Traçado a
missão e o planejamento estratégico da empresa, cada área, através
de seu gestor deve se organizar de modo a promover também todo o
ciclo de planejamento, execução e controle de sua área de modo com
que o produto ou serviço produzido por ela, tenha os mesmos
objetivos da missão da empresa. O produto ou serviço executado em
cada área deve seguir as mesmas etapas do planejamento geral,
visando com que os objetivos esperados, sejam atingidos de forma mais
eficiente possível.
Todas as
áreas da empresa, no ciclo do planejamento, devem utilizar das
negociações com outras áreas, mediadas pela existência de preços
de transferência, que é o custo de cada atividade do processo, que
é repassado para a outra área que dará sequência no processo
produtivo, e somara o custo do produto ou serviço repassado,
incluindo os custos de seu processo, e fará o mesmo quando repassar
para a outra área, que dará continuidade no processo. Cabe ao
gestor do departamento, a otimização somente de sua área de
atuação, em detrimento das demais, pois para que a empresa obtenha
um ótimo resultado, é necessário que o conjunto de atividades por
ela executada internamente, tenham também um resultado ótimo de
forma individual.
O processo
de planejamento estratégico da empresa é igual à soma dos
resultados dos planejamentos das partes, vindo sempre de baixo para
cima, é muito importante o empenho de todos os envolvidos. Cada
empresa em cada ramo de atividade terá o seu próprio custo de
oportunidade, sendo que é de responsabilidade dos gestores,
aperfeiçoarem o resultado obtido, em relação ao custo de
oportunidade presente. O lucro obtido pela empresa é fruto do
trabalho bem realizado, da qualidade de sua gerência, da sua
eficiência, de sua eficácia, da capacidade de agregar valores aos
insumos que são utilizados, de acordo com a necessidade identificada
e das decisões tomadas de forma correta, levando em consideração
as oportunidades e ameaças obtidas no inicio do ciclo de
planejamento.
Portanto
podemos definir que não se deve partir para o processo de
planejamento estratégico, com números fechados em relação ao
desempenho esperado para a empresa, mas sim na otimização de cada
atividade, ou seja, de todas as interações da empresa, e até mesmo
o segmento que ela se insere.
A
Controladoria tem a missão de viabilizar e aperfeiçoar a aplicação
dos conceitos de gestão econômica dentro da empresa, otimizando
também os resultados da empresa. O valor agregado pela controladoria
na empresa é a diferença entre o resultado que a empresa teria, sem
uma controladoria estruturada para atender aos preceitos da gestão
econômica, e o resultado que ela teria tendo uma controladoria
estruturada atendendo esses requisitos, ou seja, é desta forma que é
avaliado a atividade indireta na empresa, como exemplo podemos citar
também o departamento de contabilidade, ou seja, qual é o custo da
oportunidade da empresa, caso ela terceirize este departamento com um
prestador de serviços com mesma estrutura e potencial que ela dispõe
atualmente.
Portanto
durante todo o processo de planejamento, o papel principal da
controladoria é a otimização do resultado, coordenando os
orçamentos de diversas áreas, otimizando de forma geral os
resultados obtidos pela empresa, tem o papel também de alinhar os
gráficos entre o planejado e o realizado, tem também um papel de
gestão do sistema de informações para a gestão econômica da
empresa, disponibilizando sistemas para simulações, e apoiando nos
modelos de decisão apropriados, simulando resultados de alternativas
diversas.
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