Não é novidade para ninguém que vivemos numa
era em que a informação é dinâmica e está por toda a parte,
fazendo com que o mundo fique “pequeno”. Se antes o seu
escritório de contabilidade só era visto, conhecido e procurado por
empresários do seu bairro atualmente, se seu site na internet for
bem planejado poderá atrair clientes de qualquer parte do mundo.
Mas
como é possível fazer isso? A resposta não é muito simples, mas
se bem aplicada os resultados aparecerão. Trataremos aqui de usar a
internet – e no nosso caso os buscadores do Google – para
demonstrar como fazer a sua empresa aparecer para muito mais
potenciais clientes.
É possível aparecer entre as primeiras opções do Google?
A resposta é sim, mas não é fácil. Isso
depende de muito trabalho e dedicação, além de utilizar recursos,
como o Google Adwords, que lhe oferece ferramentas para analisar e
melhorar seus conteúdos de forma a ser mais visível pelos
detectores do Google. Mas como fazer isso? Não é somente criar um
site lá e pronto e acabou. Não pense que basta adquirir um domínio
e os clientes acessarão o seu site pois não é bem assim.
Resumidamente podemos indicar duas formas de fazer seu site aparecer
nas pesquisas do Google: Pagando, usando para tal o Google Adwords,
que citamos acima, ou melhorando o tráfico de dados e links de sua
web page.
A primeira hipótese de ação é para aqueles
que estão dispostos a investir (monetariamente falando) em seu
site. Para estes casos existem ferramentas em que você cria anúncios
pagos de links patrocinados pelo Google Adwords, por exemplo.
Conforme explica a NIBO1,
que usamos como uma das bases para a elaboração deste artigo, além
de nossa experiência própria) “O Google Adwords é uma
ferramenta, disponibilizada pelo próprio Google, que te permite
escolher, dentro do seu orçamento disponível, onde quer exibir o
anúncio do seu site. A ferramenta também avalia o impacto do seu
anúncio e oferece outros recursos para melhorar o posicionamento do
seu site”.
Em resumo a coisa funciona assim: Você começa
uma campanha (como cão chamadas as propagandas suas patrocinadas) e
faz um orçamento de quanto você planeja gastar dentro de um mês,
por exemplo. Você paga um valor de entrada para a Google que
colocará o seu anúncio nos termos de pesquisas e o valor que você
pagou torna-se crédito de cliques. Imaginemos que você colocou o
seguinte anúncio:
- Título: Abertura de empresa.
- Descrição: Efetuamos abertura de empresa para diversos ramos de atividades, abrangendo toda a região metropolitana de São Paulo.
- Contato: Acesse www.nomedemeusite.com.br.
Quando alguém pesquisar no Google pro abertura
de empresa a sua divulgação aparecerá em destaque. Vamos supor que
você tenha pago à empresa a importância de R$ 1.200,00 para um
mês. Durante esse tempo seu anúncio ficará visível nas pesquisas
dos internautas e a cada vez que um deles clicar em sua divulgação,
um valor de “tarifa” será descontado daquele valor pago, de R$
1.200,00, sendo redirecionado ao seu site. Mas vale lembrar que isso
não significa negócio, apenas que haverá acesso em sua página
virtual. Portanto é importante planejar bem o que será anunciado e
mais que isso, estruturar bem o seu site para que assim que for
acessado por um potencial cliente, este não fique perdido e entre em
contato com você para falar sobre o serviço ofertado.
Como deu para perceber, esse serviço pago não é
perfeito, pois quanto mais acessos você tiver, menos créditos terá.
Assim, imaginemos que durante os primeiros dez dias você já tenha
gasto toda a sua quota e que todos os que clicaram em seu anúncio o
fizeram por curiosidade, e não para fechar negócio. É um
investimento que pode não render, mas é claro, se seu foco é
começar a ser visto, já vale a pena. Logo, é bom acertar em que
tipo de pesquisa seu anúncio aparecerá, para que seja visto
primeiramente pelas pessoas certas.
Mas e se está começando o seu escritório e não
pode se dar ao luxo de gastar desordenadamente em publicidade desse
tipo. Como fica? Para tanto apresentamos agora a segunda maneira de
fazer seu site subir posições no Google, que por sinal é gratuita
e, apesar de muito eficiente, requer certo domínio de algumas
técnicas básicas de SEO -- Search Engine Optimization ou otimização
de sites. Essas técnicas ajudam o Google a avaliar o quanto seu site
é relevante para um visitante, isto é, se o conteúdo dele é mesmo
aquilo que o internauta escreveu na barra de busca.
Assim, dependendo da relevância advinda de palavras-chave, por exemplo, seu site pode chegar até a ocupar a primeira posição no ranking do Google, o que trará mais visitantes para seu site. E como sabemos, quanto mais visitantes, mais chances de negócios, logo, mais dinheiro no seu bolso. Voltamos aquela máxima de que se queremos que nossos serviços contábeis atraiam clientes, devemos divulgá-los. Como diria o meu professor de Teoria da Contabilidade, lá no primeiro semestre de Ciências Contábeis, contador tem que ser galinha, não pata: a galinha bota o ovo e cacareja, a pata fica calada.
Assim, dependendo da relevância advinda de palavras-chave, por exemplo, seu site pode chegar até a ocupar a primeira posição no ranking do Google, o que trará mais visitantes para seu site. E como sabemos, quanto mais visitantes, mais chances de negócios, logo, mais dinheiro no seu bolso. Voltamos aquela máxima de que se queremos que nossos serviços contábeis atraiam clientes, devemos divulgá-los. Como diria o meu professor de Teoria da Contabilidade, lá no primeiro semestre de Ciências Contábeis, contador tem que ser galinha, não pata: a galinha bota o ovo e cacareja, a pata fica calada.
Mas o que são essas técnicas de SEO, aliás, o
que é SEO? Vamos ao panorama geral sobre as técnicas que
basicamente são estas três:
O site deve ser limpo e bem organizado
Resumidamente, a ideia é que seu site esteja
limpo e amigável para que os buscadores do Google consigam ler
melhor as informações que necessitam e, assim, posicionarem melhor
seu site no ranking. Se site deve apresentar de forma organizada os
links para seu acesso, para que os buscadores, chamados de spiders
(aranhas) possam tecer a rede (teia) de conexões ou links entre os
dados.
Construção de links
As aranhas leem a internet de link em link, ou
teia em teia, como se formassem uma rede, o que faz com que os
buscadores de pesquisas do Google valorizem informações dispostas
em links bem organizados ou de fácil leitura. Assim, o seu site deve
ser muito bem conectado entre as páginas, uma vez que cada link
seja um voto e cada vez que a sua página é conectada a um link
externo (de outros sites ou de redes sociais, por exemplo), mais
votos essa página ganha para o Google e melhor será a sua posição
no ranking. A isso dá-se o nome de link building (construção
de links). A diretora de marketing do Nibo faz uma analogia dessa
construção de links para acesso com um shopping, sendo que quanto
mais vias te levarem a esse shopping, mais fácil será o acesso a
ele.
Tenha um ótimo conteúdo útil para ser
acessado
Devemos ter em mente que as pessoas usam o Google
para encontrar o que precisam e como o Google vai indicar o seu site
nas pesquisas dos internautas se não tiver conteúdo satisfatório.
E cabe um adendo: o Google não é burro: não pense em copiar
conteúdo de outros e apenas colar em seu site ou blog pois isso não
vai adiantar. E tem mais, se você fizer isso corre o risco de ser
processado por plágio.
Levando em consideração que o Google tem como
descobrir se um texto seu é cópia ou não é sempre melhor
construir trabalhos inéditos para serem postados em seu site ou
blog. Devemos ter em mente que para o seu site ter bons resultados
então é indispensável que nele haja conteúdo de qualidade e em
número suficiente para ser qualificado pelos buscadores, além de
ter acesso por meio de outros links que não são o próprio Google.
