domingo, 23 de abril de 2017

Equação Fundamental do Patrimônio

O Patrimônio Líquido é conhecido como sendo a diferença entre o ativo e o passivo, e rece­be também as denominações de situação líquida ou capital próprio ou, ainda, por alguns autores, de investimento próprio, por representar a parte do patrimônio que efetivamente pertence à entidade, pois o restante dos bens e direitos estará comprometido por obrigações com terceiros, chamando-se a estes de bens de terceiros ou capital de terceiros.

Assim, sendo temos que os bens, os direitos e as obrigações, aliados ao patrimônio líquido, devem satisfazer a seguinte equação:
Prof. Fernando Aprato
Patrimônio Líquido = (Bens + Direitos) - Obrigações ou PL= A– P ou A= P+ PL
Pode ocorrer a seguinte situação:
A+ D(–) P(–) R= PL Ou A– P= PL (-) D + R
  • PL = Patrimônio Líquido
  • A = ATIVO
  • P = PASSIVO
  • D = Despesas
  • R = Receitas
3.8. Situações Patrimoniais
A partir da equação fundamental do patrimônio (PL = A – P ), podemos verificar que, depen­dendo da comparação dos valores do ATIVO e PASSIVO, podemos ter várias situações líquidas patri­moniais, quais sejam:
Situação líquida patrimonial é a diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obirga­ções).
1) Situação Líquida Positiva, Ativa, Favorável ou Superavitária.
Situação Favorável  PL + ou SL + Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) é maior que o valor das obrigações com terceiros (Passivo Exigível), ou A > P; conseqüentemente, o patrimônio lí­quido, de acordo com a equação fundamental do patrimônio, é maior do que zero ( PL > 0 ).
Uma outra situação favorável é a Situação Plena ou Propriedade Total dos Ativos, quando o valor do passivo exigível é nulo, ou seja, não há dívidas com terceiros, portanto P = 0. Logo, A = PL.
ATIVO Bens + Direitos > PASSIVO Obrigações Situação positiva líquida
2) Situação Líquida Negativa, Passiva, Desfavorável, Deficitária ou Passivo a Descoberto.
ATIVO < PASSIVO  Patrimônio Líquido é NEGATIVO / DEFICITÁRIO
Situação Desfavorável  PL (-) ou SL (-) ou Passivo a Descoberto Ocorre quando os bens e di­reitos (Ativo) forem menores que as obrigações com terceiros (Passivo Exigível), ou A < P e, con­seqüentemente, o patrimônio líquido, de acordo com a equação fundamental do patrimônio é me­nor do que zero ( PL < 0 ), esta situação é também conhecida como capital próprio negativo.
Situação de Passivo a Descoberto: A + PL = P ou ATIVO A – P = (PL)
PASSIVO < Bens + Direitos Obrigações Situação negativa líquida
Uma outra situação desfavorável é a Situação de inexistência de Ativos, que ocorre quando o valor das obrigações com terceiros (passivo exigível) forem iguais ao patrimônio líquido negativo ( P = - PL ). Nesta hipótese, o ativo será nulo ( A = 0 ), ou seja, temos uma ausência de bens e direitos.
3) Situação líquida Nula ou Compensada ou Equilíbrio Aparente.
ATIVO = PASSIVO  Patrimônio Líquido é NULO / EQUILIBRADO Situação NULA, Equilí­brio Aparente  A = PE, logo PL = 0
Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) forem iguais às obrigações com terceiros (Passivo Exigível) (A = P) e, conseqüentemente, o patrimônio líquido, de acordo com a equação fundamental do patrimônio, é igual a zero ( PL = 0 ) .
Resumindo, temos:
1a SITUAÇÃO:
  • a) A > P  situação líquida positiva ou superavitária.
  • b) A = SL  situação líquida positiva sem obrigações. Situação nula líquida
2a SITUAÇÃO:
  • a) A < P  situação líquida negativa (passivo a descoberto).
  • b) A = 0  P = SL  pior situação possível.
3a SITUAÇÃO:
  • a) A = P  situação líquida nula.