sexta-feira, 20 de maio de 2016

Análise de Balanços de seguradoras - Parte 6: Índices de Rotação


        Índices de Rotação

Conforme Iudícibus (2012), “estes quocientes, importantíssimos, representam a velocidade com que elementos patrimoniais de relevo se renovam durante determinado período de tempo”. Estes índices possuem grande importância, pois verificam a velocidade com que se renovam os valores investidos diretamente na atividade operacional, como estoques, clientes e fornecedores.

São denominados de índices de rotação, e estão diretamente vinculados à natureza operacional da empresa, influindo de forma decisiva nos cálculos de liquidez e ou rentabilidade.


Rotação do ativo
A fórmula utilizada para o índice de Rotação do Ativo (abreviado aqui como ROT ATIV) é dada por:


Este índice determina o giro (entenda-se pela velocidade do ciclo entrada – pagamento – transformação – saída - recebimento) dos valores aplicados. Indica, portanto, quanto as vendas promovem de giro no ativo total. Quanto maior for o índice, melhor será o aproveitamento dos recursos aplicados no ativo.
O giro do Ativo é calculado dividindo-se as vendas pelo ativo Total. A partir dele podemos ver quanto à empresa vendeu para cada $ 1,00 de investimento total, através deste índice temos quantas vezes o ativo é movimentado em relação às vendas.


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Rotação do Ativo
ROT ATIV = RL/ATIVO
0,73
0,89
0,80
0,86
0,88


Rotação do Patrimônio Líquido
Rotação do Patrimônio Líquido (ROT): Fórmula utilizada:


Indicam quantas vezes as vendas promovem de giro do PL, para com os recursos próprios da empresa (PL). Quanto maior, melhor será o índice para o aproveitamento dos recursos aplicados pelos sócios ou acionistas no Patrimônio Líquido.


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Rotação do Patrimônio Líquido
ROT = RL/PL
3,10
3,60
3,40
3,43
3,58


Rotação ou Giro do Ativo Operacional
Rotação ou Giro do Ativo Operacional (RAO): Fórmula utilizada:


Quantas vezes as vendas promovem de giro do PL, para com os recursos próprios da empresa (PL). Quanto maior for o índice, melhor será o aproveitamento dos recursos aplicados no ativo operacional. Calculam quantos as vendas promovem de giro, do montante dos recursos no ativo operacional.


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Rotação do Ativo Operacional
RAO = RL/(AC+PERMANENTE)
0,83
0,98
0,86
1,06
1,27


Rotação ou Giro do Ativo Médio
Rotação ou Giro do Ativo Total Médio (RGM): Fórmula utilizada:


Quanto maior for o índice, melhor será o aproveitamento dos recursos aplicados no ativo. Calcula quanto à venda promove de giro, do valor do ativo total médio.


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Rotação do Ativo Médio
RGM = RL/(ATIVO MÉDIO)
0,82
0,93
0,88
0,94
0,96


Rotação ou Giro do Ativo Permanente
Rotação ou Giro do Ativo Permanente (RGP): Fórmula utilizada:


Indicam quantas vezes as vendas promovem de giro, do valor do ativo permanente. Este quociente mede a eficiência que a empresa utiliza seus ativos permanentes para gerar vendas.


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Rotação do Ativo Permanente
RGP = RL/PERMANENTE
19,84
28,51
34,89
50,25
7,07


Imobilização do Capital Próprio
Imobilização do Capital Próprio (ICP): Fórmula utilizada:


Indica quanto do PL estão aplicados no AP e Quanto do PL estão aplicados no restante do ativo (Ativo Circulante + Ativo Realizável noLongo Prazo).


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Imobilização do Capital Próprio
ICP = PERMANENTE/PL
0,16
0,13
0,10
0,07
0,51


Prazo médio de Recebimento de Contas a receber
Prazo Médio de Recebimento de Contas a Receber (ROT CLIENT):


Este quociente indica os dias de vendas a receber, isto é o prazo médio de cobrança de créditos. Expressa o tempo decorrido entre a venda e o recebimento. O volume de investimentos em Duplicatas a Receber é determinado pelo prazo médio de recebimento de vendas .


ÍNDICES DE ROTATIVIDADE
FÓRMULA
2.010
2.011
2.012
2.013
2.014
Prazo Médio de Recebimento de Contas a Receber
ROT CLIENT = CLIENT/(CLIENT MÉDIO)
1,18
1,02
1,12
1,04
1,12

Segue gráfico com os índices de rotatividade calculados:




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