segunda-feira, 30 de maio de 2016

Análise de Balanços de seguradoras - Parte 10: Alavancagem



        Alavancagem

Além dos indicadores financeiros utilizados nas análises neste trabalho também se baseia na alavancagem, que pode ser entendida como sendo:
Em geral, aumentos de alavancagem resultam em elevações de retorno e risco, ao passo que diminuições de alavancagem provocam reduções de retorno e risco. O grau de alavancagem na estrutura de capital da empresa – a combinação de capital de terceiros de longo prazo com capital próprio mantido por ela – pode afetar significativamente seu valor, pelo efeito sobre o retorno e o risco. Ao contrário de algumas causas de risco, porem, a administração exerce controle quase completo sobre o risco adicionado pelo uso da alavancagem, particularmente ao tomar decisões quanto à estrutura de capital (GITMAN, 2000, p. 434).
Conforme Iudícibus (2012, p.113 e 114), “é que o fator fundamental reside na comparação entre taxa de retorno do ativo e custo da dívida”. Na página 114 afirma que o significado da alavancagem financeira (Financial Leverage, em inglês), ¨quando a alavancagem ou o grau de alavancagem é maior do que 1 o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro que é levado para o acionista.¨ É a capacidade que a empresa possui para usar ativos ou recursos com um custo fixo, a fim de aumentar o retorno para o seu proprietário. Variações na alavancagem acarretam mudanças no nível de retorno e do risco associado.
Quanto a mensuração da alavancagem:
Sempre que a variação percentual do LAJIR resultante de uma variação percentual nas vendas é maior do que a variação percentual das vendas, ocorre alavancagem operacional. Isso significa que, sempre que o GAO é maior que um, há alavancagem operacional (GITMAN, 2000, p. 435).
Destaca-se também que:
  • Alavancagem maior implica em retornos e riscos maiores.
  • Alavancagem menor implica em retornos e riscos menores.
Divide-se basicamente em alavancagem operacional, financeira e total. A saber:
Os três tipos básicos de alavancagem podem ser definidos da melhor maneira usando-se a demonstração de resultado da empresa, como se pode ver na demonstração genérica de resultado na tabela a seguir: Alavancagem operacional diz respeito à relação entre receita de vendas e o lucro antes de juros e do imposto de renda ou LAJIR, que corresponde ao resultado operacional. A alavancagem financeira diz respeito à relação entre o LAJIR e o lucro líquido por ação ordinária da empresa (LPA). A alavancagem total diz respeito à relação entre a receita de vendas e o LPA (GITMAN, 2000, p. 434).


Grau de Alavancagem Operacional (GAO)
Segundo Neves (2001, p.436), demonstra qual o efeito desproporcional entre a força efetuada numa ponta (nível de atividade produção) e a força obtida ou resultante na outra (lucro). É a capacidade de usar custos operacionais fixos para aumentar os efeitos das variações das VENDAS sobre o LAJIR. Acrescenta-se também que:
A alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos na estrutura de resultados da empresa. Empregando a estrutura da tabela podemos definir alavancagem operacional como a possibilidade de uso dos custos operacionais fixos para ampliar os efeitos de variações de vendas sobre o lucro da empresa antes de juros e imposto de renda (GITMAN, 2000, p. 437).
Fórmula utilizada:
Indica o grau de Alavancagem Operacional com a percentagem de Variação no Lucro antes IR, dividindo Percentagem de Variação do Volume.


Grau de Alavancagem Operacional - 2
Grau de Alavancagem Operacional (GAO 2): Fórmula utilizada:
Quanto mais distante a empresa estiver do seu ponto de equilíbrio, menor será seu grau de alavancagem operacional, pois o impacto sua redução ou aumento na produção sobre o lucro será menor. No tocante a esse aspecto cabe destacar que:
O ponto de equilíbrio operacional consiste no nível de vendas necessário para cobrir todos os custos operacionais. Nesse ponto, o lucro antes dos juros e imposto de renda é igual a zero. [...] O primeiro passo, no cálculo do ponto de equilíbrio operacional, é decompor o custo dos produtos vendidos e as despesas operacionais em custos operacionais fixos e variáveis (GITMAN, 2000, pp. 434-435).


Grau de Alavancagem Financeira (GAF)
Quanto ao conceito:
O grau de alavancagem financeira (GAF) é o valor numérico da alavancagem financeira da empresa. Seu cálculo é muito parecido com o do grau de alavancagem operacional. A seguinte equação apresenta um enfoque à obtenção do GAF (GITMAN, 2000, p. 441).
Indica qual a diferença,que mais ou menos altera a taxa de retorno, entre a obtenção de recursos de terceiros a um determinado custo e a aplicação desses recursos no ativo da empresas. É a capacidade da empresa usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos da variação no LAJIR sobre o lucro por ação, LPA. A Variação percentual do LPA
Sempre que a variação percentual do LPA resultante de uma variação percentual do LAJIR é maior que essa variação, há alavancagem financeira. Isso significa que ela ocorre sempre que o GAF é maior que um (GITMAN, 2000, p. 442).
A alavancagem financeira resulta da presença de encargos financeiros fixos no fluxo de lucros da empresa. Esses encargos não variam com o LAJIR da empresa; eles precisam ser pagos independentemente do LAJIR disponível para cobri-los. São os juros sobre empréstimos, dividendos sobre ações preferenciais.
Variações nos custos operacionais fixos afetam significativamente a alavancagem operacional. A empresa quando substitui uma parte de seus custos operacionais variáveis por fixos, assume maior grau de alavancagem operacional, assume maiores riscos, pelo aumento do ponto de equilíbrio, a empresa precisa vender mais.
O grau pelo qual maiores vendas elevam o LAJIR, também cresce. Justifica-se o maior risco assumido com base nos maiores retornos que se espera resultem do aumento das vendas. O administrador financeiro é o responsável pela tomada de decisões consistentes com a manutenção de um nível desejado de alavancagem operacional. O risco financeiro é o risco da incapacidade de cobrir custos financeiros.

Grau de Alavancagem Financeira
À medida que os encargos financeiros aumentam o nível de LAJIR necessário para cobri-los aumenta; não conseguindo pagar seus compromissos financeiros, a empresa pode ser forçada pelos credores, que não tiveram seus direitos satisfeitos, a fechar suas portas! Quanto maiores custos fixos financeiros, maior alavancagem financeira, maior nível de risco financeiros maiores retornos. Fórmula utilizada:
O grau de alavancagem financeira indica o retorno sobre o PL, juntamente com a combinação de recursos de terceiros e próprios. É o risco associado com a capacidade de cobrir custos operacionais e financeiros. Quanto maiores forem os custos fixos operacionais e financeiro maior será o nível de vendas requerido para cobri-los.

Grau de Alavancagem Financeira - 2
Há ainda uma segunda maneira para se calcular o GAF: Grau de Alavancagem Financeira (GAF 2). Fórmula utilizada:
Se o grau de alavancagem é maior que um, o endividamento provoca alavancagem no lucro.

Grau de Alavancagem (GAT)
O último grau de alavancagem a destacar é a total, que por meio desta:
Também podemos avaliar o efeito combinado da alavancagem operacional e da alavancagem financeira sobre o risco da empresa usando um enfoque semelhante ao empregado para desenvolver os conceitos individuais de alavancagem. Esse efeito combinado, ou alavancagem total, pode ser definido como o uso de custos fixos, tanto operacionais quanto financeiros, para ampliar o efeito de variações do faturamento sobre o lucro por ação da empresa. A alavancagem total pode ser vista, portanto, como o impacto total dos custos fixos presentes em sua estrutura operacional e financeira (GITMAN, 2000, p. 443).
Fórmula utilizada:
Será negativo, para quantidades produzidas abaixo do ponto de equilíbrio. Será zero, quando a quantidades produzidas coincide com o ponto de equilíbrio, e positivo quando maior que a quantidade produzida.

Quanto a Mensuração do GAT:
Sempre que a variação percentual do LPA resultante de uma variação percentual das vendas e maior que essa variação, há alavancagem total. Isso quer dizer que, enquanto o GAT for maior que um, ocorrerá alavancagem total.[...] A alavancagem total reflete o impacto combinado das alavancagens operacional e financeiro na empresa. Graus elevados Ed alavancagem operacional e financeira fazem com que a alavancagem total seja alta. O contrário também é verdade. A relação entre alavancagem operacional e financeira é multiplicativa, e não aditiva. A relação entre o grau de alavancagem total (GAT) e os graus de alavancagem operacional (GAO) e financeira (GAF) é data pela multiplicação de GAO por GAF (GITMAN, 2000, pp. 443-444).
E assim temos os resultados no gráfico:




Nas próximas postagensr serão apresentados os índices específicos para empresas seguradoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário