas prontas chegou finalmente a hora de registrar um pedido
de venda de mercadoria. Observe que o código do primeiro cliente que
acabou de ser cadastrado é 0 (zero), assim como ocorreu com o
cadastro de produtos e de fornecedores. Devemos memorizar bem esses
dois códigos pois os usaremos mais para frente, isto é, para o
momento de criar o pedido.
Agora
dando continuidade, abra a tabela Pedidos e preencha os campos
conforme imagem abaixo. Em nosso modelo, cada cliente efetuou um
pedido, sendo que o primeiro resolveu que vai pagar com cartão e o
segundo, com boleto bancário.
E para
finalizar este pedido, vamos adicionar os produtos adquiridos por
estes clientes na tabela DetalhePedido como na próxima
figura.
Podemos
interpretar o que fizemos da seguinte maneira:
● o
código do primeiro pedido que acabamos de 0 e o do segundo é 1
● a data
de criação deste pedido ficou registrada como 15/01/2017, logo será
intrinsecamente a data do detalhe do pedido.
Veja que
os três primeiros produtos adicionados pertencem ao mesmo pedido, do
cliente 0 (codigo_pedido = 0) que é exatamente primeiro pedido que
criamos anteriormente. Não esqueça que se o produto sair do
estoque, você deve debitar a quantidade vendida da tabela Produto.
Subtraia
1 da quantidade dos produtos de código 0 e 3 , que são
respectivamente os ALICATES e as LUVAS. Para alterar a tabela volte a
tela inicial do LibreOffice Base, clique em Tabelas, depois clique
duas vezes na tabela Produto. Na linha do produto ALICATE clique na
célula quantidade e apague seu conteúdo e digite o número 9.
Repita o processo para as LUVAS.
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