Inserindo e reaproveitando documentos
Analise a
cena e puxando pela memória veja se isso já não aconteceu com
você: certo dia fez um arquivo de texto ou planilha (tomemos, por
exemplo, um balanço patrimonial com fórmulas e índices
calculados), ficou algo muito bom e passadas algumas horas você
precisou fazer outro.
Foi então que pensou: abrirei aquele anterior que ficou ótimo, farei as alterações e depois disso salvarei com outro novo, usando o “salvar como”. Até aí correu tudo ótimo, mas, e tem sempre o mas, ao salvar você clicou em salvar como, abriu aquela janela e em vez de mudar o local ou o nome, apenas apertou o botão salvar. É, já era. E aí você pensa: esse texto é para ensinar a restaurar o arquivo? Não. É claro que dá para fazer mas fica para uma próxima. O objetivo aqui é eliminar esse MAU hábito de abrir arquivos existentes para reaproveitar esquemas, estilos, fórmulas.
Foi então que pensou: abrirei aquele anterior que ficou ótimo, farei as alterações e depois disso salvarei com outro novo, usando o “salvar como”. Até aí correu tudo ótimo, mas, e tem sempre o mas, ao salvar você clicou em salvar como, abriu aquela janela e em vez de mudar o local ou o nome, apenas apertou o botão salvar. É, já era. E aí você pensa: esse texto é para ensinar a restaurar o arquivo? Não. É claro que dá para fazer mas fica para uma próxima. O objetivo aqui é eliminar esse MAU hábito de abrir arquivos existentes para reaproveitar esquemas, estilos, fórmulas.
É certo
que dava muito bem para o usuário criar modelos de documentos, mas
supondo que estejamos com pressa e já temos um documento pronto
vamos fazer outra coisa: a inserção de documento novo por meio de
um já existente. O processo é simples: basta acessar o menu
INSERIR, opção ARQUIVO (se
for para inserir arquivo de texto) ou PLANILHA
DO ARQUIVO (se for
inserir uma planilha):
Após isso
selecione o arquivo do qual deseja aproveitar os dados e em seguida
clique no botão ABRIR (para
documentos) ou selecionar as planilhas a serem vinculadas, para o
caso de uma planilha eletrônica e apertar.
A janela a
abrir parece com aquela que vemos quando usamos o menu Arquivos,
abrir. Em seguida será aberta outra janela, em que deveremos dizer
em qual posição ficará a aba (ou as novas abas a serem geradas na
sua planilha em branco) e na parte de baixo, em “no arquivo”,
selecionamos as planilhas (ou abas) da planilha modelo original a
serem copiadas para a nova planilha. Temos assim a imagem a seguir:
Após
clicar em o.k. Espere alguns segundos, dependendo da quantidade de
dados a ser copiada para a nova planilha e pronto! O conteúdo do
arquivo que você selecionou foi inserido num documento novo ou
planilha. Repare na barra de títulos que o nome do documento aparece
como “Sem título 1 – LibreOffice Writer (ou Calc, no exemplo)”,
o que significa que o documento ainda não foi salvo. Aí é só
salvar normalmente e desta vez sem a possibilidade causar danos em
arquivos preciosos anteriores.
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