quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O que é o Fedora, gerenciador DNF e pacotes RPM


E voltamos as séries de postagens sobre Linux e Informática e nesta apresentaremos um pouco mais do Fedora, a distro comunitária da Red Hat. 

A ideia de fazer sobre esta distro veio após ouvir o Diocast do Diolinux, em que comentaram sobre o Fedora e isso provocou certa curiosidade. Já havia usado o Fedora anteriormente mas foi por muito pouco tempo. Desta vez o estou utilizando há quase um mês e como ainda sou novo nessa plataforma resolvi postar alguns links interessantes de coisas a fazer após a instalação.

Sabe aquela sensação de quando você descobre algo novo e muito legal e quer compartilhar com os seus amigos. É essa a sensação e no embalo, preparamos o vídeo abaixo com o Fedora em ação:



Vamos agora ás fontes:

O que é o Fedora

Projeto Fedora
Fedora (antigamente chamado Fedora Core) é uma distribuição Linux baseada em pacotes RPM, criada pela Red Hat. Atualmente mantida pelo Projeto Fedora (Fedora Project). Sua instalação é semelhante a versão 9 do Red Hat, em computadores com mais de 1GHz de processamento e 256 de MB de memória RAM, a instalação padrão demora cerca de 30 minutos. Depois da instalação o GNOME fica como gestor de desktop padrão, podendo ser mudado para o KDE, WindowMaker, XFCE e etc. Já vem com o browser Mozilla Firefox, com OpenOffice.org e suporte a diversos idiomas, além de uma grande diversidade de programas para servidores e desktops. Novas versões do Fedora são lançadas aproximadamente cada 6 meses.
História

Os usuários da versão Red Hat 9 estavam aguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição, mas na verdade a Red Hat estava com outros planos para a nova versão. Esta distribuição era comercializada em caixas e disponível nas lojas. Quem assim o adquiria, procurava por mais recursos. Esta era a versão Enterprise Linux. A Redhat decidiu focar o mundo corporativo com o Red Hat Enterprise Linux e descontinuou sua versão voltada para a comunidade, lançando o Projeto Fedora e registrando esta nova marca, desvinculando esta nova distribuição de suas marcas.
Projeto Fedora

O Fedora representa um conjunto de projetos patrocinados pela Red Hat e direcionados pelo Projeto Fedora. Estes projetos são desenvolvidos por uma imensa comunidade internacional de pessoas focadas em prover e manter as melhores iniciativas através dos padrões livres do software de fonte aberto. A Distribuição GNU/Linux Fedora , projeto central do Fedora, é um sistema operacional baseado no Linux, sempre gratuito para ser usado, modificado e distribuído por qualquer pessoa.
As versões testes do Fedora foram iniciadas a partir de Julho de 2003 e em Março de 2004 saiu a primeira versão estável.
O Fedora é um sistema que poder ser utilizado tanto em desktop quanto em servidor sendo derivado do Red Hat Linux 9 (uma das distribuições linux mais populares).

E agora algumas dicas:

O novo gerenciador de pacotes DNF



Onde conseguir muitos pacotes em RPM

Uma boa fontes de pacotes RPM para quem não tem internet rápida em casa mas pode baixar os pacotes de outro computador e que use qualquer sistema operacional, até Windows.


O que fazer depois de instalar o Fedora

E dicas do quê se fazer após instalar o Fedora, extraídas do Blog Diolinux:

É isso, a postagem foi curta mas é só o início do que preparamos para esta ótima distribuição. Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário