Montar
uma microempresa hoje em dia é mais fácil do que se pensa, mas e
quando você precisa dar baixa nela? O que é preciso, o que fazer e
como fazer? Essas são dúvidas que surgem, quando por algum motivo o
empreendimento vai por água a baixo.
Se
você está precisando cancelar
o seu registro de
Microempreendedor Individual,
saiba como fazê-lo de forma prática e segura. O procedimento a ser
adotado pelo empreendedor pode ser realizado no próprio Portal
microempreendedor e
não é necessário o auxílio de terceiros.
Precauções que o empreendedor dever ter antes de dar baixa na sua empresa MEI
Primeiramente,
saiba que não existe nenhuma taxa de cobrança para encerrar a sua
empresa MEI. O que o empreendedor deve atentar nesse momento é se
foi realizado o pagamento de todos os boletos
de arrecadação simples (DAS).
No caso de haver algum pagamento em aberto, isso não impedirá que o
trabalhador individual encerre a sua empresa, porém, os boletos que
não foram pagos serão cobrados pela Receita Federal posteriormente.
Procedimentos para encerrar a sua empresa MEI
Inicialmente,
é bom saber que todo procedimento será on-line. A primeira coisa a
fazer é entrar no site do Portal
do Empreendedor e
clicar no link de solicitação de baixa, localizado no lado esquerdo
da página inicial. Logo em seguida, será solicitado o código de
acesso, caso tenha esquecido é só gerar um novo código. Para fazer
um novo código é preciso ter em mãos o número do CPF, do Título
de Eleitor e o CNPJ.
Primeira etapa
Com
o código de acesso é só acessar
a página de baixa informando
novamente o seu CPF, CNPJ e Título de Eleitor e claro, o código de
acesso que foi recuperado. Feito isso, clique no botão “prosseguir”
que aparecerá na tela.
Segunda etapa
Nesta
segunda etapa será apresentado um formulário de baixa contendo
todos os itens pertinentes ao cadastro da sua empresa MEI. Por isso,
confira todos os dados e certifique-se de que estão corretos. Caso
surja uma mensagem pedindo atualização
dos dados cadastrais,
acesse o formulário de atualização de dados cadastrais, informe o
seu código de acesso e os dados do seu registro, feito isso, é só
verificar se todos os campos estão devidamente preenchidos. Em
seguida, atualize os dados, confirme as alterações e volte para o
formulário de solicitação de baixa.
Terceira etapa
Com
todos os dados cadastrais verificados e atualizados marque o campo de
solicitação de baixa e confirme
no botão “continuar”.
Quarta etapa
Nesse
item aparecerá na página a tela mais uma vez a conferência
dos dados cadastrais
que foram preenchidos, estando tudo em ordem é só clicar em
“confirmar”.
Quinta etapa
Para validar
definitivamente a sua baixa como
Microempreendedor Individual é só clicar em “enviar”. A partir
desse momento a solicitação não poderá mais ser alterada.
Sexta etapa
Nesta
etapa final aparecerá uma tela informando seu certificado da
condição de Empreendedor
Individual – CCMEI e
a baixa que foi efetuada. Em seguida, imprima e guarde para
comprovações futuras.
É
também necessário entregar DASN
– Simei de
extinção, para será apresentada uma nova janela relativa ao
período em que seu MEI esteve aberto. Também é preciso realizar o
pagamento dos boletos relativos ao período em que o MEI esteve
ativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário