segunda-feira, 18 de abril de 2016

Ética e Moral

Os Simpsons - Homer - Ética e Moral

Ética é o conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica. É uma reflação sobre a moral.

Ética é princípio. Relacionado com a natureza já nascemos com ela (certo ou errado)

Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são desenvolvidas ao longo da vida do homem através da educação, pela tradição e pelo cotidiano.

Moral são aspectos de conduta específicas

Ao nascer, cada pessoa tem seu próprio “berço”, que lhe serve como primeiras referências na vida e sobre a vida, e é representado pelo conjunto de condições que o cercam, entre as quais encontramos: a família à qual pertence, a religião que pertence, o país onde nasceu (incluídas as diferenças de cultura, de leis).

Essas condições vão acompanhar a pessoa durante a vida toda e pode ser modificada ao longo da existência enquanto outra parte lhe acompanhará ao longo de toda vida. Essas condições influenciarão as pessoas em todos os momentos.

Questões ligadas à “justiça social”, entre os homens.

Com o passar dos anos a situação muda, e a medida que recebem informações, elas aprendem a analisá-las e aceitá-las ou não.

O comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas condições que cada uma tem ao seu redor.

O comportamento das pessoas não é estável, em face das modificações sofridas nas condições que acompanham cada pessoa durante a vida. Cada pessoa tem uma forma de analisar e entender as informações que lhes são passadas, que pode modificar os seus valores e transformar seu comportamento.

A diferença entre os valores das pessoas, em consequência, dos comportamentos pode ser vista naquilo que diz respeito ao atendimento de sua necessidade no dia a dia.

O ser humano busca satisfazer a uma série de necessidades (alimentar-se, vestir-se, abrigar-se das ações da natureza, divertir-se, etc).


Como pode ser percebido as diferenças verificadas entre as pessoas e consequentemente, entre as sociedades são traduzidas por pensamentos e por comportamentos distintos. Essas diferenças provocam o aparecimento de conflitos no meio da sociedade. Pessoas que buscam atingir vários objetivos e que enxergam a vida através de seus próprios valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário