Quando
trabalhamos com contabilidade dentro de um escritório para prestar
serviços para terceiros somos obrigados a garantir o mínimo de
direitos e deveres tanto para nós quanto para nossos clientes. Se
numa época distante apenas a palavra servia como garantia entre a
relação comercial de contador / escritório de contabilidade e
cliente, nos tempos presentes não é bem assim. São feitos
contratos, assinadas declarações e outros documentos que garantam
que nenhuma das partes seja prejudicada e o que elas tem de
obrigações uma para com a outra. Neste
tópico apresentaremos alguns destes documentos básicos que devem
ser emitidos pelos relatórios de contabilidade durante suas
atividades para com os clientes.
Modelo
de Proposta de serviços
O
primeiro documento que apresentamos aqui é a Proposta de serviços
Contábeis elaborada pelo escritório. Trata-se de uma espécie
formal de orçamento feita pelo escritório e apresentada ao possível
cliente, em papel timbrado e dentro de uma formatação de fácil
leitura e que atenda uma estrutura lógica coerente (Apresentação
da empresa, descrição dos serviços que serão feitos e dos que não
serão inclusos, das obrigações de ambas as partes para que os
serviços possam ser feitos, honorários, validade da proposta e
anexos) dentro do que a empresa se comprometa a realizar e como o
fará. Em uma analogia, podemos dizer que a proposta comercial o
cardápio com todos os pratos e preços de um restaurante entregues
ao cliente no momento em que ele se senta à mesa.
E
lembrando que pelos princípios éticos do contador, não é
permitido ao profissional fazer propaganda de seus serviços
informando preços, como fazem as lojas (você não vê placas nas
entradas dos escritórios e nem nos jornais de grande circulação os
dizeres “Declaração do Imposto de Renda por apenas R$ 89,90”,
nem na TV ou Rádio o contador dizendo “na compra de um Balanço
Patrimonial a DRE sai de graça”), esta – a proposta comercial –
é a forma que o contador pode apresentar seus serviços e preços
para que o cliente decida de aceita e fica com eles ou não.
O
modelo a seguir foi proposto pela NIBO (www.nibo.com.br)
e acrescentamos nossos comentários e observações em destaque, a
cada trecho que nos tenha parecido importante.
Então
sem mais enrolação, vamos ao modelo de Proposta:
A
_________________________ (nome do cliente)
A/C
Sr./Sra. ________________ (nome da pessoa para quem se enviará o
contrato)
Em
atendimento à solicitação, segue proposta para execução de
serviços contábeis para sua apreciação e análise.
Inicialmente
precisamos ter em mente que a proposta será entregue caso o cliente
peça uma, e não a faremos para todo aquele que ousar pôr os pés
em nosso escritório, até porque isso demonstraria sinal de
desespero de nossa parte. Imagine o possível cliente chega e na
entrada pedimos o nome e o fazemos sentar e esperar enquanto
preparamos a proposta. O sujeito logicamente acharia que o escritório
está tão desesperado por falta de clientes que qualquer um que
apareça lá, por exemplo, apenas para perguntar o preço de uma
declaração de imposto de renda, já seria “bombardeado” com
todo o leque de opções. O cliente tem que se sentir bem recebido e
não pressionado por tamanha afobação. Primeiro analisa-se o
indivíduo para ver se ele tem interesse em algum serviço contábil
e depois de uma conversa é que se faz a proposta formal por escrito
(pois agora já se saberá o que o cliente busca), detalhando o que
foi conversado e procura-se fazer a venda dos serviços.
Proposta
Comercial Nº XXXXXXX
BREVE
HISTÓRICO
_________________
(Falar sobre a empresa. Breve texto sobre a história, equipe,
experiência, etc…) _____________
NOSSA
SEDE
A
____________ (nome da empresa) está fortemente presente no município
de _________________ nome do(s) município (s)
É
importante reservar um pequeno espaço para apresentar o possível
cliente o seu escritório. Não estamos aqui dizendo que você deve
discorrer uma página inteira para “babar o ovo” de seu
escritório contábil, até porque isso não interessa a ninguém.
Seu escritório é grande? Há quantos anos atua na cidade? Sua
equipe é composta por profissionais especializados ou é cheio de
estagiários e pessoas de Administração de Empresas? Que empresas
conhecidas de sua cidade são seus clientes? São questões que devem
ser respondidas em um parágrafo não muito grande. Isso ajuda ao
possível cliente a saber onde está pondo os pés e com base nas
referências, caso ele esteja em dúvidas, poderá ir atrás de seus
clientes citados para saber com eles como é o serviço prestado (ou
seja, indique clientes que gostam do seu serviço e não aqueles que
estão descontentes) e isso servirá como selo de garantia.
PROPOSTA
DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Aqui
são descritas as atividades que serão desempenhadas pelo seu
escritório, separando-as por departamentos (Contábil, Fiscal,
Folha, Imposto de Renda), tendo em vista aqui o perfil analisado de
seu possível cliente. Por exemplo, você não vai colocar os
serviços com folha de pagamento caso ele expresse enfaticamente que
não os quer ou que não pretende ter funcionários nem pró-labore).
1.
SERVIÇOS OFERECIDOS:
1.1.
ÁREA CONTÁBIL
1.1.1.
Classificação de documentos;
1.1.2.
Escrituração dos livros contábeis Diário e Razão;
1.1.3.
Escrituração do livro Lalur quando se tratar de empresa com
apuração do lucro real;
1.1.4.
Cálculo de Depreciação do Ativo Permanente;
1.1.5.
Apuração de balancetes mensais;
1.1.6.
Elaborações mensal e anual de balanço e demonstrativo de
resultados do exercício;
1.1.10.
Elaboração e envio anual do SPED Contábil;
1.1.11.
Elaboração mensal do Balanço Patrimonial em IFRS;
1.1.12.
Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as
normas e princípios contábeis vigentes;
Cabe
destacar aqui uma coisa sobre os serviços do departamento contábil:
não faça cachorrada contra o seu possível cliente detalhando
serviços que você nunca os fará, pois isso apenas servirá para
que ele fique insatisfeito e após deixar o escritório espalhe para
o mundo que você cobra por coisas que não faz. Estamos nos
referindo à elaboração dos demonstrativos contábeis. Por
experiência própria sabemos que há aqueles escritórios de
contabilidade que não fazem contabilidade. Como assim? Contabilidade
que não faz contabilidade? É, é duro mas é assim mesmo.
Conhecemos casos em que o cliente era cobrado por serviços de folha
de pagamento, escrita fiscal e contabilidade, sendo que ao final de
cada ano os honorários recebiam um acréscimo em virtude da emissão
dos demonstrativos contábeis, o que para nós, é um absurdo. Qual é
afinal a função do departamento de contabilidade se não é
escriturar as receitas e despesas, bem como centralizar os dados dos
demais departamentos para gerar informações expressas no Balanço
Patrimonial, Demonstração do Resultado e aqueles livros (Diário e
Razão)? A contabilidade existe para gerar informações, trabalhando
em conjunto com os demais departamentos e os demonstrativos
apresentados aos clientes datadas em 31 de dezembro não são é nada
além do que o resultado da escrituração. Cobrar a mais para a
criação dos relatórios é o mesmo que cobrar duas vezes pelo mesmo
serviço. E o pior é quando o serviço não é feito, pois como
dissemos, muitos escritórios focam em Folha de Pagamento e escrita
Fiscal e deixam a parte contábil, tão rica em informações, de
fora1.
1.2.
ÁREA FISCAL
1.2.1.
Orientação e controle da aplicação dos dispositivos legais
vigentes sejam federais, estaduais ou municipais;
1.2.2.
Escrituração dos livros fiscais;
1.2.4.
Elaboração e envio mensal da DCTF;
1.2.5.
Elaboração e envio mensal do SPED Fiscal de PIS e COFINS;
1.2.6.
Elaboração e envio anual da DECLAN;
1.2.7.
Atendimento das demais exigências previstas em
atos normativos, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização
tributária;
O
seu cliente é Simples Nacional? Quais são as obrigações em
declarações que deve entregar mensalmente? É do Lucro Presumido?
Então defina o trabalho que terá com o SPED. Pode não parecer
importante mas visto que o produto do Contador é o serviço
contábil, e serviço é algo intangível, quando mais detalhes você
apresenta mais concreto e palpável será o serviço e mais fácil
será para o cliente atribuir á ele o valor cobrado nos honorários.
Pense assim: para o cliente ver todas as declarações que são
feitas e que comprovam os serviços mostra o quando dá trabalho para
fazer a Escrita Fiscal. Ele vai pensar que paga bastante mas é
porque demanda muitos serviços.
1.3.
ÁREA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA
1.3.1.
Orientação e controle de aplicação dos dispositivos legais
vigentes;
1.3.2.
Elaboração da declaração anual de rendimentos e documentos
correlatos (DIRF);
1.3.3.
Atendimento das demais exigências previstas em atos normativos, bem
como de eventuais procedimentos de fiscalização tributária;
Informar
ao cliente sobre as declarações que você informa serve também
para dar valor ao serviço, tornando-o algo mais sólido e
mensurável.
1.4.
ÁREA TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA (Departamento Pessoal)
1.4.1.
Orientação e controle da aplicação dos preceitos da Consolidação
das Leis do Trabalho, bem como aqueles atinentes à Previdência
Social, PIS, FGTS e outros aplicáveis às relações de emprego
mantidas pela CONTRATANTE;
1.4.2.
Manutenção dos Registros de Empregados e serviços
correlatos;
1.4.3.
Elaboração da Folha de Pagamentos dos empregados e de
Pró-Labore, bem como das guias de recolhimento dos encargos sociais
e tributos afins;
1.4.4.
Atendimento das demais exigências previstas na
legislação, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização;
1.4.5.
Elaboração anual da RAIS e Declaração de Rendimentos;
1.4.6. As
homologações de rescisão de contrato de trabalho dos empregados
serão feitas pela CONTRATANTE;
O
Departamento de Pessoal demanda uma série de responsabilidades. É
preciso o profissional estar atento as mudanças impostas pelas
legislações trabalhistas e ao cumprimento de prazos, bem como o
tempo gasto com o translato para concluir as homologações dos
empregados. Pro dia são incontáveis os problemas enfrentados pelo
departamento (funcionários mandados para rua, cálculos de descontos
por punições e suspensões), além do trato que se faz com as
pessoas, que é algo bem mais complexo do que só trabalhar com
papel. São coisas que precisam estar definidas. Quem vai bancar uma
homologação em uma cidade a mais de 50 quilômetros de distância?
A empresa ou o escritório de contabilidade? Deve ser definido para
evitar problemas e confusões.
A
escrituração dos livros contábeis e fiscais e a apuração de
impostos e contribuições serão executados de acordo com a
legislação tributária pertinente a empresa.
2.
SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS:
-
(especificar item 1 ) ___________________________
-
(especificar item 2 ) ___________________________
Mas
como especificamos os serviços que serão prestamos poderíamos
indagar do porquê listra o que não faremos, mas há uma razão para
isso: não é confundir o cliente e sim mostrar a ele o que terá
direito. Por exemplo, se definimos todos os processos que constituem
a escrituração contábil logicamente que devemos ter descrito que
elaboraremos demonstrativos contábeis com base nos dados ora
apresentados. E disso um cliente entidade filantrópica poderia
entender que a elaboração de prestação de contas por recebimento
de subvenção estaria incluso na escrituração contábil. Isso é
algo que vai depender se o escritório vai incluir ou não. Caso o
escritório não inclua esse serviço deverá previamente definir
nesse item da Proposta. Mas como, alguém poderia perguntar, o
escritório saberia quais são as possíveis atividades que o cliente
poderia solicitar? A resposta está na conversa que o contador teve
com o possível cliente antes da elaboração da proposta. Lá ele
ficou sabendo do perfil do cliente e já pode incluir as atividades
que não prestará. Vamos a outro exemplo: um cliente é franqueado
de uma rede de produtos alimentícios e periodicamente tem que
apresentar relatórios de estratégia de marketing e pesquisa de
mercado para a empresa matriz da franquia. A contabilidade até pode
prestar consultoria nessa parte, mas caso não pretenda fazer, deve
declarar isso na proposta, como forma de que o cliente não contrate
um serviço pensando que terá outro.
3.
DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS
Os
serviços serão executados nas dependências da CONTRATADA.
Aqui
se deve informar o que o escritório precisa para desempenhar bem os
serviços. Isso é uma garantia ao escritório pra poder negar a
entrega de um relatório quando o cliente tem urgência mas não
cumpriu com sua parte ao fornecer periodicamente o movimento de
pagamentos e recebimentos, notas fiscais e outros que afetem o
patrimônio da empresa. Por exemplo, um cliente pode nunca mandar
nada pra ser contabilizado, alegando falta de tempo ou organização,
e um dia exigir o Balanço Patrimonial para uma licitação e com
muita urgência. O escritório vai informar que não pode cumprir a
solicitação no prazo requerido e a justificativa será válida, uma
vez que o cliente estava ciente de suas obrigações.
3.1.
A documentação indispensável para o desempenho dos serviços
arrolados na Cláusula Primeira será fornecida pela CONTRATANTE,
consistindo, basicamente, em:
3.1.1.
Boletim de caixa e documentos nele constantes;
3.1.2.
Cópias dos extratos de todas as contas-correntes
bancárias, inclusive aplicações; e documentos relativos aos
lançamentos, tais como depósitos, cópias de cheques, borderôs de
cobrança, descontos, contratos de crédito, avisos de créditos,
débitos, etc;
3.1.3.
Notas Fiscais de compra (entradas) e de venda (saídas), bem como
comunicação de eventual cancelamento das mesmas;
3.1.4.
Controle de frequência dos empregados e eventual comunicação para
concessão de férias, admissão ou rescisão contratual, bem como
correções salariais espontâneas;
3.1.5.
Cópias de contratos de prestação de serviços assinados;
3.1.6.
Cópia de todo e qualquer contrato que estabeleça direito ou
compromisso que afete o resultado contábil do CONTRATANTE;
3.2.
A documentação de que trata este item deverá ser enviada
pela CONTRATANTE à CONTRATADA de forma completa e em
boa ordem, nos seguintes prazos:
3.2.1.
Em até 5 (cinco) dias após o encerramento do mês, os
documentos relacionados nos itens 3.1.1 e 3.1.2;
3.2.2.
Semanalmente, os documentos mencionados no item 3.1.3 acima,
sendo que os relativos à última semana do mês, no primeiro dia
útil do mês seguinte;
3.2.3.
Até o dia 25 do mês de referência quando se tratar dos
documentos do item 3.1.4, para a elaboração da folha de pagamento;
3.2.4.
No mínimo 48 (quarenta e oito) horas antes da comunicação
de dação de aviso de férias e aviso prévio de rescisão
contratual de empregados, acompanhado do Livro de Registro de
Empregados;
3.2.5.
De imediato quanto a recibos de pessoas físicas (RPA), aluguéis e
notas fiscais com retenção de imposto de renda na fonte, tendo em
vista que o recolhimento deste tributo tem prazo curto;
Estabelecer
prazos para o envio dos documentos para abastecer os departamentos
Contábil, de Folha de Pagamento e Fiscal serve para impôr limites
ao cliente, evitando assim que ele cultive vícios vindos de outra
contabilidade, tais como não entregar nunca as despesas do mês pro
que antes não era cobrado.
3.3.
A CONTRATADA
compromete-se a cumprir todos os prazos estabelecidos na legislação
de regência quanto aos serviços contratados, especificando-se,
porém, os prazos abaixo:
3.3.1.
As entregas das guias de recolhimento de tributos e encargos
trabalhistas e previdenciários à CONTRATANTE
se farão com antecedência de no mínimo 01 (um) dia do vencimento
da obrigação;
3.3.2.
A entrega da Folha de Pagamento, recibos de pagamento salarial, de
férias e demais obrigações trabalhistas far-se-á até 2 (dois)
dias após o recebimento dos documentos mencionados no item 3.1.4.;
3.3.3.
A entrega do Balanço Anual far-se-á até 30 (trinta) dias após a
entrega de todos os dados necessários à sua elaboração,
principalmente o Inventário Anual de Estoques, por escrito, cuja
execução é de responsabilidade da CONTRATANTE;
Isso
faz com que o cliente se acostume com os prazos e possa se programar,
gerando ou mantendo caixa para os tributos que vencerão nos próximos
dias. Com o estabelecimento desta rotina o cliente se acostuma com as
datas de vencimentos e diminui-se assim o risco de dizer “mas eu
não sabia que tinha esse imposto para esta semana”.
3.4.
A remessa de documentos entre os contratantes deverá ser feita
sempre sob protocolo.
A
exigência de protocolo protege o escritório para os ataques de
clientes que perdem documentos e acham que mandaram para a
contabilidade. Não é comum um cliente ligar para o escritório
pedindo um boleto que ele não encontra, sendo que nunca o mandou
para o escritório, bem como o escritório ligar cobrando alguma
coisa do cliente que por sua vez alega já ter entregue, mas não o
fez.
3.5.
A CONTRATANTE
se responsabilizará pelo cálculo das obrigações fiscais e
trabalhistas, e poderá realizar um reprocessamento por solicitação
do cliente. Os serviços de reprocessamentos adicionais das guias de
recolhimento de impostos e de recálculo da folha de pagamento
adicional, serão cobrados a parte sendo que, este último, quando
solicitado após o encerramento da folha e quando já tiverem sido
geradas a GFIP e demais guias de impostos laborais.
3.6
Esta proposta contempla a contabilização da sede. A abertura de
novas filiais que tenham inscrição municipal ou estadual implicará
a cobrança adicional de honorário mensal.
3.7
As premissas desta proposta encontram-se detalhadas no ANEXO II. Os
honorários serão ajustados automaticamente no momento que a média
trimestral exceder em 10% o valor estipulado em contrato.
3.8
A CONTRATANTE entregará no escritório da CONTRATADA
todos os documentos solicitados e os mencionados nas cláusulas
anteriores e, da mesma forma, a CONTRATADA à CONTRATANTE,
na sede da mesma, os relatórios e guias processadas.
4.
HONORÁRIOS PARA OS SERVIÇOS PROPOSTOS:
4.1. Para
a execução dos serviços constantes do item 1 a CONTRATANTE
pagará à CONTRATADA os honorários profissionais
correspondentes a R$ _____________ (_______________________________),
mensais, a partir de ___/____/200__, via cobrança bancária ou
recibo, cujo pagamento deverá se dar até o dia 05 (cinco) do mês
seguinte ao de referência.
É
possível que o seu escritório de contabilidade cobre um adicional a
cada final de exercício para pagamento de despesas adicionais com
encerramentos (Balanço Patrimonial, por exemplo), o que para nós
é um absurdo pois o objetivo fim da contabilidade é a emissão dos
relatórios contábeis, ou seja, não há nenhuma demanda maior
de serviço para algo que já é construído ao longo de um ano
inteiros de serviço. Mas para esse caso, recomendamos que o custo
seja transparente: em vez de dizer que é para custear o Balanço,
diga logo que é para o pagamento do 13º salário dos seus
funcionários. Mas se quer enrolar o cliente mesmo, siga o modelo a
seguir:
4.1.1.
Além dos honorários acima, a CONTRATANTE pagará à
CONTRATADA um adicional anual correspondente ao valor de uma
parcela mensal, para atendimento ao acréscimo de serviços e
encargos próprios do período final do exercício, tais como:
encerramento das demonstrações contábeis anuais; elaboração da
declaração de rendimentos da Pessoa Jurídica; e outros informes
nas áreas fiscais e previdenciárias;
4.1.2. Os
honorários correspondentes ao mencionado no parágrafo anterior
serão pagos até o dia 15 (quinze) do mês de dezembro de cada
exercício e seu valor será o equivalente ao do mês vigente;
4.1.3. No
caso de início ou rescisão do contrato no decorrer do exercício, a
parcela adicional do mês de dezembro será devida proporcionalmente
aos meses de vigência do contrato, considerando-se como mês a
fração igual ou superior a 15 (quinze) dias;
4.1.4.
Caso o presente contrato envolva recuperação de serviços não
realizados ou atrasados os honorários adicionais serão devidos
desde o primeiro mês da atualização dos serviços;
4.1.5. Os
honorários pagos após a data avençada neste artigo acarretarão à
CONTRATANTE o acréscimo de multa de 2% (dois por cento), sem
prejuízo de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês ou fração
e correção monetária;
4.1.6. Os
honorários serão reajustados anualmente e automaticamente no mês
de __________, segundo a variação da inflação no período, esta,
medida através do IGPM da Fundação Getúlio Vargas;
Uma
medida extra e ainda é o registro dos boletos, o que torna o
pagamento em atraso algo punível mais severamente, uma vez que o
cliente em atraso teria que pagar no cartório, com a adição de
todas as custas legais.
4.1.7. Os
honorários contratados poderão sofrer reajuste se a média
trimestral dos serviços ultrapassar a 20% (vinte por cento). Tal
percentual será considerado a partir do seguinte:
4.1.7.1.
Sistema de Tributação;
4.1.7.2.
Quantidade de funcionários;
4.1.7.3.
Quantidade de Notas Fiscais/Mês (Entradas/Saídas/Serviços); e,
4.1.7.4.
Quantidade de lançamentos contábeis/Mês.
Todos
esses parâmetros para a definição de aumento de honorários vem ao
que falamos sobre atribuir aos serviços um caráter de produto.
Afinal de contas, o serviço contábil é m produto como qualquer
outro, que tem seus custos e é próprio do escritório de
contabilidade. Assim como os bancos que dão nome e definem taxas
para seus “produtos”, o escritório deve fazer com os honorários.
4.1.8.
Caso ocorra o previsto no parágrafo anterior, os honorários serão
reajustados no mesmo patamar de aumento de serviço e passará a
viger, automaticamente, a partir do primeiro dia útil após o
trimestre findo;
4.1.9. A
CONTRATANTE reembolsará a CONTRATADA o custo de todos
os materiais utilizados na execução dos serviços ora ajustados,
tais como: formulários contínuos, impressos fiscais, trabalhistas e
contábeis; bem como, livros fiscais, pastas, cópias reprográficas,
autenticações, reconhecimentos de firmas, custas, emolumentos e
taxas exigidas pelos serviços públicos;
4.1.10. Os
serviços solicitados pela CONTRATANTE não especificados na
Cláusula Primeira serão cobrados pela CONTRATADA em
apartado, como extraordinários, segundo valor específico constante
de orçamento previamente aprovado pela primeira, englobando nessa
previsão toda e qualquer inovação de legislação relativamente ao
regime tributário, trabalhista ou previdenciário;
4.1.11.
Serão considerados serviços extraordinários, para o rol de
serviços contábeis, especificamente:
4.1.11.1
Alteração contratual;
4.1.11.2.
Abertura e baixa de empresa;
4.1.11.3.
Certidões negativas do INSS, FGTS, ICMS, ISS e Federais;
4.1.11.4.
Certidão de falência ou protestos;
4.1.11.5.
Parcelamento de débitos fiscais;
4.1.11.6.
Cálculos de tributos em atraso;
4.1.11.7.
Homologação junto ao DRT;
4.1.11.8.
Autenticação, registro e encadernação de livros;
4.1.11.9.
Declaração de IR Pessoa Física;
4.1.11.10.
Preenchimento de cadastros e propostas de financiamentos;
4.1.11.11.
Preenchimento de declaração para o IBGE;
4.1.11.12.
Outros serviços solicitados;
5.
VALIDADE
Esta
proposta tem validade de 30 dias consecutivos a partir da data
abaixo.
________Cidade,
______dia, mês e ano.
Atenciosamente,
NOME DO
REMETENTE DA PROPOSTA
_______________________________
Para
concluir a proposta, apresentamos os anexos da proposta apresentada,
sendo que nas tabelas devemos apresentar os valores para cada serviço
e quanto mais completo, melhor.
ANEXO
I – Serviços não abrangidos
Tabela
de referência dos valores de serviços não abrangidos no
contrato e de retificações decorrentes de atraso ou falha do
cliente.
Descrição |
Valor
em R$ |
Atendimento
externo para auditorias independentes
|
A
combinar |
Atendimento
à fiscalização governamental (por hora) |
Preencher
com valor |
Confecção
e envio SISCOSERV |
Preencher
com valor |
Custo
adicional mensal por funcionário que exceder a quantidade
estabelecida na cláusula 4.8 da proposta |
Preencher
com valor |
Cadastramento
de fichas financeiras de funcionários (por funcionário) |
Preencher
com valor |
Cadastramentos
e/ou recadastramentos em órgãos públicos e privados (por
cadastro) |
A
combinar |
Cadastro
e manutenção do SICAF |
A
combinar |
Cadastros
bancários |
A
combinar |
Certidões
negativas |
A
combinar |
Consultorias
não abrangidas pelos itens 1 e 2. |
A
combinar |
Conversão
de balanço em IFRS. |
A
combinar |
Declaração
de imposto de renda dos sócios da contratante |
A
combinar |
Declarações
oficiais não previstas na cláusula primeira |
A
combinar |
Acompanhamento
de homologações trabalhistas em entidade sindical (por
homologação) |
Preencher
com valor |
Parcelamento
de tributos |
A
combinar |
Pesquisa
anual do IBGE |
Preencher
com valor |
Recálculo
de guias (por guia) |
Preencher
com valor |
Retificação
de declarações (por declaração) |
Preencher
com valor |
Reuniões
periódicas para discussões de demonstrações contábeis. |
A
combinar |
Recálculo
de folha de pagamento ou GFIP (por solicitação) |
Preencher
com valor |
Emissão
de RPA (por documento) |
Preencher
com valor |
Registro
do Livro Diário e Razão (com encadernação inclusa) – valor
por livro |
Preencher
com valor |
ANEXO
II – Fatores que influenciam os honorários
Tabela
de premissas para determinação da variação do honorário
contábil.
Descrição |
Referência |
Regime
de tributação |
Preencher |
Transações
contábeis |
Preencher
com valor |
Registros
de folha de pagamento |
Preencher
com valor |
Receita
anual bruta limite |
Preencher
com valor |
ANEXO
III - Prazos
Tabela
de referência de prazos para entrega de alguns documentos e
informações:
Atividade |
Prazo |
Especificar
aqui o valor dos serviços não incluídos |
Preencher
com data |
Recibos
de profissionais autônomos (RPA) |
Preencher
com data |
Pagamentos
a terceiros com retenção na fonte |
Preencher
com data |
Dispensa
de funcionários |
Preencher
com data |
Contratação
de funcionários |
Preencher
com data |
Notas
fiscais emitidas |
Preencher
com data |
Notas
fiscais recebidas |
Preencher
com data |
Extratos
bancários de conta-corrente |
Preencher
com data |
Extratos
de aplicações financeiras
|
Preencher
com data |
Conciliação
de contas a receber |
Preencher
com data |
Relatório
de baixa de ativo fixo |
Preencher
com data |
Relatório
de posição de estoque de produtos |
Preencher
com data |
No
próximo tópicos sobre o assunto apresentaremos um modelo de contrato de prestação de serviços. até lá.
1E
tão ruim quanto não prestar os serviços contábeis e cobrar como
se os fizesse é fazer uma coisa malfeita. Já chegou ao nosso
conhecimento o cliente que reclamava que queria saber quanto
dinheiro tinha no caixa da empresa e quando o escritório entregava
o Balanço Patrimonial constava uma quantia meramente ilustrativa,
muito maior do que a empresa tinha de fato. E por que isso ocorria?
Porque a empresa comprava sem nova, pagava despesas de serviços de
terceiros sem comprovantes e não mandava o extrato bancário. É um
erro da empresa, mas também é da contabilidade que não instruiu
ao cliente como deveria proceder (e que deve ser destacado na
proposta e no contrato). O escritório tem o dever de dizer ao
cliente que este não deve fazer despesas sem documentos hábeis e
sempre em nome da empresa e nunca em nome dos donos (Princípio da
Entidade). Assim o cliente mandaria coisas que poderiam ser
contabilizadas e os saldos no Balanço seriam mais próximos á
realidade. Fazer uma contabilidade furada com dados meramente
ilustrativos e totalmente errados não serve para o cliente e pior,
este vai sair com a ideia de que a Contabilidade não tem utilidade
para seu empreendimento. Acaba assim ajudando a jogar o nome do
profissional para o fundo, desmerecendo aqueles que se empenham em
fazer sempre o seu melhor. Por esta razão acreditamos que mesmo o
cliente que não quer saber de contabilidade, o escritório tem o
dever profissional de produzir relatórios senão corretos, o mais
próximos da realidade.
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