PRÁTICAS QUE OS ADMINISTRADORES E AS EMPRESAS DEVEM LEVAR A SEUS CLIENTES
São
práticas indispensáveis para a Administração, para os
administradores e para a continuidade das empresas:
Qualidade
As
expectativas dos clientes sobre seu produto ou serviço devem ser
atingidas e excedidas. Os administradores devem assegurar
atratividade, ausência de defeitos, confiabilidade e segurança em
tudo o que a organização produz.
Custo
Os bens e
serviços devem conter o valor a preços que o cliente esteja
disposto a pagar. Para atingir esse objetivo, os administradores
devem manter os custos sob controle, a fim de permitir que a empresa
estabeleça preços justos, que cubram os custos e realizem lucros.
Assim podemos definir que entre as tarefas consta a definição dos
custos daquilo que irão produzir conforme o plano traçado. Segundo
DRUCKER em “Os Novos Paradigmas da Administração”:
A
primeira tarefa da administração é definir quais os resultados
existentes no empreendimento a seus cuidados. Como pode testemunhar
qualquer pessoa que já se engajou nessa questão, ela é uma das
mais difíceis e polêmicas, mas também uma das mais importantes.
Portanto, é função específica da administração organizar os
recursos da organização visando obter resultados fora dela. Assim,
o novo paradigma no qual deve se basear a administração, tanto
enquanto disciplina como enquanto prática, é que a administração
deve definir os resultados que espera alcançar e depois organizar os
recursos da organização visando obter esses resultados [DRUCKER, 2006].
Inovação
Os
administradores devem empenhar-se constantemente para criar
rapidamente novos bens e serviços competitivos que os clientes
valorizem. Essa pártica é a chave para estar à frente dos
concorrentes.
Velocidade
As
organizações devem responder às necessidades do mercado
rapidamente, lançando antecipadamente novos produtos; entregando as
encomendas aos clientes e atendendo prontamente aos pedidos deles.
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Conceito de administração
Recorrendo
à literatura podemos extrair algumas definições de o que vem a ser
a Administração:
Hoje
em dia costumamos pensar na administração como sendo administração
de empresas. Essa premissa tem origem mais ou menos recente. Ate a
década de 30, o punhado de escritores e pensadores que se
preocupavam com a administração - começando por Frederick Winslow
Taylor (1856-1915), mais ou menos na virada do século, e terminando
com Chester Barnard, logo antes da Segunda Guerra Mundial - presumia
que a administração de empresas não passava de subdivisão da
administração geral [DRUCKER, 2006]1.
Conforme o
dicionário Aurélio, administrar é o processo de gerir, ministrar e
conferir. A Administração é vista como um processo integrativo
fundamental, que busca a obtenção de resultados específicos.
Assim, administrar é portanto, um processo pelo qual o administrador
cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização.
Trazendo
da literatura podemos definir o que é a Administração de forma
mais acadêmica. É o ato de realizar coisas através de pessoas,
conforme definição usada em 1979 pelo então presidente da American
Management Association (Associação Americana de Administração).
Acrescentando a isso tem-se a definição atual, que segundo a qual a
Administração é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para
se realizar os objetivos tanto da própria organização como quanto
os de seus membros.
Um outro
significado do termo descreve-o como um campo do conhecimento.
Segundo essa ótica, a administração é uma disciplina organizada e
formal, pesquisada e ministrada no ensino superior. O seu campo é
integrativo, por natureza, trazendo aspectos relevantes de outras
disciplinas e ao mesmo tempo, desenvolvendo o seu próprio campo de
teorias.
Ainda
existe um aspecto que envolve o campo profissional, uma carreira
propriamente. Este grupo inclui todos aqueles que exercem autoridade
de supervisão sobre outros. Enfoca ocupações especializadas dentro
de cada área funcional, tendo como exemplo, a de marketing,
finanças, recursos humanos, produção entre outras.
Outras
definições de administração: “administrar é conseguir o máximo
de bem estar social para a coletividade, com o mínimo de dispêndio,
inclusive de tempo”.
Com esses
conceitos podemos definir duas questões básicas: qual o principal
objetivo de uma empresa? E seria lucro esse objetivo? A resposta é
sim, porém, sem o administrador oferecer o bem estar social para a
coletividade não haveria como se obter lucro (e frisamos aqui que
este administrador é todo aquele que administra, quer seja formados
em administração, bem como de outras áreas mas que atuem de forma
gerencial). Então podemos dizer que o lucro é uma consequência da
atividade administradora, por extensão.
Numa
empresa tudo deve se encaixar da melhor maneira possível, a fim de
que se possa satisfazer a coletividade. Disto temos que administrar é
portanto, usar o bom senso também. As decisões administrativas
podem ser classificadas em cinco categorias ou funções principais:
o planejamento, a organização, o comando ou direção, a
coordenação e o controle. Administra é pois, um processo de
planejar, organizar, comanda, coordenar e controlar a aplicação dos
recursos humanos, os materiais, a área financeira (seus recursos) e
informacionais, visando com isso tudo à realização de objetivos.
Na
universidade ouvimos tantos conceitos semelhantes a estes que uma
hora ou outra chegamos a seguinte dúvida: A administração é mais
uma arte que uma ciência; bem como é mais uma ciência que uma arte
ou tanto uma ciência como uma arte?
1DRUCKER,
Peter. “Os Novos Paradigmas da Administração.” Site da
Informal.com. 2006. www.informal.com.br (acesso em 2 de abril de
2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário