terça-feira, 19 de abril de 2016

Metamorphose, uma distro brasileira completa


Review sobre o Metamorphose Linux


Link para efetuar o Download: http://www.metamorphoselinux.net/

De acordo com o site do desenvolvedor (que é brasileiro, vamos valorizar!) esta distro:

O Metamorphose é um sistema operacional baseado no Debian/Linux, seu desenvolvimento começou em 2006 e sua primeira versão foi lançada em 2008, sempre com o mesmo desenvolvedor, o Ailton N. de Matos. Com o objetivo de ser simples, completo e com um visual agradável para usuários iniciantes ou avançados. Conta com uma das  maiores compatibilidades de hardware e software da atualidade, focando sempre em compatibilidade de arquivos, produção e entretenimento.

Testamos a distro usando um pendrive inicializável com a ISO do sistema e apresentamos nossas observações nesse vídeo:



Nota-se que o Metamorphose é uma distro atualizada, tendo em seu leque de programas para escritório uma versão bem recente do LibreOffice. Um ponto que, em minha opinião precisaria melhorar, é a aparência das letras (muito finas, cansa a vista) e as extensões a serem colocadas nativamente. Já testei outra distro brasileira (DuZeru) e aquela contava com bem mais extensões instaladas, entre elas, o VERO, um verificador ortográfico. Mas no greal, está muito bom, aliás, em distros bem mais conhecidas, como o Ubuntu e Linux Mint o LibreOffice vem sem qualquer extensão. Cabe ao usuário acessar o site oficial e baixar as extensões que precisar, uma a uma.

Alguns pontos positivos sobre o Metamorphose Linux:

  • O sistema já vem com JDK. Ponto positivo nisso. Aliás, mais um.
  • Programa educativo moderno, é claro, em menor número do que na versão 7, mas foi uma forma de diminuir o tamanho da ISO.
  • Surpresa: já vem com Bíblia para brasileiros, brasileiros “evangélicos”… Podia ter uma versão católica, né?
  • Já vem com o Play On Linux, programa que serve para emular programas que são feitos e só abrem no Windows. Entendeu? Jogos pesados em formato .EXE, por exemplo, podem ser emulados por este programa.
  • Tem o editor de vídeos profissional Kdenlive. Se tem paciência para estudá-lo, o céu é o limite.
  • Reprodutor de músicas Amarok, muito mais completo que Windows Media Player.

Minha análise: vale muito a pena instalar esse sistema operacional, ou pelo menos experimentá-lo em live pendrive, como estou fazendo nesse momento, técnica que não afeta em nada o HD da sua máquina.

O sistema é rápido e fácil de usar, totalmente intuitivo e essa versão do KDE plasma é muito bonita e moderna realmente.


Dê uma chance ao Linux, e talvez, a uma distro brasileira, como esta, o Metamorphose Linux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário