terça-feira, 28 de março de 2017

Modo de seleção no LibreOffice

Em informática e computação, sempre que queremos alterar, copiar, editar ou recortar um objeto (seja ele um texto ou um arquivo) utilizamos a seleção. Num documento de texto, por exemplo, podemos utilizar o mouse para selecionar, isto é, colocar em destaque e reservado para algum trabalho, bem como teclas de atalho do teclado, como o Control T no LibreOffice ou Control A no Microsoft Office. A seleção facilita nossa vida quando temos que trabalhar com grande quantidade de dados juntos, copiando-os ou recortando-os e colando-os em outro lugar. No entanto, o processo de selecionar objetos, palavras ou parágrafos inteiros num texto pode ser bem mais trabalhoso caso os itens a serem selecionados estejam separados entre si. É aí que o modo de seleção.

Imaginemos que vamos trabalhar com um arquivo de texto que contenha uma tabela com dados referentes à clientes ou fornecedores, com as informações dispostas em colunas. Imaginemos inicialmente que cadastramos cinco clientes em nossa tabela. Então é bem fácil selecionar os dados todos de uma só vez com o mouse. Agora imaginemos outro exemplo, no mesmo formato mas com mais nomes para cadastrar. Como é de se esperar, em um arquivo que contem nome, endereço, bairro, CEP e etc, o usuário perde um tempo enorme selecionando apenas os nomes. Já vimos isso!
Dependendo do “tamanho” do arquivo, isso pode ser uma grande mão de obra. Vamos imaginar um arquivo com 500 linhas. Imagine quantas vezes o usuário, que no caso será você mesmo, terá que copiar e colar nome por nome. É assustador e altamente improdutivo.
Mas como diria aquele personagem do finado Casseta & Planeta, os seus problemas acabaram! Pois é, no LibreOffice Writer existe um recurso chamado Modo de Seleção. Esse recurso pode ser ativado através do menu EDITAR > MODO DE SELEÇÃO. Provavelmente o modo de seleção PADRÃO é o que estará habilitado e portanto, é o que normalmente usamos. É este que é usado quando selecionamos trechos inteiros de nosso texto para copiar ou recortar, desde é claro que todas as partes daquilo que queremos trabalhar estejam juntas num único pedaço.
Mas com o modo de seleção em BLOCO, podemos selecionar todo um bloco de texto. Vamos ver isso na prática.
USANDO A SELEÇÃO PADRÃO:
A seguir, apresentamos uma sequência de três nomes e endereços. Se você usar a seleção Padrão para o exemplo a seguir, terá esse resultado:

Como podemos ver claramente pela figura acima, os textos foram selecionados juntos e assim foram para a área de transferência: como um único bloco de informações para ser utilizado posteriormente.
USANDO A SELEÇÃO EM BLOCO
A opção de seleção chamada de Seleção em Bloco permite que escolhamos mais de um dado para marcar, não necessariamente tendo que estarem juntos. Para utilizar este modo de seleção devemos ir ai ao menu EDITAR - MODO DE SELEÇÃO e selecione o item Bloco.

Para voltar a seleção para o padrão, retorne no menu EDITAR > MODO DE SELEÇÃO e marque a opção PADRÃO.
E utilizando o exemplo anterior, apresentamos a seguir como ficaria um trecho de texto no LibreOffice Writer com o modo de seleção em Blocos:

E com isso terminamos nosso pequeno tutorial, inspirado na Matéria de Eliane Domingos para a Edição número 01 de outubro de 2002 da LibreOffice Magazine.





Nenhum comentário:

Postar um comentário