quinta-feira, 12 de maio de 2016

Como montar um Escritório Contábil na sua casa?



O QUE UM CONTADOR RECÉM FORMADO PRECISA PARA MONTAR SEU ESCRITÓRIO?

A maioria dos contadores recém-formados sonham ou pretendem ter seu próprio escritório. Mas muitos não sabem nem como começar a montar seu escritório até mesmo em casa.

Aqui vão algumas dicas do blog Essenziale.


Para você começar com seu escritório em casa mesmo, você pode começar com um orçamento de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Valor salgado inicialmente, mas seus rendimentos futuros serão agradáveis.
Esse valor inicial de R$ 10.000,00 (dez mil reais) será utilizado nos seguintes itens

  1. PC de Mesa
  • Nos dias de hoje a opção mais adquirida entre os novos contadores é o notebook. Porém para o uso mais intensivo, sugerimos o PC de mesa. Optamos pelo simples fato de ser uma ferramenta acessível, de fácil uso, flexível, de fácil manutenção e upgrade. Para nossa área tem que ser uma máquina excelente em sua performasse e não tão caro. Um notebook hoje em dia, para iniciar seu trabalho como contador você gastará R$ 2.300,00, valor no qual também você pagará em um Desktop que é mais vantajoso;
  1. Impressora
  • Uma impressora é importante para emissão dos comprovantes, emissão de DAS, Emissão de Notas, Boletos, entre outros. Uma impressora para início de um escritório é indicado uma que use tonner e não cartucho, impressoras como essa especificada sai na faixa de R$ 665,00;
  1. Mesa de Escritório
  • Uma mesa de escritório para início de trabalho você consegue por R$ 300,00. A mesa tem que ser em forma de L para poder acomodar seu computador e sua Impressora;
  1. Cadeira
  • A cadeira para você trabalhar tem que ser confortável, pois você ficará a maior parte do tempo sentado em frente de seu computador. Uma cadeira confortável sai em média R$ 270,00;
  1. Programa Contábil
  • Para começar suas atividades como contador você precisa de um programa contábil base, como: Contábil, Folha de Pagamento e Fiscal. Cada um desses tem uma função e alguns programas que você comprar vem com vídeos tutoriais de como usá-los, que facilita bastante para quem esta começando e não tem tanta familiaridade com o sistema. Um programa contábil sai por volta de R$ 400,00;
  1. Arquivo
  • O arquivo é outro item importante, nele você armazenaram as pastas suspensas dos seus clientes e manterá seu escritório organizado. Um arquivo sai por mais ou menos R$ 380,00;
  1. Estante e Armário
  • A estante é essencial para guardar livros voltado a área contábil, que sempre serão usados para consultas quando houver dúvidas. (Porque nem sempre na internet encontraremos a resposta que queremos e na forma que queremos). O armário servirá para guardar as caixas de arquivos de seus clientes também mantendo seu escritório organizado. A estante para guardar os livros sai por volta de R$ 300,00 e o armário por R$ 210,00;
  1. Assinaturas
  • Como disse acima livros e revistas voltados para a área contábil é fundamental para o contador, pois nem sempre encontramos resposta que queremos na internet. A assinatura de livros e revistas mensais podem chegar de R$ 150,00 à R$ 300,00 dependendo da assinatura e do livro comprado;
  • Além da assinatura de revistas e compras de livro, o contador iniciante precisa comprar certificados digitais e fazer suas assinaturas para consultas de CNPJ, CPF de seus clientes;
  1. Matérias para o Escritório
  • São diversos itens que precisa para você poder usar no escritório, mas os itens mais usados são:
    • Calculadora HP 12C
    • Calculadora 8 digitos
    • Canetas
    • Lápis/ Lapiseira
    • Grampeador
    • Caneta Marca Texto
    • Corretivo
    • Cola
    • Tesoura
    • Régua
    • Apontador
    • Tinta para Carimbo
    • Tinteiro
    • Carimbo
    • Post-it
    • Clipes
    • Percevejos
    • Folhas de Sulfite
    • Prendedor de Papel
    • Pastas Suspensas
    • Pastas Arquivos
    • Caixa Arquivos
    • Furador de Papel
    • Grampo Plástico
    • Envelope Plástico com 4 furos
    • Envelopes
    • Mural para Anexar Documentos de Cortiça
    • Tonner
    • Papel Canson
    Estes materiais saem por volta de R$ 900,00, conforme a quantidade que você precise usar de imediato;
  1. Regularização de Documentos Empresarias
  • Não basta querer ser um contador, você precisa estar credenciado para ser um. Ou seja, seu cadastro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) tem que estar em dia para você poder atuar;
  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ do escritório;
  • Inscrição Estadual;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Enquadramento no Sindicato;
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal para Conectividade Social (INSS/FGTS);
  • Alto de Vistoria dos Bombeiros;
  • Registro no CRC;
  • Enquadramento CRC.
  1. Merchandising
  • Depois de se legalizar com os órgãos responsáveis você terá que divulgar o que faz. Como ferramentas de divulgação você usará cartão de visitas, placas especificando seus serviços, folders e divulgações em redes sociais e blogs para a captação dos seus clientes. Gasto em média de R$ 950,00;
  1. Serviços Terceirizados
  • Você não poderá sair do seu escritório constantemente para fazer pagamento de contas e entregar documentos para clientes. A opção mais viável é contratar um Motoboy ou OfficeBoy temporário para fazer estes translados;
  • Adesão de planos telefônicos como rádio, telefone móvel e fixo e internet fibra que será utilizado no seu dia a dia;
  1. Segurança e Monitoramento
  • O contador precisa de equipamentos sofisticados e isso chama atenção de pessoas má intencionadas, a melhor opção é por seguros em seus equipamentos para caso de roubo ou algum acidente que ocorra em seu escritório e anexar algumas câmeras de segurança para monitoramento.

Com base nesses 13 itens, podemos dizer que é o básico para você começar a engatinhar na área contábil. Não é uma tarefa simples abrir um escritório contábil, mas os frutos que serão colhidos no futuro é satisfatório.

Espero que tenham gostado do passo a passo, dúvidas referente ao assunto comente, mande e-mail para nós, será uma imensa satisfação poder ajudá-los.


Forte abraço.

Abaixo os links de consultas prévias de preços dos materiais citados: