sexta-feira, 3 de março de 2017

Criando assinatura html no Thunderbird


Seja numa resposta de e-mail pessoal ou profissional, ou em sua primeira apresentação representando uma empresa é sempre bom ter aquela assinatura respeitosa no seu e-mail. Trata-se de seu primeiro cartão de visitas e se for verdade que a primeira impressão é a que fica, então vamos causar uma boa logo de cara. Com uma assinatura de e-mail personalizada.
A maioria das pessoas que conheço só conhecem programas de gerenciamento de e-mail da Microsoft, tais como o MS Outlook e o Windows Live Mail. Outras tantas só usam o próprio provedor de e-mail (como o gmail e o Hotmail (agora Outlook). Mas ninguém que conheço usa outras opções. E por isso resolvi aproveitar esse tutorial constante na Revista LibreOffice Magazine para mostrar a criação de uma assinatura num outro programa gerenciador de e-mail: o Thunderbird.
Muitas vezes enviamos um e-mail e este não tem uma assinatura. Vamos mostrar como criar assinatura com a suíte para escritório LibreOffice.
Criando a assinatura no LibreOffice Draw
1. Inicialmente, na Pasta pessoal, crie uma pasta “AssinaturaEmpresa”.
2. Obtenha o logo de sua empresa ou crie no LibreOffice Draw, ou em outro software e depois exporte com a extensão “.jpg” ou “.png”.
3. Salve ou exporte o Logo da empresa na pasta AssinaturaEmpresa.
4. Abra o LibreOffice Draw e configure a página em Formatar > Página , na aba Página em Orientação marque a opção Paisagem.
5. Vá em Inserir > Figura > De um arquivo e selecione a figura do Logo de sua empresa posicionando-a no canto esquerdo da página. Pressione a tecla F2 e insira uma caixa de texto a direita da imagem até a borda direita, e lá informe todos os dados de sua empresa tais como nome, endereço, CEP, etc.
6. Clique novamente na tecla F2 crie uma caixa de texto abaixo da caixa dos dados de sua empresa, para informar os dados do conteúdo de e-mail (opcional):
“Este e-mail, incluindo quaisquer anexos, para uso exclusivo do destinatário e pode conter informação legalmente confidencial, privilegiada, ou exclusiva. Se você não for o destinatário pretendido, você está aqui notificado que qualquer uso, distribuição ou cópia desta comunicação e/ou do seu conteúdo é estritamente proibida. Se você não for o destinatário pretendido, por favor, nos avise imediatamente, respondendo o e-mail ou por telefone, apague este e- mail e destrua quaisquer cópias.
This e-mail, including any attachments, is for the sole use of the intended recipient and may contain confidential, privileged, and proprietary information. If you are not the intended recipient, you are hereby notified that any use, distribution or copying of this communication and/or its content is strictly prohibited. If you are not the intended recipient, please notify us immediately by reply e-mail or by telephone, delete this e-mail and destroy any copies”.
7. Selecione o texto em inglês, vá em Ferramentas > Idioma > Para a seleção e selecione Inglês (EUA).
8. Agora, posicione o texto de conteúdo de e-mail na parte inferior da página.
9. Ajuste de forma uniforme o logo e o texto da empresa, selecione tudo e com o botão direito do mouse escolha Agrupar. Veja na Barra de status o tamanho da figura.
10. Então selecione Formatar > Página e insira em Altura e Largura estas medidas e em margens marque todas como 0,00cm, como demonstrado na Figura a seguir.
Após a confirmação da formatação a página fica assim:
11. Na tela seguinte confirme as configurações clicando em Sim.
12. Selecione a figura (se necessário diminua o zoom) e com o botão direito do mouse escolha Posição e tamanho... e nas caixas Posição X e Posição Y digite 0,00 cm em cada uma delas e teremos nossa figura final. Salve o arquivo na pasta AssinaturaEmpressa com o nome assinempre. Em seguida vá em Arquivo > Exportar... salvando com a extensão “PNG” ou “JPEG”.
Criando a assinatura no Documento de Texto
13. Abra um documento de texto e em Formatar > Página, configure conforme a Figura a seguir.
Em Inserir > Figura > De um arquivo, selecione a figura salva na pasta AssinaturaEmpresa e posicione-a na parte inferior da página. Salve o arquivo na pasta AssinaturaEmpresa como assinempre, em Arquivo > Salvar. Em seguida em Arquivo > Exportar... salve o arquivo com a extensão XHTML.
A assinatura está pronta.
Inserindo a assinatura no cliente de E-mail Thunderbird
14. Abra o Cliente de E-mail Thunderbird, clique na conta de e-mail e selecione Configurar esta Conta
15. Clique em “Anexar a assinatura de um arquivo (texto, HTML ou imagem):”, imagem):” selecione na pasta AssinaturaEmpresa o arquivo assinempre.html e clique em OK.
16. Agora quando selecionar “Nova msg” no Cliente de E-mail Thunderbird, esta será a sua assinatura.
O texto aqui apresentado foi originalmente escrito por RAUL PACHECO DA SILVA1 para a revista LibreOffice, de abril de 2013 e resolvemos por o tutorial em prática, testando as dicas numa versão mais recente do LibreOffice. O resultado nos mostrou ser bastante favorável, logo, é mais uma alternativa às conhecidas opções da Microsoft para as empresas.


1PACHECO DA SILVA - 57 anos, mora em Suzano, trabalhando na BBL Engenharia Construção e Comércio Ltda a 16 anos, Inspetor Técnico em Saneamento, veio a conhecer o BrOffice em 2010, e gostou do software que lhe foi apresentado por um dos diretores da empresa. Hoje, parte dos empregados da empresa usa o LibreOffice

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