sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Exibindo realce de valor no LibreOffice Calc

Muitas vezes formatamos várias células numa planilha em conjunto para agilizar nosso trabalho, mas sempre pode ter uma que não se mistura. Ao final, podemos usar uma função do Calc que pode não dar o resultado correto. O que pode ter acontecido?

Provavelmente há uma formatação indevida em alguma das células. E isso está impedindo que determinados valores sejam somados ou qualquer outra coisa. E para nos ajudar a descobrir o que é que está havendo, no Calc podemos utilizar a função Realce de valor para visualizar como estão formatadas as células1.
Essa função serve para exibir o conteúdo da célula em diferentes cores dependendo do seu tipo. Assim sendo, as células são formatadas com as seguintes cores:
  • Preto para os textos, isto é, conjunto de caracteres alfanuméricos e especiais (por exemplo, asterisco).
  • Verde para as fórmulas, isto é, aquelas expressões numéricas que começam com o igual (=).
  • Azul para as numéricas, como valores monetários e decimais.
  • Cinza claro para cor de fundo para as células protegidas.
Essas configurações de cores são padrão de qualquer instalação do LibreOffice, independentemente da versão a que se usa. Isso ajuda a identificar com mais rapidez a causa de um “possível” erro de função, como na nossa figura acima. Era de se esperar que desse conjunto de números somados (10 + 5 + 10 + 5 + 20) desse 50 no resultado, e não 40. O que aconteceu?
Para utilizar a função de Realce vamos ao menu Exibir, opção Realce de valor. Com ela ativada vemos que estão na planilha três cores: azul (para números), verde (para a fórmula) e preto, que representa conteúdo de texto, conforme destacamos na figura a seguir:Veja que a célula B4, do nosso exemplo, é um texto e o asterisco que agora parece antes já estava lá, apenas que estava pintado de branco. Mas mesmo assim, o número 10 continuava a ser um texto, logo, não poderia entrar na soma.
Aqui usamos um truque mesmo para esconder o número 10 da linha célula B4, mas poderíamos ter contornado isso inserindo um apóstrofo em lugar do asterisco que ficaria invisível do mesmo jeito.
O apóstrofo é utilizado quando se deseja que um número seja interpretado como texto e não seja contabilizado na fórmula.
Se quisemos eliminar o apóstrofo em conteúdos numéricos extensos (o que demoraria muito tempo fazendo manualmente apenas deletando um por um) podemos usar a função de localizar e substituir do LibreOffice. Para tanto vamos ao menu em Editar, escolhemos a opção Localizar e substituir e efetuamos os seguintes procedimentos:
  • Selecione o intervalo de células que contenha os dados:
  • No campo Localizar digite ^.
  • No campo Substituir digite &.
  • Marque a opção Expressões regulares.
  • Clique em Substituir todos para finalizar.

Assim podemos substituir vários caracteres que podem impedir que os números entrem nas fórmulas de uma única vez.
1O presente tutorial é uma adaptação ao texto escrito por Vera Cavalcante para a edição número 16 de abril de 2015 da revista LibreOffice Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário