Todos nós
que trabalhamos em escritórios sabemos que a cada dia são
desenvolvidas diversas tarefas para a conclusão dos serviços. Vão
desde escrituração e separação de documentos a elaboração de
completos relatórios analíticos de nossos clientes. Num escritório
de contabilidade um departamento contábil não vai ter que cuidar
apenas da contabilidade de um único cliente, mas de vários e são
de diferentes ramos de atividade. Imaginemos por exemplo que você
tenha que encerrar a contabilidade de uma empresa para poder emitir o
Balanço e a DRE de um cliente que está precisando urgentemente dos
relatórios para participar de uma licitação mas durante o
processo, outro cliente solicita alguns relatórios para acompanhar o
resultado operacional. E por fim, antes que você termine a primeira
tarefa tem que parar para ajustar os planos de contas e começar a
trabalhar com a escrituração contábil fiscal (ECF). Qual destas
tarefas deverá fazer, visto que para o cliente e governo (SPED) são
todas urgentes?
Como
afirma a cartilha intitulada Metodologia Tarefa Zero elaborada pela
NIBO (www.nibo.com.br) “a
vida anda tão agitada, tão exigente que, de alguma forma, se tornou
comum ficar perdido, atrasado, cheio de tarefas por fazer”.
Mas é
claro que o acúmulo de tarefas não prejudica apenas o trabalho dos
escritórios. Um cliente que espera juntar vários meses de
comprovantes, novas e outras despesas para enviar ao contador, por
exemplo, pode te gerar multas altas e prejudicar o fluxo de trabalho
programado. Para os profissionais que trabalham em escritórios, esse
acúmulo de tarefas vai atrapalhar a vida de muita gente: cliente que
pode perder uma licitação por falta de Balanços, multa por falta
de entrega do SPED, um funcionário que precisa adiar as férias para
que não fique muito pesada a rotina para os colegas, ou até mesmo
porque tem muito serviço inacabado.
Segundo
aconselha a NIBO,
[…]
O fato é que, quando nos planejamos, estabelecemos prioridades e
desenvolvemos métodos de organização de tarefas, a vida fica muito
mais fácil e produtiva. E, ainda que pareça impossível mudar
radicalmente essa dinâmica da bagunça é muito mais fácil do que
pode parecer, basta querermos nos organizar e seguir alguns passos
básicos! É difícil, mas chegar às sextas-feiras com todas as
tarefas da semana realizadas é uma questão de disciplina e um
pouquinho de paciência para reorganizar a sua rotina.
Então
vamos as sugestões para a eliminação e otimização das tarefas
proposta pela NIBO:
Escolha uma agenda para seguir
Parece
óbvio, mas o primeiro passo para organizar as rotinas de forma a
melhorar a administração de seu tempo e tarefas é justamente
escrever o seu planejamento numa agenda. Não importa como será a
agenda, se é tradicional ou eletrônica (digital). O importante é
ter uma que você use. Por exemplo, monte uma numa planilha
eletrônica e deixe-a salva em sua área de trabalho. Pode ter quatro
colunas: data da tarefa, descrição do que será feito, horário de
início e término previstos e se a atividade foi feita ou não. As
células e linhas podem ser de cores diferentes conforme o grau de
importância das atividades. Por exemplo, atividades urgentes podem
estar em vermelho, as que precisam ser feitas mas não com tanta
urgência em amarelo e as que podem ser feitas mais tarde e são mais
rápidas em verde. Deve-se salientar apenas que deve-se evitar deixar
as tarefas para outro dia quando puderem ser feitas de imediato e sem
prejuízo para outras atividades.
Planeje-se
Já
introduzimos o assunto no primeiro tópico e agora o ampliaremos.
Basicamente aqui a chave é planejamento e organização das tarefas.
Em início, veja cada semana como um uma história de um livro ou uma
série de TV a ser contada por você. Pense que uma história tem uma
sequência de começo, meio e fim e assim será a sua semana. Pense
que tudo começará na segunda feira e a conclusão (o fim) se dará
na sexta-feira ou sábado, caso trabalhe neste dia. Ou seja, comece a
sua segunda-feira planejando a sua semana inteira.
Em
primeiro lugar, como já adiantei no tópico da agenda, anote todas
suas tarefas, dando a cada uma delas a prioridade que tem. Feito
isso, estabeleça os dias e horários em que cada uma deve ser
realizada de acordo com o grau de sua prioridade. Como aconselha a
NIBO, pense em fazê-lo de maneira estratégica, levando também em
consideração o tempo que será gasto em cada uma delas para que seu
cumprimento não afete a qualidade do seu trabalho.
No começo,
pode ser que essa reorganização de rotina ocupe muito tempo do seu
dia e isso lhe dará a impressão de que está perdendo tempo
precioso e em algo totalmente desnecessário e que não lhe garantirá
resultado algum, o que não é verdade, pois a medida em que você
for respeitando seu planejamento, essa rotina será internalizada e
realizada de maneira cada vez mais rápida.
Reserve tempo para tarefas rápidas e de última hora
Quando
for organizar a sua agenda e programar a sua semana, reserve tempo
para as tarefas de última hora, o que lhe evitará aqueles horríveis
momentos em que se tem que apagar incêndio. Não organize a sua
agenda encaixando atividades em todas as brechas de tempo que houver
no seu dia, ou o cumprimento da sua rotina será inviável. Isso é
um preceito daqueles esquemas do chamado Cedo ou Tarde que vemos em
Teoria Geral da Administração. Lá organizamos nossas atividades
com margens de atraso, isto é, planejamos o cronograma de execução
de cada tarefa ou trabalho tendo em vista o tempo máximo e o mínimo
a ser gasto, uma forma de criar cenários bons e ruins de forma a
tornar viável o serviço.
Devemos
durante um planejamento, ter em mente que imprevistos acontecem e por
mais que nossos planejamentos sejam bem feitos para a tarefa, sempre
pode aparecer alguma nova obrigação que porá tudo a perder. Assim,
as rotinas de trabalho raramente são estáticas e como há sempre
uma surpresa, um compromisso novo, uma tarefa de última hora que
deve ser realizada imediatamente, disponibilize tempo para elas e,
caso elas não aconteçam, use o tempo que seria delas para adiantar
alguma outra atividade.
Elimine tarefas desnecessárias ou pouco importantes
Muitas
vezes quando não nos planejamos adequadamente acabamos por perder um
tempo enorme com tarefas quase sem utilidade e que não são tão
urgentes. Isso acontece porque é comum que façamos as coisas no
automático, na ordem em que elas aparecem, sem ao menos pensar no
porquê estamos perdendo tempo com elas. Imaginemos por exemplo que
um cliente que é franqueado de uma empresa de lanches famosa precisa
acompanhar suas vendas e custos do mês e solicita para você uma
planilha detalhando as contas da DRE e do Balancete. Mas ele quer
isso com a máxima urgência. Aí você se vê numa enrascada, pois
tem o ECF para entregar logo e não dá para fazer dois serviços no
mesmo momento. O que fazer? Defina qual a prioridade e qual o serviço
não pode esperar de jeito nenhum. Converse com o cliente, para
perguntar se ele pode dar mais alguns dias de prazo e se a resposta
for positiva, continue fazendo o que não pode esperar. Não vá
começando a fazer tudo o que chegar a sua mesa de trabalho, deixando
coisas em aberto se acumulando que uma hora ou outra vai perder o
controle. Como afirma a NIBO, é muito importante conhecer o objetivo
de cada tarefa para saber como hierarquizá-la de acordo com as metas
e objetivos.
Logo, é
muito mais produtivo dedicar esse tempo a atividades que te ofereçam
uma vantagem concreta e agreguem valor ao seu trabalho (por exemplo,
fazer algo que tem prazo ou que o cliente precise para garantir
alguma atividade ou o fechamento de algum negócio dele, pois assim
lhe dará mais valor, do que tentar atender a tudo que chega). Quando
surgir uma tarefa nova, que não esteja programada no seu horário,
faça a mesma análise antes de tentar encaixá-la no seu cronograma.
Adquira o hábito de delegar
Conforme a
NIBO, quando for analisar o objetivo de cada tarefa, pense também se
elas dependem exclusivamente de você. Pense na possibilidade de
dividir as suas obrigações com subordinados ou colegas de
departamento aptos ao serviço. É claro que você não vai pedir
para um estagiário no primeiro semestre do curso de Ciências
Contábeis para fechar o Balanço do seu cliente mais importante, com
notas explicativas e análise de índices e tudo o mais, mas se puder
delegar tarefas mais simples e que consiga fazer, faça. Será que
você é mesmo o único que pode fazer tal tarefa?
Conheço
escritórios de contabilidade em que o contador e proprietário é o
responsável por todas as tarefas de contato com clientes, desde
fechamento de orçamentos a abertura e encerramento de empresas ou
envio de obrigações com certificado digital. O que acontece se o
dono do escritório ficar doente? Esses serviços param! Não seria
melhor ele delegar algumas atividades? É, aí vemos o típico caso
do proprietário que não quer delegar algumas atividades ou por que
acredita que os funcionários não são competentes como ele ou
porque tem receio de que eles aprendam e montem um escritório
concorrente.
E apenas
para pintar melhor esse quadro, vamos a este trecho bíblico do Livro
dos Atos do Apóstolos, capítulo 6, versículos 1 e seguintes:
Capítulo
6: Instituição
dos Sete —
1Naqueles
dias, aumentando o número dos discípulos, surgiram murmurações
dos helenistas contra os hebreus. Isto porque, diziam aqueles, suas
viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2Os
Doze convocaram então a multidão dos discípulos e disseram: "Não
é conveniente que abandonemos a Palavra de Deus para servir às
mesas. 3Procurai,
antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repletos
do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desta tarefa.
4Quanto
a nós, permaneceremos assíduos à oração e ao ministério da
Palavra". 5A
proposta agradou a toda a multidão. E escolheram Estêvão, homem
cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon,
Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6Apresentaram-nos
aos apóstolos e, tendo orado, impuseram-lhes as mãos. 7E
a palavra do Senhor crescia. O número dos discípulos multiplicava-
se enormemente em Jerusalém, e considerável grupo de sacerdotes
obedecia à fé.
Os
apóstolos não podiam com todos os serviços e passaram a delegar
tarefas e isso não desmereceu o trabalho deles, pelo contrário, fez
com que mais tarefas fossem executadas e mais pessoas ficassem
competentes foram surgindo.
Estabeleça horários para e-mails e redes sociais
Acredito
que não precisamos dizer que ter uma rotina com leitura e
administração de e-mail também é importante para nosso dia a
dia. Pode não parecer, mas checar e-mail e redes sociais (utilizadas
pela empresa ou em caráter pessoal) o tempo todo é uma das
atividades que mais contribuem para a improdutividade no ambiente de
trabalho. Ainda que esse acesso seja por motivos profissionais,
estabeleça horários para checar tanto os e-mails quanto as redes.
Dependendo da sua área, você vai saber exatamente quanto cada um
deles demanda de você para poder pensar quanto tempo dedicar a cada
e com qual frequência.
Já parou
para contabilizar quanto tempo você gasta chegando e-mails para ver
se há coisas novas ou se tal solicitação foi atendida? Para tanto,
programe-se: defina quais horários você vai atender aos e-mails,
mas antes disso, organize-os. E como fazer isso? Primeiramente
configure seu programa cliente de e-mail (sim, programa de e-mail,
pois com ele você terá sempre suas mensagens organizadas em seu
computador e poderá lê-las mesmo sem internet), deixando que sempre
que uma nova mensagem chegar emita um sinal sonoro, para chamar-lhe a
atenção. Com isso, abra o programa, veja de que se trata o e-mail e
o armazene numa pasta conforme a prioridade no próprio programa.
Pode usar por exemplo uma para “urgentes”, “atualizações”,
“com folga” e “resolvidos”. Assim que receber um e-mail e
considerá-lo urgente mova-o para a pasta de urgentes e conforme o
seu planejamento, resolva-o ou o faça no momento agendado para esses
problemas. E depois, quando estiver resolvido remova a mensagem da
pasta urgentes para resolvidos. Isso fará com que a sua caixa de
entrada não fica cheia de mensagens para lhe fazer perder o foco e
terá controle do que falta resolver e para quando o fazer.
Se possível, faça uma coisa por vez
Estudos
sugerem que pessoas que se dedicam a uma atividade por vez o fazem
com mais eficiência. É fato, o cérebro não é capaz de se
concentrar em duas tarefas distintas ao mesmo tempo. Quer comprovar:
pegue duas folhas de papel e duas canetas e, com uma em cada mão,
desenhe um círculo numa folha e um triângulo na outra, ao mesmo
tempo. Vai notar que no começo até dá, mas no final terá nas duas
folhas uma mistura de um triângulo arredondado. Pense: é melhor
concluir uma tarefa para fazer outra.
Divida tarefas grandes em pequenas tarefas
Geralmente,
tarefas muito grandes assustam. As pessoas tendem a querer adiá-las
com medo do tempo que perderão para resolvê-las – o chamado
empurrar com a barriga. O segredo, nesses casos, é dividir as
grandes em pequenas tarefas, começando a executá-las o quanto
antes. Isso é comprovado cientificamente. E não é só com tarefas.
Certa vez um sujeito que ganhava prêmios em concursos de memória
disse deu uma dica de como fazer para decorar um número muito
grande: divida-o em pedaços e memorize-os em parte. Funciona muito
bem. Assim, tem-se mais ânimo para cumpri-las e, gradualmente, são
resolvidas sem estresse, com mais tempo e, ainda assim, dentro do
prazo.
Internalize a sua rotina
E para
concluir, reformular uma rotina, embora cause um certo estranhamento
no início e pareça muito trabalhoso é uma forma de se evitar uma
bola de neve de trabalhos acumulados. Para que isso não aconteça,
como sugere a NIBO, respeite a sua nova rotina com rigor e com o
tempo você perceberá que algumas mudanças podem ser feitas para
melhor.
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