Num
ambiente empresarial tão competitivo o qual temos vivido e visto nas
últimas décadas, tendo o sistema capitalista como agulhão
decisório nos rumos das empresas em como sobreviver, considerar a
análise do Preço de Transferência, com a aplicação do conceito
de custo de oportunidade é solidamente considerado de maneira
funcional no Sistema de Gestão Econômica GECON.
A
aplicação desta metodologia numa empresa pode contribuir
significativamente na eficiência e eficácia financeira, na
mensuração criteriosa do resultado econômico, bem como a avaliação
do custo de capital da empresa, e contribui também na avaliação de
desempenho dos segmentos internos da empresa.
Custo de
oportunidade é o valor de um recurso, bem ou processo em seu melhor
uso, pode ser expresso como o valor medido entre uma ou mais
alternativas comparadas entre elas. Tais alternativas devem
necessariamente possuir as mesmas características, ou seja, devem
produzir o mesmo resultado esperado. Na prática, é o benefício
efetivamente obtido de uma decisão, considerando o melhor uso
alternativo dos recursos envolvidos. Tendo em vista o custo da
oportunidade, podemos aplicá-lo quando analisamos o preço de
transferência de uma empresa.
É o valor
pelo qual são transferidos bens e serviços entre as atividades e
áreas internas de uma organização. Segundo Catelli (2001). Os
fundamentos do conceito do preço de transferência seguem as
seguintes considerações:
“Toda
empresa é um processo de transformação de recursos em
produtos/serviços, composto de diversas atividades que interagem
entre si; As atividades possuem caráter econômico, que se
materializa pelo consumo de recursos e geração de produtos e
serviços; Os recursos consumidos, por serem escassos, possuem valor
econômico (custos), e os produtos/serviços gerados, por
satisfazerem necessidades ambientais, também possuem (receitas); e
“As atividades contribuem para os resultados econômicos da
empresa.”
Quando
avaliado as possibilidades de tomada de decisão de optar ou não por
uma forma de desenvolvimento do trabalho de um determinado segmento
produtivo de uma organização, a análise do preço de
transferência, utilizando como ferramenta o conceito do custo de
oportunidade, o gestor deve ter ciência que o custo de oportunidade
de um fator, representa economicamente, seu verdadeiro valor.
E também,
aquilo que é desprezado como oportunidade quando da opção por uma
alternativa, é a possibilidade de obtenção de melhores resultados
em outras oportunidades.
Os
fundamentos para a análise são que as atividades de uma empresa
possuem um valor econômico, ou seja, necessitam de recursos para
gerar produtos ou serviços, estes por sua vez, tem um valor
econômico (receita) a ser transferido ao próximo fator produtivo.
Tomamos
como exemplo uma empresa que produz refrigerantes, o setor onde é
produzida a tampinha da garrafa necessita de um valor capaz de
produzir a tampinha (custos de produção), com todos os seus insumos
necessários. Por sua vez, este setor quando transfere os seus
produtos para o setor de envasamento, transfere com um valor a ser
agregado ao produto final (valor de venda).
Estes
conceitos fazem com que o gestor constantemente analise a empresa e
as possibilidades alternativas de produzir seus produtos e serviços
na melhor eficiência e eficácia econômico-financeira, mantendo o
mesmo padrão exigido.
Segue
quadro
Quadro
12-1: Preço de transferência em Custos
Segue
quadro:
Quadro
12-2: Preço de transferência e negociações
Segue
quadro:
Quadro
12-3: Preço de transferência e preços de mercado
Devem ser
consideradas algumas premissas na aplicação do conceito em uma
empresa: Quando avaliadas as possibilidades de transferência em
setores ou segmentos de uma organização, as alternativas devem ser
viáveis para o negócio.
Segue
quadro
BASE
METODOLOGIAPONTOS
FORTES PONTOS FRACOS
Figura 1: Segmentação da empresa: processo de transformação de
produtos e serviços
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