quarta-feira, 13 de abril de 2016

Instalando o emulador da HP 12C no Ubuntu e seus derivados

HP 12C rodando no Linux Mint


Quando estava no terceiro semestre de Ciências Contábeis o professor disse que inevitavelmente teríamos que comprar uma calculadora financeira HP 12C, calculado bem cara. Na época não tinha dinheiro e tive que me virar nos 30 usando uma científica emprestada. Bem, hoje tenho, uso bastante mas me veio uma questão: tem versão para usar em meu computador com Ubuntu?
Procurando na internet encontrei o link:


Na página cliquei em download e esperei o arquivo ser baixado. Não me preocupei com o fato de seu computador ser Windows, Linux ou Mac pois pela página notei que o programa era compatível com qualquer plataforma.
Daí foi fácil, baixei os arquivos e descompactei, gerando a pasta finanx-12c-0.1.4 e selecionei o arquivo finanx.jar (um aplicativo que funciona em java).
Então veio um problema: não abria no Ubuntu, sendo que antes baixei o arquivo numa máquina com Windows e lá funcional bem, sendo que só cliquei e abriu. Aí veio a resposta. Naquele S.O. tenho o Java instalado, tanto que o ícone tem o desenho do Java.
Então legal, era só instalar o Java também no Ubuntu e, eis que outro problema: a máquina java que está na central de programas é o JDK (JDK é o nome da versão do Java no Linux, que não é compatível com este programa da Calculadora HP12C). Instalei e depois cliquei no arquivo baixado para abri-lo e nada feito. Até dei a permissão para executá-lo como software e nada. É, o jeito foi instalar o Java tradicional mesmo.
Para instalar o Java 8 no Ubuntu ou outra distro baseada nele vamos utilizar o PPA do WebUpd8, abra o terminal (dê Ctrl+Alt+T) e cole os seguintes comandos no terminal, clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção colar1:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java

Isso vai inserir o repositório com o PPA do Web Upd8 no cache de seu APT. Após digitar dê Enter e o terminal solicitará sua senha de Root (administrador). Você a digitará às cegas (a senha não aparece) e depois:

sudo apt-get update

Isso vai atualizar o cash do APT, para que seu instalador entenda que aquele endereço inserido é uma fonte de programas e:

sudo apt-get install oracle-java8-installer

Isso vai baixar e instalar o programa no seu computador. Feito isso reinicie sua máquina, afinal de contas o Java precisa ser “ativado na inicialização”.
Com tudo funcionando normalmente, volte ao local onde você baixou ou que esteja o arquivo extraído de nome finanx.jar e dê permissão de execução nele clicando com o botão direito do mouse, além de dar prioridade de abertura com o Java:
Após marcar o “permitir execução do arquivo como um programa”, vá para a próxima aba:
Escolha como programa padrão o Oracle Java 8 Runtime e marque “Definir como padrão”. Assim que mandar abrir o programa o resultado será como a foto ilustrada.

Então é isso. Espero que tenham gostado e até a próxima.


1Diferentemente do que estamos acostumados, no Terminal quando você dá Control + C em vez de copiar um texto você cancela a ação em momento (associe com control Cancele).

3 comentários:

  1. No antigo blog aparecia a imagem do vídeo, podendo assistir na própria página, aqui não. Isso foi muito mau. pelo menos funciona XD

    ResponderExcluir
  2. infelizmente foi descontinuado porque a oracle mudou sua politica em 2019

    ResponderExcluir