quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Como transpor linhas em colunas no LibreOffice Calc?

Muitas vezes utilizamos a mesma planilha várias vezes, quer seja pelos dados contidos, quer seja pelas fórmulas que trazem consigo. No entanto, nem sempre uma planilha que reaproveitamos está na disposição que nós precisamos. Por esse motivo apresentaremos aqui neste tópico uma função do LibreOffice Calc que ajuda em muito no reaproveitamento de planilhas, convertendo seus dados de colunas em linhas e de linhas em colunas.

Quantas vezes você viu os meses numa planilha, distribuídos em linhas mas para o seu uso você gostaria que estivessem distribuídos em colunas. O que você faria para contornar isso? Será que você ia recortar e colar um por um? Esperamos que não, até porque isso inviabilizaria a reutilização, uma vez que o tempo gastos para a adequação seria caro demais e totalmente não produtivo em nosso mundo onde as informações devem ser agilizadas.
Para não ter um grande trabalho manual, existe no recurso de Colar especial do LibreOffice Cal a interessante função chamada Transpor. As linhas se transformam em colunas e vice-versa.
Para exemplificar, vamos selecionar os dados da planilha na figura a seguir. Como pode ser notado, é uma tabela de gastos e receitas mensais bem simples, tendo os meses dispostos em colunas e os valores e suas categorias em linhas. Vamos trabalhar para converter isso tudo.
Siga a dica. O primeiro passo é selecionar todos os dados da planilha e mandar copiar, que pode ser feito com o botão direito do mouse ou no menu Editar, opção copiar, ou ainda pelas teclas Control C do seu teclado.
Após isso, clique na célula onde quer colar a sua tabela, vá ao menu Editar, opção colar especial (ou com a combinação de teclas Contrl+Shift+V) e na caixa que se abrirá, na parte de baixo, marque a caixinha Transpor e dê o.k.
Pronto, agora os dados estão colados e dispostos num novo formato: os meses antes agrupados em colunas estão agora como linhas e os valores de receitas, custos e despesas, agrupados antes em linhas agora estão dispostos em forma de colunas, o que facilitará bastante para novas utilizações.
E tudo isso sem ter que selecionar célula por célula, copiar e colar uma a uma, o que acabaria inviabilizando toda a reutilização da planilha.
Temos o seguinte resultado, imediatamente após o clique no botão de confirmação:
Vale destacar que não efetuamos qualquer modificação ou ajuste na planilha, apenas apertamos o OK e pronto, simples, rápido e prático. Esse é o jeito mais fácil logicamente, o correto, de se inverter os dados de uma planilha em questão de segundos.
Podemos notar que a organização ficou perfeita, só mantendo as fórmulas da planilha original (valores de receitas menos custos e despesas) unicamente porque na janela do Colar Especial, não marcamos a caixinha de Fórmulas.
Uma coisa a acrescentar é que poderíamos marcar além de fórmulas, os formatos (estilos de formatação) e caso tivéssemos várias linhas, o resultado se manteria correto.
Na figura a seguir apresentamos a mesma planilha e a mesma tabela, mas formatada de forma diferente. Selecionamos a planilha original toda e no menu formatar, escolhemos a opção estilos de formatação. Simplesmente escolhemos um modelo nativo do LibreOffice e o aplicamos, clicando no botão OK. Após isso deletamos aquela planilha convertida de linhas para colunas e colunas para linhas, selecionamos a planilha original mais uma vez e com o direito do mouse, mandamos copiar.
Após isso clicamos na célula vazia e com o botão direito do mouse escolhemos a opção colar especial (que poderia ser acessada pelo menu Editar). Na tela marcamos a opção colar tudo e selecionamos a caixa de baixo, Transpor, para que os dados fossem colados formatados, preservando as fórmulas e dispondo colunas e linhas em ordem invertidas.
O resultado é o da figura a seguir:
E com isso concluímos o nosso tópico sobre como facilitar a sua vida reaproveitando uma planilha e convertendo seus dados, sem ter que fazer tudo isso manualmente.
O presente texto é uma adaptação ao texto escrito por Eliane Domingos De Sousa1 para a revista LibreOffice Magazine, na sua edição número 9, de dezembro de 2013 e disponível no site do LibreOffice, podendo ser baixado gratuitamente. Consideramos reproduzir a funcionalidade descrita por Eliane por considerar uma ótima solução para muitos profissionais e estudantes que simplesmente utilizam-se apenas de suítes pagas e negam o LibreOffice alegando que o referido conjunto de aplicações não atenderia suas expectativas e necessidades, o que discordamos veemente. O LibreOffice é uma excelente suíte de produtividade para escritório, o problema é mesmo os usuários que não o conhecem e muitas vezes fazem questão de torcer o nariz antes mesmos de tentar mexer e aprender como funciona.

1Empresária, CEO da EDX Informática, trabalha com ferramentas Open Source, presta serviços de Consultoria e Treinamento, com especialidade nas ferramentas LibreOffice e Ubuntu. Membro da TDF (The Document Foundation) mantenedora do LibreOffice, colaboradora voluntária da Comunidade LibreOffice, Comunidade SL-RJ, Blog Seja Livre, Blog da Comunidade Sempre Update, Blog iMasters, organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ, Lider do GT de Tradução Norma ODF (ABNT/26.300) e fomentadora das tecnologias livres, editora da revista LibreOffice Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário