quarta-feira, 20 de abril de 2016

LibreOffice Calc - 2ª parte


      E voltamos a apresentar funcionalidades desta poderosa planilha eletrônica!

      Planilhas, folhas e células

O Calc trabalha com documentos chamados de planilhas. As planilhas consistem de várias fo­lhas individuais, cada uma delas contendo células em linhas e colunas. Uma célula particular é identi­ficada pelo número da sua linha e a letra da sua coluna. As células guardam elementos individuais—texto, números, fórmulas, e assim por diante – que mascaram os dados que exibem e manipulam.
Cada planilha pode ter muitas folhas, e cada folha pode conter muitas células individuais. No Calc 3.3, cada folha pode conter um máximo de 1.048.576 linhas e 1024 colunas.

      Partes da janela principal do Calc

Quando o Calc é aberto, a janela principal é bastante parecida com a da Figura.


      Barra de ferramentas

Três barras de ferramentas estão localizadas abaixo da Barra de menus, por padrão: A Barra de ferramentas padrão, a Barra de ferramentas de formatação, e a Barra de fórmulas. Os ícones (bo­tões) nessas barras de ferramentas oferecem um amplo leque de comandos e funções comuns. Você também pode alterar essas barras de ferramentas.
Na Barra de formatação, as três caixas à esquerda são as listas de Aplicar Estilo, Nome da Fonte e Tamanho da Fonte. Elas mostram as configurações atuais da célula, ou da área selecionada. (A lista de Aplicar Estilo pode não estar visível por padrão.) Clique na seta para baixo, à direita de cada caixa, para abrir a lista.


      Barra de fórmulas

À direita da Caixa de nome estão os botões do Assistente de Funções, de Soma, e de Função. Clicando no botão do Assistente de Funções abre-se uma caixa de diálogo onde pode-se pesquisar em uma lista de funções disponíveis. Isso pode ser muito útil porque também mostra como as fun­ções são formatadas.
O termo função, em uma planilha, abrange muito mais do que funções matemáticas. Clican­do no botão Soma insere-se uma fórmula na célula selecionada que soma os valores numéricos das células acima dela. Se não houver números acima da célula selecionada, a soma será feita pelos valo­res das células à esquerda.
Clicando no botão Função insere-se um sinal de igual (=) na célula selecionada e na Linha de Entrada de dados, ativando a célula para aceitar fórmulas. Quando você digita novos dados numa cé­lula, os botões de Soma e de Função mudam para os botões Cancelar e Aceitar .
O conteúdo da célula selecionada (dados, fórmula, ou função) são exibidos na Linha de En­trada de Dados, que é um lembrete da Barra de Fórmulas. Você pode editar o seu conteúdo na pró­pria Linha de Entrada de Dados. Para editá-la, clique na Linha de Entrada de Dados e digite suas alte­rações. Para editar dentro da célula selecionada, clique duas vezes nela

      Utilizando o mouse

Posicione o ponteiro do mouse sobre a célula e clique. Utilizando uma referência de célula . Clique no pequeno triângulo invertido bem ao lado da Caixa de nome.


A referência da célula selecionada ficará destacada. Digite a referência da célula que desejar e pressione a tecla Enter. Ou, apenas clique na Caixa de nome, pressione a tecla backspace para apa­gar a referência da célula selecionada, digite a referência de célula que desejar e pressione Enter.

      Utilizando o Navegador

Para abrir o Navegador, clique nesse ícone na Barra de ferramentas padrão, ou pressione a tecla F5, ou clique em Exibir → Navegador na Barra de menu, ou clique dias vezes no Número Se­quencial das Folhas na Barra de estado. Digite a referência da célula nos dois campos na parte supe­rior, identificados como Coluna e Linha, e pressione Enter. Na Figura 8 o Navegador selecionaria a cé­lula A7.
Você pode embutir o Navegador em qualquer lado da janela principal do Calc, ou deixá-lo flutuando. (Para embutir ou fazer flutuar o navegador, pressione e segure a tecla Control e clique duas vezes em uma área vazia perto dos ícones dentro da caixa de diálogo do Navegador.)


O Navegador exibe listas de todos os objetos em um documento, agrupados em categorias. Se um indicador (sinal de mais (+) ou seta) aparece próximo a uma categoria, pelo menos um objeto daquele tipo existe. Para abrir uma categoria e visualizar a lista de itens, clique no indicador.
Para esconder a lista de categorias e exibir apenas os ícones, clique no ícone de Conteúdo . Clique neste ícone de novo para exibir a lista.

      Utilizando o mouse , teclas de Tabulação e Enter e as teclas de seta

Para mover o foco utilizando o mouse, simplesmente coloque o ponteiro dele sobre a célula que deseja e clique com o botão esquerdo. Isso muda o foco para a nova célula. Esse método é mais útil quando duas células estão distantes uma da outra.


Utilizando as teclas Enter e tabulação:
  1. Pressionando Enter ou Shift+Enter move-se o foco para baixo ou para cima, respectivamen­te.
  2. Pressionando Tab ou Shift+Tab move-se o foco para a esquerda ou para a direita, respectiva­mente.
Pressionando as teclas de seta do teclado move-se o foco na direção das teclas.
Utilizando as teclas Home, End, Page Up e Page Down
  1. A tecla Home move o foco para o início de uma linha.
  2. A tecla End move o foco para a ultima célula à direita que contenha dados.
  3. Combinações da tecla Control e da tecla Alt com as teclas Home, End, Page Down, Page Up, e as teclas de seta movem o foco da célula selecionada de outras maneiras.
A tecla Page Down move uma tela completa para baixo e a tecla Page Up move uma tela completa para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário