quarta-feira, 25 de maio de 2016

Introdução ao Manjaro



Quando usamos Windows por muito tempo esquecemos de que existem muitas outras opções para trabalhar com o computador, muitas gratuitas e de quebra muito mais seguras que o "Janelas". Entre estas opções citaremos aqui o Manjaro, distribuição Linux europeia baseada no famoso Arch Linux. 

Confesso que já sofri muito tentando instalar um Arch no PC, mas como existe o Manjaro, que é baseado nele e com as mesmas funcionalidades, só que mais fácil para um leigo, por que não testá-lo?


Para apresentá-lo, optamos por usar a definição do Portal Manjaro Brasil:

Manjaro Linux nasce na Europa com uma equipe de desenvolvedores jovens que oferece uma distribuição GNU/Linux baseada nos pacotes estáveis do Arch Linux, tornando-o 100% compatível com essa distribuição. Embora o Manjaro Linux não seja um Arch Linux, segundo Philip Müller, o objetivo dele é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux como a sua velocidade, os seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio KISS/Rolling Release. Ademais essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples e que usa os mais populares escritórios XFCE e KDE como ambientes gráficos padrões. Todavia o Manjaro Linux também conta com as edições comunitárias do Net-Edition, Netbook, Gnome, Cinnamon, MATE, LXDE/LXQt, Pantheon, Budgie, Deepin, Enlightenment, Openbox, i3, FluxBox, JWM e Bspwm. Atualmente, esta distribuição vem crescendo no rank do site DistroWatch, mostrando seu potencial entre os usuários que desejam uma distribuição que dê ênfase especial a eficiência, estabilidade, confiabilidade, inovação e acessibilidade.
Em nossa análise constatamo um sistema rápido e relativamente completo, com um sistema de instalação fácil, embora dê problemas caso tente rodá-lo numa no virtual box. Confira aqui o nosso vídeo introdutório:


E só mais uma curiosidade: O que acha do Windows 10? tem um visual inovador (que já existia em Linux há muito tempo), sobretudo pelas múltiplas áreas de trabalho, não é? Olha este aqui e diga que sistema é.



Parece Windows mas só que sem vírus, travamentos, fragmentação e gratuito. É o Manjaro!

Links para baixar a ISO:

ou estes aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário