sexta-feira, 13 de maio de 2016

Curiosidade sobre a temida Sexta - Feira 13



A Sexta-Feira 13 é tradicionalmente conhecida como o dia mais azarado de todos. Existe até um nome para quem tem medo da sexta 13: paraskevidekatriafobia. A data é a junção de duas coisas que por si só já são associadas ao azar. O número 13 é considerado um número do azar, do infortúnio. Em comparação com o número 12, que representa algo “completo”, o 13 é sempre associado a algo irregular. Já a sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar devido ao fato de que, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado.
Apesar de o número ser considerado azarado hoje em dia, em culturas antigas ele já foi associado a sorte e sacralidade. Na cultura egípcia, por exemplo, o número 13 estava ligado à morte, não no sentido negativo mas sim como um renascimento e transformação. Essa conotação permaneceu, mas outras culturas que enxergam a morte como algo negativo se apropriaram disso e associaram o número à má sorte.


Apesar de o número ser considerado azarado hoje em dia, em culturas antigas ele já foi associado a sorte e sacralidade. Na cultura egípcia, por exemplo, o número 13 estava ligado à morte, não no sentido negativo mas sim como um renascimento e transformação. Essa conotação permaneceu, mas outras culturas que enxergam a morte como algo negativo se apropriaram disso e associaram o número à má sorte.

Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo deus Odin e 12 deuses foram convidados.
Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito irado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses.

A partir desta história, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza para os nórdicos era Friga (que originou os termos friadagr e friday, que significam “sexta-feira” na língua escandinava e em inglês, respectivamente), e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou a deusa em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando 13 integrantes que ficavam rogando pragas aos seres humanos.

Filme "Sexta Feira 13"

Sexta Feira 13 é uma conhecida série de filmes de terror que teve o seu início na década de 1980.

O filme tem como figura principal Jason Voorhees, um implacável serial killer que usa uma máscara de jogador de hockey amaldiçoada.


Atualmente, a série de filmes conta com 12 longa-metragens produzidos. Está previsto para o primeiro semestre de 2017 um novo filme da franquia “Sexta-feira 13”, que promete explicar os motivos que leva Jason a ressuscitar sempre que é morto.

Matéria retirada:


Nenhum comentário:

Postar um comentário