sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Comparação: WPS Office x LibreOffice


Caso você acompanhe nosso Blog provavelmente já deve ter notado que levantamos a bandeira do Software livre e o do Linux às soluções proprietárias da Microsoft. Para tanto sempre defendemos aqui o uso do LibreOffice - uma suíte de escritório livre - ao MS Office. Mas sabemos que vez ou outra temos que abrir algum arquivo feito em .docx  por exemplo, e o LibreOffice Writer pode acabar bagunçando alguma formatação. Então pergunto: para quem não quer gastar muito para ter a licença do MS Office e também não quer piratear o programa, há alguma outra opção de trabalho? Sim: apresentamos aqui o WPS Office.

Antes de que venham atirar machados contra o Essenziale Prime, informamos que não odiamos o MS Office, apenas achamos que ele é muito caro pelos recurso que tem, uma vez que há opções gratuitas de mesmo poder de edição. É claro que LibreOffice não tem alguns temas pré-formatados como o MS Office, MAS o WPS Office tem essas funções em sua versão gratuita.
Então vamos apresentar o WPS, que é inédito em nosso blog, a começar pelo que descreve o próprio criador:
Na versão em inglês:

About WPS Office Software
Palo Alto-based WPS Office Software is a leading office productivity suite for PC and mobile devices. With more than 1.2 billion installs, WPS Office is a high performing, yet considerably more affordable solution that is recognized as a preferred alternative to Micosoft® Office and is fully compatible and comparable to Microsoft PowerPoint, Excel and Word. The WPS Office suite is available for Windows and Linux-based PCs as well as Android and iOS. WPS Office Software is a subsidiary of Kingsoft Corporation, China's leading Internet services and software company.
Follow us on Twitter  and Facebook .
Sobre A KINGSOFT Office Software
Criada em 1989, a KINGSOFT Office é uma importante desenvolvedora global de soluções de software para escritório, desenvolvendo aplicativos de produtividade para os mercados de consumidor e empresarial. Com mais de 1 bilião de usuários registrados no mundo todo, o seu principal produto WPS Office (“a melhor alternativa ao Microsoft Office…” – CNET) é um dos melhores pacotes office para múltiplas plataformas mais popular do mundo, oferecendo suporte a iOS e Android, assim como a PCs Windows e Linux.
Destaques da Empresa
Uma subsidiária integral da empresa de software e serviços de internet de capital aberto Kingsoft Corp (ir.kingsoft.com
Escritórios nos EUA, China e Hong Kong
Mais de 900 funcionários
6 centros de pesquisa e desenvolvimento

E na versão traduzida pelo Google Tradutor:

Sobre Software WPS Office
Com sede em Palo Alto WPS Office Software é uma suíte líder de produtividade de escritório para PC e dispositivos móveis. Com mais de 1,2 bilhão de instalações, WPS Office é um desempenho elevado, ainda consideravelmente solução mais acessível, que é reconhecida como uma alternativa preferida para Micosoft® escritório e é totalmente compatível e comparável ao Microsoft PowerPoint, Excel e Word. A suíte WPS Office está disponível para Windows e PCs baseados em Linux, bem como Android e iOS. WPS Office Software é uma subsidiária da Kingsoft Corporation, empresa líder em serviços de Internet e software da China.
Software Sobre A Kingsoft Office
Criada em 1989, a um escritório Kingsoft E UMA Importante desenvolvedora global de Soluções de Software para Escritório, Desenvolvendo aplicativos de Produtividade parágrafo OS Mercados de Consumidor e empresarial. Com Mais de 1 bilião de usuarios registrados no Todo Mundo, o Seu diretor PRODUTO WPS Escritório ( "uma alternativa Melhor Ao Microsoft Office ..." - CNET) e Um dos Melhores pacotes de escritório de para multiplas Plataformas Maïs populares do Mundo, oferecendo Suporte a iOS e Android, Assim Como a PCs do Windows e Linux.
Destaques da Empresa
Uma subsidiária integrais de da Empresa de software e Serviços de internet de Capital Aberto Kingsoft Corp (ir.kingsoft.com Escritórios Nos EUA, China e Hong Kong
Mais de 900 Funcionários
6 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento

Como podemos ver, trata-se de um produto de uma empresa, como o do MS e é estranho como os dois programas são parecidos, tendo até versão paga:



Já o LibreOffice dispensa apresentações e sem dúvida é o representante máximo do software livre para escritório.

Mas qual dos dois é melhor? A resposta é não tem melhor, mas sim, qual dos dois se adapta melhor a determinada necessidade do usuário. Confira nossa comparação nesse vídeo:


Então apenas para complementar, algumas observações:
  • Utilizo aqui o sistema Ubuntu 14.04 e os arquivos usados são trabalhos que fiz em minha época de faculdade, quando ainda não conhecia as opções gratuitas para edição de texto, apresentações e planilhas.
  • Vale destacar que o LibreOffice é muito mais leve para baixar que o MS Office, e mais ainda o WPS, que tem apenas 81 MB.
  • Por fim, aconselho a usarem o melhor dos dois. por exemplo, vai criar um trabalho apenas para você ou que será entregue a terceiros via PDF, vai de ODT mesmo (LibreOffice), ao passo que se for para editar aquivos de terceiros em docx ou semelhantes ou para abrir em computadores que só usam o MS, vai de WPS.
  • Eu pessoalmente, Flávio de Godoy, autor do vídeo, uso 100% o LibreOffice, tanto para meus arquivos quanto para os que envio a terceiros, aconselhando sempre para que instalem o Libre.

E com isso a postagem chega ao fim e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário