Cansado de levar calote de clientes?
Todo
empreendimento uma hora ou outra deve enfrentar aqueles clientes que
são servem para dar dor de cabeça. Não tem como escapar. Agora
imagine a situação: você juntou dinheiro suficiente e realizou
aquele sonho que tinha desde o primeiro semestre: abrir o próprio
escritório de contabilidade. Comprou computadores, móveis, alugou
um espaço, adquiriu a licença dos programas, fez as placas, estava
tudo certo. Vieram os clientes e depois a crise econômica. E num
belo dia sombrio um de seus clientes não lhe pagou os honorários e
chega para você com um cheque para seis meses... Depois disso piora:
mais clientes deixam de pagar a mensalidade e começa a ver o seu
caixa ficando menor. O que fazer?
No caso de
escritórios de contabilidade, a inadimplência consiste na falta de
pagamento em dia ou mensal de um cliente para quem se prestou um
serviço firmado contratualmente.
Tendo em
vista que há diferentes tamanhos de escritórios de contabilidade
não é certo afirmar qual a taxa de inadimplência ideal e crítica
para os clientes. Pode-se supor que um escritório de contabilidade
com dez funcionários e dois sócios, sendo que a maioria de seus
clientes são micro e pequenas empresas sofreria mais com a falta dos
recebimentos de honorários do que um escritório gigante e que
certamente teria um fundo de reserva para se manter por um bom
período de tempo de crise. Sob esse aspecto, pode-se sugerir – mas
não dar como regra – a seguinte faixa de inadimplência:
Inicialmente o escritório contábil deve identificar as suas faixas de inadimplência, para com isso definir os tamanhos das situações aceitáveis e extremamente graves, que futuramente podem levar ao fim do empreendimento. Após isso, o escritório deve fazer um levantamento de quantos clientes estão inadimplentes (a participação dos saldos a receber perante o total de receitas com honorários e mensalidades). Para nosso exemplo, consideramos uma situação crítica para um escritório o caso igual ou maior que um em cada quatro clientes esteja sem pagar suas obrigações.
Os modelos
propostos a seguir para a redução da falta de recebimentos provém
do site da empresa NIBO, escritório de contabilidade que se
especializou no fornecimento de sistemas de gerenciamento financeiro
em nuvem (www.nibo.com.br). No
entanto, fizemos alguns ajustes.
É claro
que vale a pena ter-se em mente alguns dos aspectos que mais
contribuem para as altas taxas de inadimplência em escritórios de
contabilidade, principalmente no Brasil. O proprietário de um
escritório de contabilidade deve valorizar o próprio serviço como
um trabalho exercido por profissional. Deve deixar claro ao cliente
que o que ele oferece é um produto e como tal, a falta de pagamento
conduzirá ao inadimplente a perda desse bem único.
São
aspectos a serem levados em conta:
-
Serviços contábeis são profissionais, não é qualquer um que é qualificado a exercê-los;
-
Contadores são bons para cuidar do patrimônio dos outros mas quando o caso é o deles, deixam a desejar, não sendo firmes nem metódicos nas cobranças e em seu departamento financeiro;
-
Em escritórios pequenos muitas vezes o responsável pela emi são dos boletos e cobrança é o próprio dono do escritório (por falta de funcionários e por tamanho pequeno do empreendimento), o que o faz não dar muita importância a essas questões, frisando mais a obtenção novos de clientes do que os recebimentos;
-
Clientes acostumados a pagar em atraso ou por último ficam acomodados e estimulados a continuarem a negar pagamentos quando vem que seus maus hábitos não são punidos, financeiramente falando;
-
Clientes “mau pagadores” não têm incentivo para acertar as contas, afinal de contas, em contabilidades menos estruturadas se pagar fora do prazo o contador aceita o pagamento e pronto, nada de multa nem juros, então, para que pagar antes do vencimento?
-
Ferramentas de cobrança são muito trabalhosas, principalmente para escritórios formados por um conjunto mínimo de colaboradores já tão sobrecarregados com serviços;
Com o
cenário apresentado acima tem-se a situação: o cliente não paga e
não dá valor ao serviço, e como não há penalidades, acaba
entendendo que a obrigação de pagar os honorários do contador são
irrelevantes perante o rol de obrigações que a sua empresa já
apresenta diariamente. O que é proposto aqui é fundamental não só
para a mudança do comportamento descrito acima, como também serve
para contribuir efetivamente para a redução da taxa de
inadimplência no escritório contábil.
Identificando o padrão de comportamento
Assim como
uma doença, a inadimplência mostra sinais quando começa a se
manifestar. Logo, saber ler esses sinais de perigo é uma forma de
identificar possíveis mal pagadores futuros e dores de cabeça mais
tarde:
-
Atraso no pagamento de algumas contas: começa sutilmente, deixando de pagar o DAS, depois o INSS, daqui a pouco pede o recalculo do FGTS. Passados meses é parcelamento e finalmente o dia em que não consegue mais emitir uma Certidão Negativa de Débitos. O próximo a levar calote pode ser o escritório de contabilidade;
-
Contas em atraso se avolumam (+30, + 60 dias): se o cliente não pagou o mês de janeiro, passados 30 dias e ele não levou multa nem qualquer advertência, poderá ficar sem pagar o de fevereiro, até porque a dívida será dobrada. É bom fazer com que ele pague antes de chegar o próximo vencimento;
-
Tentativa de negociação do valor em aberto: é sempre indício de que o cliente não tem condição ou vontade de pagar a dívida dentro do vencimento, tentando parcelar o honorário para mais à frente, só que isso não anula os próximos meses a pagar;
-
Não cumprimento do acordo: foi firmado que o contador faz o serviço em troca do pagamento do cliente numa determinada data, logo, quando a data é desrespeitada nada impede que os meses seguintes serão quitados e nem que as obrigações do cliente serão atendidas;
-
Perda do cliente e perda do valor em aberto: que se dá quando a importância é muito grande e ultrapassa as condições do cliente, que sem saída parte para outra contabilidade.
Não tome decisões que não estejam formalizadas
A rotina
massante de um contador pode fazer com que ele acabe perdendo a sua
postura profissional perante um cliente inadimplente que insiste em
não pagar ou negar a dívida. No entanto, essa atitude por parte do
profissional apenas deturpará a sua imagem. Assim, em vez de sair
aos gritos o contador deve agir fria e racionalmente, procurante
cobertura no contrato de serviço assinado e nos meios financeiros
cabíveis. Assim também, não se deve cair na armadilha “ele finge
que me paga e eu finjo que trabalho”, quando os dois lados deixam
as coisas seguirem seu rumo, fazendo vista grossa. A consequência
disso é que quando o cliente for ao escritório do contador
solicitar documentos (como uma Balanço Patrimonial para participar
de uma licitação) e o relatório simplesmente não está pronto.
Nessa o cliente questiona, o contador responde e o cliente volta a
indagar não haver ter recebido notificação alguma para o coorte do
serviço. Assim o importante é evitar os seguintes passos quando não
houver cumprimento do acordo:
-
Suspensão dos serviços sem formalização adequada, pois demonstra falta de profissionalismo e preparo do profissional para esse tipo de situação, principalmente quanto ao compromisso de avisar do corte do serviço bem antecipadamente. Pense: a concessionária de energia primeiramente manda a conta com aviso de atraso e possível corte caso o pagamento não seja feito, então por que o contador não pode agir assim?
-
Multas, discussão e estresse sem aviso antecipado em acordo. É bem diferente o contador cobrar do cliente por e-mail a importância atrasada acrescida de multa e juros exacerbados e o cliente se achar prejudicado e enganado do que estar tudo acordado e bem esclarecido em contrato antes do início dos serviços. Assim, com o cliente ciente de quanto pagará de juros e multas não terá do que reclamar após receber notificações pelo atraso e eventualmente ser o nome protestado em cartório pela falta pagamento de um boleto registrado.
-
Perda do cliente e perda do valor em aberto logo, é melhor conversar com o cliente e até aceitar um acordo de parcelamento com juros num prazo maior (desde que perceba que ele quer se regularizar) do que ele sair do escritório devendo 100% de seu serviço.
Organizando a rotina de cobranças do seu escritório
Como foi
mencionado, é aconselhável que o cliente esteja a par dos encargos
decorrentes de atrasos, e para reforçar, o escritório de
contabilidade deve sempre relembrar o cliente dos prazos de
vencimentos (caso note que ele paga impostos em atrasos), tanto por
e-mail quanto por telefone, e sempre antes do vencimento. O ato de
enviar uma proposta detalhada e ter um contrato de prestação de
serviços com seus clientes vai dar força ao escritório em
situações desagradáveis quando o cliente deixar de pagar os
serviços. Assim, é recomendado que a proposta defina o escopo, os
preços e as consequências da inadimplência. Após aceita e
assinada a proposta, o prestador de serviços envia ao cliente um
contrato onde estão definidos além dos termos da proposta, as
multas e juros que serão cobrados, irreversivelmente:
-
Defina claramente o escopo do seu serviço – Importante para definir serviços incluídos no contrato e de preferência, dando valor para cada serviço prestado. Isso vai de encontro à valorização do serviço prestado como se fosse um produto exclusivo. Os bancos são bons nisso, em dar nomes aos seus serviços oferecidos como se fossem produtos fabricados e colocados à venda, cada um com um preço próprio. Isso dará ao cliente a impressão de que se paga muito o faz por serviço (ou produto) que adquire;
-
Liste os itens que serão cobrados a parte – Esclarece que o contrato não inclui “todos” os serviços, até porque a rotina contábil pode ser imprevista e vez ou outra precisará de serviços de terceiros (como motoboy), que não estão sob seu controle;
-
Defina claramente obrigações do seu cliente (envio de documentos no prazo, etc.) – Alerta o cliente para suas obrigações;
-
Defina multa e juros para pagamentos em atraso (10% + 1% am) – Melhora a pontualidade dos pagamentos;
-
Defina condições para suspender prestação de serviços por não pagamento (30 dias) – Evita desentendimentos decorrentes de uma possível paralisação dos serviços e coloca o contador na lista de prioridades de pagamento;
Você precisa estar disposto ao desconforto
Se você
quer mudar, saindo dessa situação de incertezas em que seu
escritório de contabilidade está, saiba que você precisa estar
disposto à mudanças em sua gestão empresarial e postura
profissional, e isso inevitavelmente irá levá-lo ao desconforto.
Como já venho demonstrando, cobre multas e juros de seus clientes,
pois assim, a possibilidade de um pagamento de multa faz com que o
cliente priorize o pagamento em dia. E não descarte a possibilidade
de registra seus boletos junto ás instituições financeiras e de
levar os vencidos ao cartório para protestar o cliente mal pagador
que lhe dá problema. Mas é claro, ele deve sempre estar ciente
dessa possibilidade de punição.
Organize-se
Crie uma
régua de cobrança, que nada mais é do que um fluxograma do que
fazer quando determinada situação ocorrer. Por exemplo, uma régua
de cobrança elaborada pela NIBO:
Fonte: www.nibo.com.br
Conforme a
explicação da NIBO:
Consiste
numa agenda que avisa ao departamento financeiro o que este deve
fazer com o cliente inadimplente, desde o envio do primeiro boleto de
cobrança até a suspensão da prestação de serviços.
Ideal
que a data do recebimento seja um pouco anterior à do vencimento;
Recomendável
que o boleto seja enviado mais ou menos 5 dias antes do seu
vencimento;
Envie
um lembrete de cobrança na data do vencimento;
Quando
o título estiver vencido:
Fazer
a conciliação bancária no dia seguinte do vencimento;
Identificar
pagamentos não realizados e enviar e-mail perguntando sobre a não
identificação de tal pagamento em até 2 ou 3 dias após o
vencimento;
Reenviar
este e-mail, com boleto de pagamento em anexo, a cada 7 dias, até
que o mesmo seja pago;
Além
do envio dos e-mails, é importante que o departamento financeiro
entre em contato com o cliente, em um período entre 7 e 10 dias,
para que a incerteza e a impessoalidade dos e-mails não sejam
motivos para a falta de pagamento;
Após
30 dias de inadimplência, é recomendável que se envie uma carta
avisando sobre a suspensão dos serviços de contabilidade, dentro de
30 dias, caso o pagamento não seja regularizado. É importante que
essa tenha aparência séria e profissional e, se possível, que
atente o cliente quanto à existência de multas em decorrência da
suspensão dos serviços e do atraso no pagamento;
Contatos
posteriores devem ser feitos diretamente pelo sócio,
preferencialmente por meio de uma ligação amigável;
Finalmente,
caso o pagamento não tenha sido feito após 60 dias, é importante
que se suspenda a prestação de serviços formal e legalmente, por
carta ou e-mail redigido por um advogado, preferencialmente;
Resumindo,
seja metódico na criação dos eventos de seu departamento
financeiro, estabelecendo prazos máximos e folgas para recebimento e
número de vezes para entra em contato para a eliminação de
calotes. Logo, crie a sua própria régua de acordo com a rotina do
seu escritório. É de extrema importância que a sua régua seja
justa e que seu cliente tenha uma percepção clara sobre a
organização financeira e sobre a seriedade das cobranças no seu
escritório.
Organização interna
-
Divida as funções no seu escritório.
O
responsável pela e cobrança não deve ser o mesmo responsável
pelas funções comerciais e operacionais do seu escritório. Com
isso o administrador do escritório pode estar admitindo
profissionais para colaborar a cuidar desta questão com indivíduo
que permanecerá no setor comercial e operacional: Carismático; Ter
boa comunicação; Ter bom conhecimento da operação, que é
essencial em todos os setores do escritório. Os
profissionais responsáveis pelo departamento financeiro que devem
ser metódicos, detalhistas, perfeccionistas.
Seja sempre profissional e educado
Seja
sempre profissional e educado, pois em todos os ramos a educação é
primordial e não tenha constrangimento em cobrar, não seja seco em
suas cobranças, seja descontraído quebre os paradigmas em relação
a cobrança. Aliás pessoas são acostumadas a serem cobradas em
todos os sentidos, tanto comercial como em qualquer relação faz
parte de um negócio, tendo uma cobrança de forma diferenciada não
tem aquela tensão quando ela for exigida.
Além do
mais, é mais fácil fazer com que pessoas paguem profissionais
sérios e educados do que grosseiros e pouco profissionais.
Identifique os “mal pagadores”
Comece a
depurar sua base de clientes. Identifique os “mal pagadores” e
opte por não trabalhar mais com eles. Identificando-os marque
reuniões com os clientes inadimplentes explique a situação que ele
se encontra em seu escritório e informe o motivo de não dar
continuidade.
Evite usar ferramentas complexas
Evite usar
ferramentas complexas e trabalhosas em seu sistema de cobrança pois
isso gera entre outros problemas a Inconstância na cobrança (não
levam a sério); dificuldade de seguir a régua (por falta de
organização adequada ao alto nível de complexidade) e altas taxas
de inadimplência.
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