terça-feira, 19 de abril de 2016

O que é GECON


O sistema GECON é um modelo gerencial de administração baseado em resultados econômicos, contemplando o sistema de gestão e o sistema de informação que integrados objetivam a eficácia empresarial.
O sistema de gestão envolve os aspectos de planejamento, execução e controle das atividades, sendo estruturado com base na missão da empresa, crenças e valores e busca excelência empresarial e otimização do desempenho econômico da empresa. O sistema de informação envolve os aspectos informativos, ou seja, ferramentas que auxiliem no processo de tomada de decisão, abrangendo diversos módulos, como vendas, investimentos, finanças, estocagem, etc. O sistema de informação permite que os resultados gerados sejam avaliados e também as áreas organizacionais através da avaliação de desempenho, aonde é possível a identificação de variações e mostra as verdadeiras causas de desvios.
O objetivo da GECON é a otimização dos resultados por meio de melhorias de produtividade e eficiência operacionais. O GECON adota alguns princípios:
  • A eficácia das áreas promove a eficácia da empresa;
  • As áreas só sofrem responsabilidade sobre eventos que realmente tenham responsabilidade, nada é transferível para outras áreas, inclusive os resultados de decisões financeiras tomadas por gestores operacionais são imputados a sua área respectiva;
  • A avaliação das áreas é resultados não só de custos, mas também e receitas geradas.
Sendo assim, os conceitos de gestão econômica são distribuídos e incorporados por decisão e ação em todas as áreas da empresa, dentro de uma visão de corresponsabilidade.
Com as mudanças no cenário mundial é exigida dos gestores uma visão total do sistema que envolve as organizações empresariais. O Sistema GECON promove uma maior transparência e maior envolvimento de todas as áreas e gestores, que são avaliados por sua contribuição efetiva e com a grande transparência de processos eles possuem uma visão clara do que vem ocorrendo, agilizando o processo decisório e de ação, caso necessário, já que com a monitoração eficaz também é possível minimizar riscos. Tendo, portanto, como finalidade a identificação, mensuração, informação e decisão sobre os eventos econômicos.
O sistema GECON objetiva, a confiabilidade e oportunidade, propiciando maior nível de delegação de autoridade sem perda de controle, além disso, busca estimular a criatividade dos gestores e seu envolvimento efetivo.


    Sistema empresa

A proposta é que a empresa seja analisada como um sistema organizacional que exerce atividade econômica, não sendo relevante a forma jurídica como se constitui, tão pouco com a natureza dos benefícios gerados. A diferente ideia de sistema tem ajudado a compreensão de vários assuntos no âmbito de organizações empresariais, isso vale também sobre a sua definição. Sistemas são conjuntos de elementos interdependentes, cada um com seu desenvolvimento de função, para atingir os objetivos do todo, justificando a união de suas partes.


      Conceitos e características dos sistemas

Os sistemas em relação a sua capacidade de interação podem ser abertos ou fechados, onde os abertos são capazes de interagir com o meio ambiente e os fechados não. Em relação a sua capacidade de alterar suas características por consequência de realização de atividades podem ser: estáticas, aonde não realizam atividades, portanto não sofrem modificações; dinâmicas, tem suas características alteradas de acordo com realização de atividades, internas ou em consequência de seu ambiente, e homeostáticas, são considerados estáticos em relação ao ambiente externo, mas dinâmicos quanto ao seu funcionamento.


      Empresa como sistema aberto e dinâmico

A continuidade, a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de uma organização estão na sua capacidade de interagir com o ambiente em que está inserida. A organização sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte. Muitas das influências externas não podem ser previstas ou controladas. Sob o enfoque da teoria dos sistemas, as organizações caracterizam-se como um sistema aberto e dinâmico, onde o sistema é visto como um conjunto de elementos interdependentes que, interagem entre si, com determinados objetivos e efetuam determinadas funções. Como um sistema aberto a empresa está constantemente interagindo com o ambiente e como sistema dinâmico realiza atividades que a mantém em constante mutação.


      Ambiente, segmento e continuidade

O ambiente externo é um conjunto de entidades que direta ou indiretamente impactam ou são impactados pela atuação da empresa, constando os ambientes remotos e próximos. Um ambiente remoto é composto de entidades que embora possa não se relacionar diretamente, possuem autoridade, domínio, ou influência para definir variáveis, uns exemplos claros são governo e entidades regulatórias. O ambiente próximo e composto de entidades que atuam e competem tais como fornecedores, concorrentes e os próprios clientes. Segmento é definido como um conjunto de atividades que constituem determinados estágios de ciclo econômico, que inicia desde a obtenção de insumos até o consumo final dos produtos ou serviços gerados. A adaptabilidade ao ambiente externo e ao qual está inserida, autocontrole para manter dentro do limite normal algumas variáveis e informação são aspectos que precisam ser analisados e aplicados objetivando o pressuposto da continuidade e durabilidade da empresa.


      Modelo conceitual do Sistema Empresa

A Missão caracteriza a verdadeira razão de existência da empresa, assumindo papel permanente e direcionando seu modo de ação, que devem fluir independente de condições ambientais do momento e também de condições internas. Os objetivos da empresa devem ser formulados de acordo com a sua missão, visando orientar a sua atuação. Os objetivos sociais e econômicos da empresa devem ser conciliados, pois se tratam do equilíbrio que a empresa necessita na sua estrutura. A organização é composta de vários subsistemas do sistema principal, cada um tem suas características próprias, porém de forma se relacionar na constituição de um todo, e com objetivos ou uma razão que integra e justifica a reunião de suas partes.
  • Subsistema institucional: crenças, valores e expectativas dos proprietários da empresa que se convertem em diretrizes e norteiam o comportamento diante do ambiente externo.
  • Subsistema físico: elementos materiais da empresa, imóveis, instalações, máquinas, veículos, etc.
  • Subsistema social: elementos humanos da empresa e suas características próprias.
  • Subsistema organizacional: como são agrupadas as atividades da empresa (departamentalização).
  • Subsistema de gestão: orienta a realização das atividades da empresa a seus propósitos, ou seja, a dinâmica do sistema. Planejamento, execução e controle das atividades empresariais.
  • Subsistema de informação: processamento e geração de informações.

      Modelo de gestão, processo de gestão

De acordo com a GECON, o modelo de gestão deve explicitar todas as regras básicas ou diretrizes principais para gestão da empresa, para que cumpra a missão para a qual foi constituída. O processo de gestão configura-se com base nas definições do modelo de gestão da empresa, procurando assegurar que as decisões conduzam para a missão pela qual foi criada.


      Eficiência empresarial

A eficácia empresarial se caracteriza pelo grau de atendimento da missão do negócio e garantia de continuidade da entidade. Entende-se por eficácia a capacidade gerencial de “fazer com que as coisas sejam realizadas”, ou atingir os resultados planejados.
Na eficácia entende-se também que não é simplesmente atingir ou não um objetivo, mas a visão de diferentes graus de atendimento. Em se tratando de alcance da eficácia do sistema empresa e de cada uma de suas partes implicam em levar em consideração requisitos fundamentais, como produtividade, eficiência, satisfação, adaptabilidade do processo decisório e desenvolvimento.
Diversos autores apresentam a sua visão sobre eficácia empresarial. Gibson (ET al.1988:77) define eficácia como sendo o grau que as organizações atingem a sua missão, metas e objetivos, dentro de seus recursos.

O resultado econômico constitui a melhor maneira de mensurar a eficácia empresarial, com o objetivo de conduzi-la a melhores níveis adequando a realidade da empresa. Se uma empresa é eficiente, este ponto estará refletido no lucro de forma positiva, o mesmo acontece se a mesma satisfizer seus clientes, ou tiver uma posição vantajosa no mercado, e assim também com os demais índices. No entanto, o lucro não é o contábil, o ortodoxo segundo a legislação ou normas contábeis, mas sim o lucro econômico, medido através de um sistema de mensuração que realmente espelhe o patrimônio econômico empresarial e suas mutações.