quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Controle de estoque com o LibreOffice Base - parte 7: formulários

Continuamos nesta postagem com as últimas etapas do tutorial sobre o banco de dados Base, cuja primeira parte foi baseado na Edição 14 da LibreOffice Magazine e a última foi a adição de dados escrita por Ronaldo Ramos Júnior1. Nesta postagem, diferentemente das anteriores, apenas transcrevemos os textos escritos pelo autor original pois acreditamos que o texto esteja suficientemente completo e tudo o que poderíamos fazer seria encher linguiça, o que não queremos fazer aqui mostraremos a criação dos formulários dos objetos criados. Apenas alguns pontos apresentam nossos comentários e explicações, no mais, é adaptação pois usamos uma versão mais recente do LibreOffice para efetuar os procedimentos.
Os Formulários
Quando utilizamos um sistema de computador para efetuar algum cadastro ou uma rotina não usamos tabelas ou digitamos códigos. As pessoas não técnicas são acostumadas a usar uma interface cheia de botões, setas, dicas e aprendem melhor o serviço quando a tela de seu trabalho é mais amigável. Em nosso sistema não poderia ser diferente e por isso vamos para a parte de formação de formulários em nosso programa de controle de estoque no LibreOffice Base.
Didaticamente preencher as tabelas como fizemos até agora é importante e nesse tempo pudemos mostrar algumas lógicas básicas de como funciona um banco de dados como o LibreOffice Base e o Microsoft Office Access. Você aprendeu mostramos como navegar entre as tabelas, inserir e editar seus dados na unha. Mas agora vamos utilizar a ferramenta dos formulários para inserir novos dados. Vamos pensar que os formulários são aquelas telas de cadastro que vemos nos sistemas mais comuns, ou melhor os formulários em papel, com seus vários campos.
Os formulários oferecem uma interface muito mais intuitiva para a manipulação de tabelas e mais alguns recursos interessantes, mas elas não são feitas do nada. É preciso montá-las e neste tópico vamos de cara criar um formulário para a manipulação dos produtos e ver de perto como utilizar esta ferramenta na prática.
O primeiro passo é acessar a tela principal do nosso controle de Formulários > estoque. Para tanto, deve-se clicar em Assistente de formulário.... e quando o assistente abrir na etapa de Seleção de Campos escolhe-se, para efeito de nosso banco de dados, a tabela Produto e clica-se no botão >> para transferir os campos da lista Campos disponíveis para a lista Campos no formulário.



Após isso é só avançar para a próxima tela Na tela seguinte o assistente pergunta se vamos adicionar um subformulário ao formulário que estamos criando, mas como não precisamos de um subformulário agora – mas usaremos um assim mais para frente – podemos clicar novamente em Avançar > e continuar o processo.
O próximo passo é escolher a disposição dos controles (campos de texto, botões, etc) em nosso formulário. Para tanto, em Disposição do formulário principal escolhemos a opção Em blocos – Rótulos em cima e clique em Avançar >. a figura a seguir apresenta essa tela:


Agora é hora de selecionar o modo de entrada de dados. Aqui temos algumas escolhas a fazer em nosso formulário. Entre as opções, se vamos criar um formulário apenas para entrar com novos dados, ou seja, cadastrar novos produtos, selecionamos a primeira opção. Mas se desejamos um formulário para cadastrar novos produtos, editar e apagar os antigos, usa-se a segunda opção.
Para nosso formulário a segunda opção é a mais interessante. Assim marcamos a opção O formulário deve exibir todos os dados e clique em Avançar >.

Na tela de seleção do estilo do formulário podemos escolher qualquer um deles. Aqui existe uma lista com diversas combinações de cores.
Em Aplicar estilos escolhi uma das cores e com as Bordas do campo Visual 3D. Podemos ver a cada seleção de corou borda o fundo do formulário já é automaticamente atualizado.



Você pode clicar em concluir e depois renomear o formulário na tela principal do LibreOffice Base. Mas caso clique em avançar, na última tela do assistente você define o nome para este formulário e diz ao assistente se vai usá-lo ou abrir somente para edição.
Deixe o nome como Produto e selecione a opção Trabalhar com o formulário.
Para finalizar clique em Concluir.
Seu formulário deve ficar semelhante ao da figura abaixo. Veja que ele já traz os dados da tabela e o primeiro registro é o do ALICATE.



Use a barra de navegação de formulário para avançar/recuar e manipular os registros. Com esses recursos básicos você será capaz de manipular seus produtos através do formulário. Repita o processo para criação de formulários para as tabelas restantes.
Agora temos tudo que precisamos para nosso último formulário. Sua base será construída utilizando o assistente de formulários. Mas depois vamos alterar sua estrutura para adicionar novos campos, além de que ainda faremos mais alguns formulários, mas que ficam para a próxima postagem.


1Ronaldo Ramos Júnior - Tecnólogo em Informática para Negócios e pós graduando em Engenharia de Sistemas. Trabalha há mais de dez anos como instrutor na modalidade "in company" e recentemente como desenvolvedor com foco em e-commerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário