sexta-feira, 10 de março de 2017

Contabilidade da empresa comercial


Nesta postagem apresentaremos alguns conceitos, definições e classificações utilizadas para a contabilidade aplicável às empresas de ramo comercial. O texto foi baseado nas aulas do excelente professor Namiki, que leciona nas universidade de Mogi das Cruzes e Braz Cubas. Vamos à postagem.


1 – conceito de comércio

Entende-se por comércio a troca de mercadorias por dinheiro ou de uma mercadoria por outra. A atividade comercial é inerente à natureza humana, é e umas das mais importantes, pois permitem colocar à disposição dos consumidores, física ou jurídica, grande variedade de bens e serviços, necessários à satisfação das necessidades humanas.


2 – definição de contabilidade comercial

Contabilidade aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com a finalidade de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado decorrente da atividade mercantil.


3 - escrituração

As empresas são obrigadas a seguir um sistema de contabilidade, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente os demonstrativos financeiros.

3.1 - dispensa da escrituração
A microempresa e a empresa de pequeno porte poderão adotar contabilidade simplificada, desde que mantenham escrituração no livro caixa e no livro registro de inventário (§ 1º do art. 7º da lei nº 9.317/96, § 2º do art. 1.179 do código civil/2002).


4 – a equação do patrimônio

A identidade fundamental da contabilidade é a base de todo o processo de escrituração e de acumulação de registros.
A equação do patrimônio pode ser expressa da seguinte forma:

Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

Esta expressão é adequada numa apresentação de balanço de forma dedutiva, na qual se faz a subtração de todas as contas de passivo (obrigações com terceiros) das contas de ativo.

Uma forma alternativa:

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Nenhum comentário:

Postar um comentário