quinta-feira, 14 de abril de 2016

14 de abril: dia internacional do café



O café dá a energia para começar o dia. Aquece as manhãs junto à família. Anima amigos reunidos no mundo todo, todos os dias! Em um blog que se dedica tanto à bebida, nada mais natural que prestar homenagens ao grão que até tem um dia especial. Na realidade, são dois dias: hoje, 14 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Café e, no dia 24 de maio, o Dia Nacional.
Hoje, ao ligar a TV para saber das notícias do dia antes de ir trabalhar fiquei sabendo que nesta data, 14 de abril, se comemoram o Dia Internacional do Café, uma das bebidas mais consumidas no mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos, ou seja, é mesmo muito popular e não é para manos, afinal, atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.
Dia Nacional do Café
  • Indonésia - 17 de agosto
  • Costa Rica - 12 de setembro
  • Alemanha - 24 de setembro
  • Japão - 1 de outubro
  • Nepal - 17 de novembro
  • Estados Unidos e Inglaterra - 29 de setembro
Curiosidades sobre o Café
Fonte de antioxidantes
É bem verdade que o Dia Internacional do Café ainda não foi oficializado tampouco existe um registro acerca de sua origem, o que ajuda com que cada nação crie o seu próprio Dia Nacional do Café. Aqui no Brasil é comemorado em 24 de maio, mas como nosso blog é globalizado, resolvemos antecipar a homenagem e aproveitar para divulgar conhecimento.
 Confira outros Dias Nacionais do Café pelo mundo:
1.      A borra do café funciona como um excelente adubo e é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira.
2.    Quando consumido nas doses corretas, ou seja, de 4 vezes ao dia, aumenta a capacidade de concentração, além de que a cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor. Contém vitaminas, sais minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres e cafeína, a principal amina ativa do café, que é absorvida rapidamente e chega ao cérebro em cerca de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a influência do neurotransmissor dopamina.
3.      A cafeína é estimulante e pode interferir no sono, causando insônia.
4.      É desaconselhado durante a gravidez devido ao aumento do risco de aborto e más formações congênitas.
5.      O uso regular da cafeína pode levar ao vício, efeito diurético e perda de minerais e vitaminas, causando enfraquecimento do organismo.

O café é uma importante fonte de antioxidantes, sendo que durante o preparo com a água as substâncias presentes nos grãos de café se misturam com a ela e se tornam parte da bebida. Muitos destes compostos são antioxidantes, protegendo os nossos órgãos da oxidação, que envolve os radicais livres trazem danos no organismo e consequentemente, ao envelhecimento.
Café acredite ou não, é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, superando ambas as frutas e legumes, combinados.

Assim, quando você está aproveitando uma xícara de café, não está recebendo apenas cafeína, mas um monte de outros compostos benéficos, incluindo antioxidantes poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário