segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Personalizando as novas abas das planilhas no Calc

Quando as pessoas estão em fase de migração de um programa para outro buscam lugares em que se sintam confortáveis. Quando eu migrei só Microsoft Office para o LibreOffice procurei as ferramentas que eu conhecia (cortar, colar, formatar) no LibreOffice e a interface familiar ao antigo 2003 me ajudou bastante. No escritório onde trabalho estamos em processo de migração de um programa de contabilidade para outro, conhecidamente melhor.

As pessoas têm que se adaptar a um programa novo quando são obrigadas, e isso pode gerar muito transtorno e perda de produtividade num primeiro momento. No entanto, mesmo que o programa seja novo há coisas que podem fazer com que ele pareça mais amigável e assim seja mais facilmente aceito pelo usuário. Estou me referindo ao LibreOffice. Por exemplo, podemos mudar o leiaute do programa para que ele tenha um plano de fundo personalizado. E outra: podemos acrescentar um logotipo da empresa nele. Imagine o funcionário ao abrir o LibreOffice Calc e ver que o nome das abas de planilhas na parte de baixo tem o nome da empresa. Ele poderá nem notar, é fato, bem como poderá dizer: “nossa, esse programa é personalizado para nossa empresa, foi desenvolvido especialmente para ela, que legal!”. Pois é isso que mostraremos aqui neste tópico, que teve como base o Texto de Elaine Domingos de Souza para a edição número 09 de fevereiro de 2014 da revista LibreOffice Magazine.
Basicamente, quando abrimos o LibreOffice Calc, por padrão, na aba do documento aparece Planilha (naquela parte de baixo, em que podemos dar nome à planilha dentro de nosso arquivo).
Em muitos casos, o usuário tem a necessidade de abrir novas planilhas e modificar o nome, como por exemplo, estar numa planilha chamada Entradas, cria outra chamada Saídas e outra com o nome Relatórios.
No LibreOffice Calc, além de personalizar esse nome ao abrir novas planilhas – coisa que até o Excel faz, porém é pago – você ainda pode definir o número de abas padrão para novos documentos e até mesmo o texto que deverá vir. Para começar, vamos definir o número de abas. Para tanto, vamos ao menu Ferramentas > Opções... Selecionamos o item LibreOffice Calc. Clique no marcador do lado esquerdo do LibreOffice Calc, para expandir os itens e selecione o item Padrão.
Personalizamos a nossa planilha conforme nossas necessidades. No exemplo da figura anterior, modificamos o Número de planilhas em novos documentos para 3 e o Prefixo (nome da aba) para novas planilhas para Essenziale.
Agora podemos fechar o Calc e abrir novamente para ver se as modificações ficaram. E o resultado é esse, que como ficou claro, não deu qualquer erro:
Um lembrete importante: As modificações só aparecerão para novas planilhas, uma vez que essas personalizações não alteram planilhas existentes e caso queira retornar ao padrão de antes, basta voltar para ferramentas > Opções > Calc > Padrão > Novas Planilhas e modificar o número de abas para 1 e o nome da planilha para Planilha.

Vale lembrar que os nomes ficam mesmo para os arquivos enviados aos clientes. Imagine um cliente recebendo uma planilha com gráficos e na parte de baixo, a inscrição planilha trocada pelo nome da sua empresa, ou os próprios funcionários vendo que ao criarem novas abas veem o nome do escritório lá. Como disse a Eliane Domingos, “Esses desenvolvedores do LibreOffice mimam demais os seus usuários”, não acham? Tentem fazer o mesmo no Microsoft Office Excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário