segunda-feira, 23 de maio de 2016

Dê valor ao seu serviço contábil - PARTE 3: Percepção do serviço



    No que seu cliente vê valor? Qual a percepção dele sobre o serviço prestado?

Quando se abre um escritório para prestar serviços contábeis deve-se ter em mente em como vai atrair clientes? Pensar em por que o cliente deixaria o concorrente A para ir ao escritório B.
Ele vai porque o escritório B tem o que o A não tem. Pelo menos é o que acontece para os clientes que se preocupam com seus empreendimentos afirmo isso pois trabalhando num escritório vejo que simplesmente há pessoas que não nasceram para serem empresárias: não tem um pingo de organização pessoal e financeira, não se preparam e não querem se aprender e melhorar. Para esse tipo tanto faz o que o contador faz, contanto que cobre barato – independentemente do serviço ser bom ou ruim.
A resposta dessa pergunta é fundamental para que se entregue ao seu cliente o que ele quer. Não adianta oferecer um carro a quem não dirige, não tem utilidade, não tem valor. Se vai abrir um escritório para oferecer o melhor serviço contábil do mundo, utilizando todas as ferramentas gerenciais que se viu na universidade não adianta atrair os maus clientes. Dizem que não existe cliente ruim, o que existe é cliente mal acostumado. Eu discordo: existe cliente ruim sim e que não acrescenta em nada na empresa, além de só dar trabalho e nada de retorno. Para esse tipo é melhor cortar fora. Concluo que é sempre melhor ter um escritório de contabilidade com um só cliente, mas que dê valor ao serviço prestado, pagando bem e em dia e que seja veículo para chamar a atenção de novos clientes do que ter dez que são inadimplentes, reclamam dos serviços sem razão para todo mundo e não querem saber se melhorar. Sendo assim, pergunte ao seu cliente sobre suas necessidades, expectativas, dificuldades.

Essas respostas serão fundamentais para que se possa atender ao cliente como ele deseja e até surpreendê-lo, o que é recomendado. Pergunte! É fundamental escutá-lo. Entregue o que ele precisa e surpreenda-o com o que ele não esperava.