Assim tem-se a seguinte lógica:
- Criação de um conteúdo muito bom sobre determinado assunto, baseado em palavras-chave;
- Conteúdo que esteja num site com um código adequado;
- Divulgação para ter muitos links apontando para ele, inclusive links sociais de plataformas como Facebook, Linkedin, etc;
No tópico a seguir apresentaremos dez dicas para
melhorar a posição de seu site nos buscadores do Google.
As dez dicas práticas para melhorar a colocação no Google
Conforme sugerido pela NIBO (que tomamos por base
para este trabalho), são estas algumas formas de melhorar a posição
do seu site ou blog nos buscadores do Google:
1 - Defina palavras-chave e palavras-chave
de cauda longa
Primeiramente defina a sua palavra-chave com base
nos seus objetivos, no seu público-alvo e no seu posicionamento
atual do Google, fazendo isso pensando no que o potencial cliente
buscaria ao acessar a página de pesquisas na internet. Há, no
entanto, uma forma ainda melhor de definição de palavras-chave: as
palavras-chave de cauda longa.
As palavras-chave são aquelas compostas de
várias palavras, formando-se assim uma ideia ou elemento de busca
bem mais específico, o que auxiliará na busca feita pelo internauta
aos resultados mais relevantes e por via de regra, ao seu site. E se
sabemos que o Google considera como resultados relevantes aqueles de
sites com muito mais conteúdo ou mais visitados e sendo que
supostamente esse não seja o seu caso, a saída é então colocar o
maior número possível de termos em suas palavras-chave.
Logo, as palavras-chave de cauda longa devem ser utilizadas para reforçar a procura e atrair um público qualificado (e não qualquer um que apenas vai acessar o seu site e sair de lá sem dar um único clique), de um nicho específico.
Logo, as palavras-chave de cauda longa devem ser utilizadas para reforçar a procura e atrair um público qualificado (e não qualquer um que apenas vai acessar o seu site e sair de lá sem dar um único clique), de um nicho específico.
O usuário que busca por palavras mais
específicas tende a estar mais decidido a realizar a compra ou
contratar serviços e, assim, aumenta as chances de conversão ou
ação. Contrário do que acontece com as buscas por palavras menos
específicas que atraem um número muito maior de pessoas. A título
de exemplo vamos imaginar que o usuário digitou a palavra-chave
'‘contabilidade” na barra de pesquisas do Google. Certamente
aparecerão alguns milhares de resultados e dos mais diversos tipos,
desde escritórios de contabilidade, normas, tributos, blogs a
trabalhos acadêmicos.
Agora se o usuário digita algo como
“terceirização do departamento financeiro por escritório de
contabilidade e BPO” e em seus artigos ou postagens você tem
títulos e assuntos com as palavras-chave “nosso escritório de
contabilidade efetua terceirização do seu departamento financeiro
com BPO”, seu resultado ganhará mais relevância, mesmo que seu
site tenha meia dúzia de acessos por dia.
2 - Palavras-chave em locais estratégicos
e de código da página
A Nibo aconselha a sempre usar as suas
palavras-chave nos seguintes lugares:
- Na URL da sua página. É o seu endereço virtual que geralmente começa com http;
- Na meta description da sua página. Meta description é uma breve descrição da sua página. É aquele breve texto que aparece logo abaixo dos sites que o Google te apresenta quando você faz uma busca;
- Nos headers (Hs) do seu conteúdo. Headers nada mais são que o título da sua página (H1) e seus subtítulos (H2);
- No corpo do seu conteúdo, quanto mais vezes puder;
- Vale lembrar aqui que você deve usar a sua palavra-chave com a mesma ordem das palavras com que ela foi previamente definida. Se for possível, tente usá-las bem no início do seu texto também.
Ter as palavras-chave nestes locais é como
facilitar a visão das aranhas do Google, que como já mencionamos,
leem a internet apenas por meio de links – e um exemplo de link é
a URL, isto é endereço do seu site.
3 - Incentive links para a sua página
Se os links de qualidade de outras páginas (tais
como as redes Sociais Linkedin, Facebook e Twitter) ajudam o seu
conteúdo a ganhar posições no Google, nada melhor do que usá-los
para propagar a sua existência. Mas há um adendo aqui: isso só
funciona se os links forem de assuntos relacionados ao seu conteúdo
e, aqui no caso, assuntos relacionados à contabilidade.
Então não adianta você postar fotos de suas férias ou sobre um filme que você assistiu recentemente acompanhados de uma resenha crítica e ao final colocar o link para o seu blog de contabilidade, pois as informações não terão nexo. Se seu blog é de contabilidade e nada mais além de contabilidade, postes matérios sobre contabilidade (Impostos, princípios, normas, atualizações legislativas) em seu Blog e crie links de compartilhamento em redes sociais ou fóruns que também sejam sobre contabilidade.
Então não adianta você postar fotos de suas férias ou sobre um filme que você assistiu recentemente acompanhados de uma resenha crítica e ao final colocar o link para o seu blog de contabilidade, pois as informações não terão nexo. Se seu blog é de contabilidade e nada mais além de contabilidade, postes matérios sobre contabilidade (Impostos, princípios, normas, atualizações legislativas) em seu Blog e crie links de compartilhamento em redes sociais ou fóruns que também sejam sobre contabilidade.
Como já adiantei, comece pelas suas redes. Use
suas redes sociais e crie um link da página da sua empresa no
Facebook e mande para o seu blog. A mesma coisa pode e deve ser feita
no seu Google Plus, no seu Twitter, Linkedin, Pinterest ou até no
Youtube, e Slideshare.
4 - Crie links internos
Da mesma forma que links externos de páginas
relacionadas ao seu conteúdo ajudam a melhor a sua posição nas
pesquisas do Google, links de outras páginas do seu próprio site
contribuem da mesma forma. É importante, porém, que o links usados
contenham a palavra-chave no seu texto âncora. Esse links também
ajudam o leitor a interagir com mais conteúdos do seu site.
Por exemplo, em seu site crie uma página chamada
Sobre Nós, onde você apresentará o seu escritório de
contabilidade e crie um link para esta noa a sua página principal
(home). Faça o mesmo caso venha a proporcionar aos seus
leitores a baixar arquivos (Downloads) ou qualquer outro serviço.
Caso tenha um blog adicione formas fáceis para que seu usuário
consiga acessar suas postagens por meio de palavras-chave (as
chamadas tags) e também deixe-os agrupados por mês de
publicação.
5 - Imagens
Queira ou não, sabemos que vivemos na cultura em
que damos mais atenção ás imagens que aos textos corridos. As
Imagens atraem, provocam sentimentos, causam aquele impacto que chama
a atenção a primeira vista, muito mais rapidamente que um texto.
Pense: quanto tempo você leva para ler um texto de vinte ou trinta
linhas sobre como o Fisco sabe quanto você recebeu ou gastou para
poder permitir a geração de uma declaração “autopreenchida”?
Será um texto com algumas informações técnicas e deverá ser
explicado fatos como centralização de informações por meio de
notas fiscais eletrônicas, além de coleta e leitura de dados
atrelados ao CPF.
É algo que precisa ser lido para entendido, ou pelo menos, tenha um título que resuma do que trata a matéria. Mas cá entre nós, por melhor que seja o título, ele não resumirá vinte ou trinta linhas. Terá que ler o texto, pelo menos, boa parte dele.
É algo que precisa ser lido para entendido, ou pelo menos, tenha um título que resuma do que trata a matéria. Mas cá entre nós, por melhor que seja o título, ele não resumirá vinte ou trinta linhas. Terá que ler o texto, pelo menos, boa parte dele.
Agora imagine a mesma postagem com esse texto de
vinte ou trinta linhas e com título mas com uma imagem grande
trazendo a gravura de um leão (símbolo comum para o Fisco e Imposto
de Renda) e no meio dela um fluxograma com desenho de um cartão de
CPF, Nota fiscal, Holerite, computadores em rede, setas e pequenas
descrições com uma ou duas palavras para cada figura. Certamente
que isso chamará mais a atenção do que o título, até porque
nosso cérebro é mais estimulado por imagens coloridas do que por um
monte de letras pretas pequenas numa folha branca. Isso fará o
usuário parar e pensar instantaneamente se vale ou não a pena ler o
texto, e se a figura for de seu agrado, lerá.
Sendo assim, primeiramente, escolha imagens
bonitas, que causem impacto e que possam chamar a atenção do seu
público. Em última instância, escolha imagens que os faça querer
acessar a sua página antes de qualquer outra. Uma dica é usar
imagens de pessoas bonitas, famílias (que trazem sensação de
conforto ou intimidade) ou algum avatar, que serve para simplificar
“coisas chatas”.
6 – Criação de uma página para cada
tópico do seu site ou blog
Como mencionei na terceira dica, quando você
cria uma página única para cada tópico do seu site (sobre nós,
downloads, nossos serviços, matérias), você dá ao Google uma
página que traduz o resultado exato de uma busca, e isso é muito
relevante para o posicionamento do seu site.
Ao fazer uma pesquisa no Google, é muito comum
que ele te ofereça muitos sites que são relacionados a sua busca,
mas que não estão necessariamente contendo a informação exata que
você procura (disso a dica de usar palavras-chave de cauda longa).
Isso porque é muito comum que se reúna muitas informações distintas numa mesma página, o que interfere muito na precisão dos resultados e, consequentemente, no posicionamento do ranking também. Assim, não adianta você ter um blog cheio de ótimas matérias mas na mesma página constar uma parte sobre os autores e outra para baixar arquivos. Isso deixa o seu site meio confuso para as aranhas do Google, que não saberão quando o conteúdo deve ser usado no indexador de pesquisa ou mesmo onde está o assunto a ser procurado.
Isso porque é muito comum que se reúna muitas informações distintas numa mesma página, o que interfere muito na precisão dos resultados e, consequentemente, no posicionamento do ranking também. Assim, não adianta você ter um blog cheio de ótimas matérias mas na mesma página constar uma parte sobre os autores e outra para baixar arquivos. Isso deixa o seu site meio confuso para as aranhas do Google, que não saberão quando o conteúdo deve ser usado no indexador de pesquisa ou mesmo onde está o assunto a ser procurado.
7 – Utilização de conteúdos originais
Já adiantei sobre isso mas volto a falar:
esqueça de usar “cola” e “copia” para construir as suas
postagens. Pense assim: se vai criar um blog para contabilidade
destinado a auxiliar jovens contadores ou estudantes, utilize SEU
PRÓPRIO MATERIAL nas postagens. Pense. Você deve ter matérias
interessantes da época da sua faculdade que poderão ajudar novos
estudantes. Lembra daquele seu TCC? Ele serve para o mundo ou só
serviu mesmo para você conseguir o seu diploma universitário? Então
a regra é essa: esquente um pouco a cabeça e crie textos próprios,
ou se foram mesmo necessário, copie trechos curtos DESDE QUE CITANDO
AS FONTES.
Utilizar conteúdo copiado não acrescenta
nenhuma relevância para o Google, até porque ele é inteligente o
suficiente para perceber a cópia (ou acha que apenas os professores
utilizam programas para detectar plágio em TCC. Portanto, não perca
seu tempo tentando enganar o Google pois na realidade quem perderá
tempo será apenas você mesmo. Se você pretende colocar seu site no
topo do ranking, produza seus próprios conteúdos.
Originalidade e relevância de informações vão te ajudar muito mais do que copiar conteúdo de outros sites. É claro que há blogs que tem muito acesso mesmo copiando textos mas a essência deles é outra: transmissão de notícias. Assim, pode, por exemplo, você ter um blog direcionado a atualização tributária, em que em suas matérias você apenas cita uma alteração ou novo prazo de entrega de relatório e na sequência, o texto copiado na íntegra do normativo legal, seguido do link da página do governo.
Originalidade e relevância de informações vão te ajudar muito mais do que copiar conteúdo de outros sites. É claro que há blogs que tem muito acesso mesmo copiando textos mas a essência deles é outra: transmissão de notícias. Assim, pode, por exemplo, você ter um blog direcionado a atualização tributária, em que em suas matérias você apenas cita uma alteração ou novo prazo de entrega de relatório e na sequência, o texto copiado na íntegra do normativo legal, seguido do link da página do governo.
8 – Interação com os seus visitantes,
instigando-os a dar opinião ou sugestões
Por tudo o que tratamos até agora podemos
afirmar que é extremamente importante conectar seu site, blog e
publicações as suas redes. Mas um detalhe é fundamental, como
salienta a cartilha da NIBO: dê atenção aos seus visitantes,
mostrando-se atento ás suas dúvidas, comentários ou sugestões.
Pense: se alguém acessou o seu site ou blog , leu o seu texto e
ainda adicionou um comentário, elogio ou pergunta você está
obrigatoriamente convocado a ler o que essa pessoa escreveu, curtir,
compartilhar e agradecer ao sujeito.
Responda suas dúvidas e comente de volta, acesse os links que ele lhe deixar e curta e siga as páginas dele. Seu visitante não pode se sentir abandonado nas suas redes, nem perdido no seu site.
Faça com que ele se sinta bem-vindo e ele te visitará outras vezes. Pense que não é porque seu escritório ou blog é virtual que o atendimento ao cliente deve ser virtual apenas. Pense em se a sua página da web como uma empresa, que como qualquer outra física tem o dever de agradar clientes para retê-los.
Responda suas dúvidas e comente de volta, acesse os links que ele lhe deixar e curta e siga as páginas dele. Seu visitante não pode se sentir abandonado nas suas redes, nem perdido no seu site.
Faça com que ele se sinta bem-vindo e ele te visitará outras vezes. Pense que não é porque seu escritório ou blog é virtual que o atendimento ao cliente deve ser virtual apenas. Pense em se a sua página da web como uma empresa, que como qualquer outra física tem o dever de agradar clientes para retê-los.
9 - Disponibilize vídeos
Sabemos que um blog é aquele espaço na internet
em que o autor compartilha experiência de sua vida, notícias dicas
ou qualquer outra coisa, mas sempre em forma de texto. Isso é tão
válido para o Google que o Google Adsence2
só aceita inscrições de blogs com um número grande de textos
próprios e relativamente grandes, excluindo vídeos e imagens.
Mas o Google , no entanto, inclui sim vídeos
interessantes quando for publicar seus artigos! Sempre que puder,
produza seus próprios vídeos, desde que sejam relacionados aos
temas que estiver abordando, claro. Artigos que possuem vídeos
acoplados ficam bem melhores posicionadas, principalmente quando o
título do vídeo tem a mesma palavra-chave do artigo.
10 - Crie um blog
Criar um blog é uma maneira perfeita para você
interagir com seus leitores. Blogs maximizam seu contato com seus
visitantes e acabam sendo um instrumento de divulgação muito
eficaz. Isso porque eles permitem que seu leitor compartilhe, elogie
e comente seus artigos, mesmo fora de seu próprio site. Em outras
palavras, blogs são bons artifícios para se fazer uma “chamada de
ação”, ou seja, para colocar seu leitor para interagir e
consequentemente divulgar sua página.
Exemplos de chamada de ação: Ações: Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos no Facebook. Implementação: Convide seus leitores a praticar o que foi dito em seus artigos. Comentários: Encorajem seus leitores a comentar os seus artigos.
Exemplos de chamada de ação: Ações: Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos no Facebook. Implementação: Convide seus leitores a praticar o que foi dito em seus artigos. Comentários: Encorajem seus leitores a comentar os seus artigos.
1Acesse
em www.nibo.com.br.
2O
Google AdSense é um serviço gratuito que oferece a você, acesso a
literalmente milhares de anunciantes. Além disso, a plataforma
oferece dezenas de relatórios, o que facilita bastante o
gerenciamento de desempenho dos anúncios e ajudam você a promover
melhorias em busca de maior rentabilidade. Em resumo, a ferramenta
ideal para monetização de sites.
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