quinta-feira, 20 de abril de 2017

Objeto de Estudo da Contabilidade


O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência. Na Contabilidade o objeto é sem­pre o PATRIMÔNIO de uma entidade, sejam elas com fins lucrativos ou não. Por Patrimônio entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, ou seja, os elementos e/ou meios ne­cessários à existência e a consecução das suas finalidades.
Referindo-se, ao mesmo tempo, aos conceitos de campo e objeto (propriamente dito) da Contabilidade, pelo nome de objeto, temos a já citada Resolução no 774, de 1994 do Conselho Fede­ral de Contabilidade, dispondo conforme a seguir:





Funções da Contabilidade

  • A Contabilidade possui duas funções básicas: administrativa e econômica
  • Administrativa: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento, ex: o balanço patrimonial) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualita­tivas e quantitativas dos elementos).
Econômica: objetiva apurar o Rédito (ou Resultado, Lucro ou Prejuízo ) das aziendas.


Objetivo da Contabilidade

O objetivo final da Contabilidade é prover os usuários com informações sobre os aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da entidade e suas mutações, o que com­preende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos. Estas informações tornam possível a avaliação da situação econômica e financeira e dão subsídios para a tomada de decisões dentro da entidade.
Segundo a doutrina contábil “a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demons­trar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a História na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econô­mica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa”.


Método da Contabilidade

A palavra método, oriunda do Grego, significa caminho que leva a um objetivo. Na contabili­dade, o método utilizado é o método das partidas dobradas. Esse método consiste em considerar que para todo e qualquer item que ingressa no patrimônio, há um lugar de onde ele é proveniente. Ou seja, não há geração espontânea de patrimônio, mas sim uma origem para todo elemento que se aplica no patrimônio, passando a integrá-lo.
A partir desse método, são desenvolvidas técnicas, de escrituração e apuração de demons­trações contábeis, de análise de demonstrações e de verificação de correção das informações contá­beis (auditoria), que resultam na aplicação prática da ciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário