quinta-feira, 9 de junho de 2016

Funções do Unity que não vemos na interface do Windows


O Ubuntu, como qualquer boa distro Linux, possui muitas ferramentas e recursos mas algumas pessoas apesar de usar o sistema há anos ainda não conhecem determinados recursos da interface Unity e o pior é que muitas que usaram pouco o consideram falho, mal produtivo, o que discordamos. 

A menos que seu computador seja um tijolo ou um ferro velho recomendamos e muito a utilização do Ubuntu e sua interface personalizada Unity, que cá entre nós, é MUITO mais produtiva que as dos Windows que vez ou outra trazem uma "inovação". Hoje vamos mostrar alguns recursos muito úteis que diferenciam o Ubuntu com essa interface dos demais sistemas operacionais, quer sejam Linux ou não. Vamos começar, no entanto pelo vídeo bem resumido aqui:





Head Up Display (HUD) ativado pela tecla TAB



HUD é uma das implementações  mais interessantes do Unity ao meu ver e pouca gente sabe da existência ou usa ele, mas lhe afirmo, uma vez que você se acostume com este recurso fica muito difícil mexer em algo diferente.

O HUD vai entrar em ação toda a vez que você pressionar a tecla ALT no seu teclado dentro de qualquer aplicação, um menu de busca semelhante a este que você pode ver na imagem acima vai se abrir, nele você pode pesquisar por funções do programa. Este recurso é especialmente útil para se usar em programas que tenham muitos menus como o GIMP, embora funcione muito bem para a maioria dos programas.
No vídeo fiz testes com o LibreOffice, que utilizo direto, o Gimp, o Nautilus entre outros. Só não funcionou muito bem com o Blender, mas tanto faz, não sei mexer com ele mesmo.

No vídeo, em vez de eu ter que acessar vários submenus ARQUIVO, EDITAR, FORMATAR,  para encontra o comando de formatação de estilos apenas dou TAB e na caixa de comando escreve o que quero, que o Unity me indica onde fica, caso não d~e Enter, para fazê-lo funcionar ali mesmo.
É isso mesmo, posso simplesmente pressionar a tecla ALT e digitar o que eu preciso. É uma coisa muito prática que no Windows só começamos a ver um rascunho disso com o Windows 8 e olha que não é lá estas coisas...

2 - Instalar ou Desinstalar um programa pela Dash do Unity


Nunca vi ninguém comentando, aliás, nunca vejo alguém usando um Ubuntu para começar, mas saiba que todos os programas instalados pela Central de Programas podem ser removidos do sistema pela própria Dash (aquele botão com o logo) o Unity. basta um clique no menu, procurar pelo programa que deseja remover, clique com o botão direito do mouse sobre ele e você verá além das informações do aplicativo a opção de iniciá-lo ou removê-lo. O contrário é parecido: digitar o programa que queremos e quando ele aparecer, mandar instalar.

3 - Várias áreas de trabalho e ocultação completa da barra lateral

Tá, esta de ocultar até o Windows tem, mas as funções de múltiplas áreas de trabalho vai dizer que já viu num Windows 7. Olha que a MS só trouxe isso para o 10, como cópia. mas ocultar os menus dos aplicativos (onde ficam os ARQUIVO, EDITAR, EXIBIR, FORMATAR...) quando o programa está em tela cheia isso só vemos no Unity. Basicamente você nem vê o sistema ativo.

Então é isso, foi uma postagem curta mas útil e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário