quinta-feira, 14 de abril de 2016

O Perfil do Contador


 O contador não é o mesmo que o despachante. Há os contadores que trabalham apenas transcrevendo todos os dados para o sistema informático da empresa – como, por exemplo, o SAP, que encontra erros, mas não os explica ao usuário. O profissional da contabilidade mais atual não deve se prender apenas ao sistema contábil da organização, e sim, deve escrever anotar, registrar e digitar dados importantes em seu próprio caderno de anotações. Uma das profissões mais bem remuneradas é a de contador.
Na empresa, o profissional como contador pode exercer desde funções de Para o fisco até auxiliar na tomada de decisões, que envolvem não apenas a empresa, como demonstra a figura abaixo:
 

 
Ao final deste processo a contabilidade gera as informações contábeis, contendo os dados necessários á empresa e capazes de satisfazer as necessidades decisórias de todos os stakeholders ou usuários da contabilidade – administração, investidores, bancos, governos e outros interessados. Mas afinal o que é o contador?
No tocante a atividade exercida pelo profissional de contabilidade na categoria de contador pleno há de se destacar habilidades próprias exercidas no departamento de controladoria. Por meio de tantas tecnologias, mudanças empresariais e constantes inovações o profissional da contabilidade insere-se como aquele que munido dos dados tem plena capacidade de executar atividades próprias dos controllers.
Em concordância dessas mudanças tem-se que o contador inserido na controladoria, (o que parece como se a segunda fosse uma ciência diferente) e enquadra-se no meio organizacional.
Este profissional pode se especializar e trabalhar como auditor em empresas multinacionais, bem como ingressar nessa carreira ao ter vinte e quatro anos de idade – fase em que começa a trabalhar como pica-pau, aprendiz ou como estagiário na empresa por durante cerca de três anos e com uma ajuda de custo que pode variar de 500 a 800 reais num total de oito horas diárias. Este estagiário, após ser efetivado passa a ganhar aproximadamente três mil reais e por fim pode acabar indo terminar o seu treinamento nos Estados Unidos, ganhando uma média de dezoito mil reais por mês, é claro, desde que tenha domínio do inglês.
Vale então uma dica para os estudantes de contabilidade que tenham menos de vinte e quatro anos: as grandes empresas de auditoria fazem processos seletivos para agregar novos aspirantes de auditoria, geralmente no primeiro trimestre do ano e aos que estejam cursando o terceiro ou quarto semestre. Esses estagiários passam por um treinamento intensivo de inglês e de contabilidade e recebendo apenas uma ajuda de custo. Mesmo sem estar formado um auditor externo pode ganhar normalmente mais de cinco mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário