quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dica no LibreOffice: modelos existentes


Inserindo e reaproveitando documentos

Analise a cena e puxando pela memória veja se isso já não aconteceu com você: certo dia fez um arquivo de texto ou planilha (tomemos, por exemplo, um balanço patrimonial com fórmulas e índices calculados), ficou algo muito bom e passadas algumas horas você precisou fazer outro. 

Foi então que pensou: abrirei aquele anterior que ficou ótimo, farei as alterações e depois disso salvarei com outro novo, usando o “salvar como”. Até aí correu tudo ótimo, mas, e tem sempre o mas, ao salvar você clicou em salvar como, abriu aquela janela e em vez de mudar o local ou o nome, apenas apertou o botão salvar. É, já era. E aí você pensa: esse texto é para ensinar a restaurar o arquivo? Não. É claro que dá para fazer mas fica para uma próxima. O objetivo aqui é eliminar esse MAU hábito de abrir arquivos existentes para reaproveitar esquemas, estilos, fórmulas.
É certo que dava muito bem para o usuário criar modelos de documentos, mas supondo que estejamos com pressa e já temos um documento pronto vamos fazer outra coisa: a inserção de documento novo por meio de um já existente. O processo é simples: basta acessar o menu INSERIR, opção ARQUIVO (se for para inserir arquivo de texto) ou PLANILHA DO ARQUIVO (se for inserir uma planilha):



Após isso selecione o arquivo do qual deseja aproveitar os dados e em seguida clique no botão ABRIR (para documentos) ou selecionar as planilhas a serem vinculadas, para o caso de uma planilha eletrônica e apertar.



A janela a abrir parece com aquela que vemos quando usamos o menu Arquivos, abrir. Em seguida será aberta outra janela, em que deveremos dizer em qual posição ficará a aba (ou as novas abas a serem geradas na sua planilha em branco) e na parte de baixo, em “no arquivo”, selecionamos as planilhas (ou abas) da planilha modelo original a serem copiadas para a nova planilha. Temos assim a imagem a seguir:



Após clicar em o.k. Espere alguns segundos, dependendo da quantidade de dados a ser copiada para a nova planilha e pronto! O conteúdo do arquivo que você selecionou foi inserido num documento novo ou planilha. Repare na barra de títulos que o nome do documento aparece como “Sem título 1 – LibreOffice Writer (ou Calc, no exemplo)”, o que significa que o documento ainda não foi salvo. Aí é só salvar normalmente e desta vez sem a possibilidade causar danos em arquivos preciosos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário