quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dia do Orgulho Nerd, Star Wars Day e Dia da Toalha

Hoje é dia 25 de maio, neste dia nerds de todo o mundo comemoram o "Dia do Orgulho Nerd" - data em que todos podem mostrar seus gostos para todos sem que exista qualquer julgamento. O.K.?!!
Há grandes chances de as pessoas continuarem julgando suas ações, mas é nesse dia que nós fingimos não perceber isso.
Mas por que comemoramos isso justamente no dia 25 de maio? A resposta é uma verdadeira lição sobre a Cultura Nerd mundial, pois envolve alguns dos maiores ícones disso. E para a surpresa de algumas pessoas desavisadas, isso não tem nada a ver com o dia em que o primeiro nerd conseguiu passar de ano com as notas do boletim do primeiro bimestre e/ou semestre — até porque isso seria impossível.

Mas nesta data são comemoradas mais dois eventos: Dia da Toalha e Star Wars Day.

Abaixo saiba um pouco de cada desses eventos:

 

DIA DO ORGULHO NERD

 

O Dia do Orgulho Nerd  começou em 25 de maio de 2006, em Madrid, quando vários blogueiros e nerds se uniram para jogar uma grande partida “humana” de Pac Man, para promover e difundir a cultura nerd.
Eles até criaram um manifesto – em tom de brincadeira, claro – com direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks que vão desde “O direito de dominar o mundo” ao “Dever de tentar ser mais nerd do que qualquer um”.

STAR WARS DAY

 No dia 25 de maio de 1977, o filme “Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança” fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos. Você já deve saber que estamos falando sobre o primeiro capítulo de uma franquia de sucesso e que levou — e ainda leva — milhões de pessoas à loucura com seus sabres de luz, suas manifestações de Força e muito mais. A saga é um verdadeiro ícone da Cultura Nerd. Não existe como negar. 

DIA DA TOALHA

 

 


Foi criado por um fã de Douglas Adams   autor de diversas obras de ficção científica, entre elas  O Guia do Mochileiro das Galáxias  – que resolveu homenageá-lo após sua morte, em 11 de maio 2001.

A ideia começou a se espalhar e, em 25 de maio de 2001, aconteceu o primeiro Dia da Toalha.

Por toda a web, pessoas fizeram homenagens com fotos, vídeos e montagens  que remetessem a obra de Douglas Adams.

O “nome” escolhido veio do primeiro livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde Adams nos alerta sobre a importância de uma toalha:

"A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; (…) pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo (…) Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. (…) se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."

Em 2005, o livro ganhou um roteiro e foi adaptado para o cinema, com direito a participação de Zooey Deschanel!

Arthur Dent é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect, seu melhor amigo, é um extraterrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova autoestrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem”.
 
COMO COMEMORAR?

Ao contrário do Carnaval, do Halloween ou do seu aniversário de cinco anos, para comemorar o Dia do Orgulho Nerd você não precisa se fantasiar — mas pode, caso tenha uma armadura de Stormtrooper incrível ou uma roupa/capuz de Presto guardada no seu armário. Tudo o que você precisa fazer é ser você mesmo — “a menos que você possa ser o Batman! Sempre prefira ser o Batman”!
Aproveite o dia para rever os seus episódios favoritos de alguma série ou releia “A morte do Superman” — ou a “Guerra Civil”, caso você prefira a Marvel. Também é legal reler o Guia, mas nem pense em assistir ao filme. Use o seu Facebook para compartilhar alguns links legais sobre a Cultura Nerd e espalhar os seus conhecimentos com os amigos.

Seja nerd, geek ou dork…Hoje é dia de comemorar!

2 comentários:

  1. Ei Nerd!, ops, canal errado, fala aí Essenziale, o que é Bazinga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O personagem Sheldon Cooper da serie de TV Big Bang: A Teoria diz quase em todas as temporadas essa palavra.

      ^^

      Espero que tenha ajudado amiguinho

      Segue link
      https://www.youtube.com/watch?v=u85u2ymDl8M

      Excluir