Seja numa resposta de e-mail pessoal ou profissional, ou em sua primeira apresentação representando uma empresa é sempre bom ter aquela assinatura respeitosa no seu e-mail. Trata-se de seu primeiro cartão de visitas e se for verdade que a primeira impressão é a que fica, então vamos causar uma boa logo de cara. Com uma assinatura de e-mail personalizada.
A
maioria das pessoas que conheço só conhecem programas de
gerenciamento de e-mail da Microsoft, tais como o MS Outlook e o
Windows Live Mail. Outras tantas só usam o próprio provedor de
e-mail (como o gmail e o Hotmail (agora Outlook). Mas ninguém que
conheço usa outras opções. E por isso resolvi aproveitar esse
tutorial constante na Revista LibreOffice Magazine para mostrar a
criação de uma assinatura num outro programa gerenciador de e-mail:
o Thunderbird.
Muitas
vezes enviamos um e-mail e este não tem uma assinatura. Vamos
mostrar como criar assinatura com a suíte para escritório
LibreOffice.
Criando
a assinatura no LibreOffice Draw
1.
Inicialmente, na Pasta pessoal, crie uma pasta “AssinaturaEmpresa”.
2.
Obtenha o logo de sua empresa ou crie no LibreOffice Draw, ou em
outro software e depois exporte com a extensão “.jpg” ou “.png”.
3.
Salve ou exporte o Logo da empresa na pasta AssinaturaEmpresa.
4.
Abra o LibreOffice Draw e configure a página em Formatar > Página
, na aba Página em Orientação marque a opção Paisagem.
5.
Vá em Inserir > Figura > De um arquivo e selecione a figura do
Logo de sua empresa posicionando-a no canto esquerdo da página.
Pressione a tecla F2 e insira uma caixa de texto a direita da imagem
até a borda direita, e lá informe todos os dados de sua empresa
tais como nome, endereço, CEP, etc.
6.
Clique novamente na tecla F2 crie uma caixa de texto abaixo da caixa
dos dados de sua empresa, para informar os dados do conteúdo de
e-mail (opcional):
“Este
e-mail, incluindo quaisquer anexos, para uso exclusivo do
destinatário e pode conter informação legalmente confidencial,
privilegiada, ou exclusiva. Se você não for o destinatário
pretendido, você está aqui notificado que qualquer uso,
distribuição ou cópia desta comunicação e/ou do seu conteúdo é
estritamente proibida. Se você não for o destinatário pretendido,
por favor, nos avise imediatamente, respondendo o e-mail ou por
telefone, apague este e- mail e destrua quaisquer cópias.
This
e-mail, including any attachments, is for the sole use of the
intended recipient and may contain confidential, privileged, and
proprietary information. If you are not the intended recipient, you
are hereby notified that any use, distribution or copying of this
communication and/or its content is strictly prohibited. If you are
not the intended recipient, please notify us immediately by reply
e-mail or by telephone, delete this e-mail and destroy any copies”.
7.
Selecione o texto em inglês, vá em Ferramentas > Idioma >
Para a seleção e selecione Inglês (EUA).
8.
Agora, posicione o texto de conteúdo de e-mail na parte inferior da
página.
9.
Ajuste de forma uniforme o logo e o texto da empresa, selecione tudo
e com o botão direito do mouse escolha Agrupar. Veja na Barra de
status o tamanho da figura.
10.
Então selecione Formatar > Página e insira em Altura e Largura
estas medidas e em margens marque todas como 0,00cm, como demonstrado
na Figura a seguir.
Após
a confirmação da formatação a página fica assim:
11.
Na tela seguinte confirme as configurações clicando em Sim.
12.
Selecione a figura (se necessário diminua o zoom) e com o botão
direito do mouse escolha Posição e tamanho... e nas caixas Posição
X e Posição Y digite 0,00 cm em cada uma delas e teremos nossa
figura final. Salve o arquivo na pasta AssinaturaEmpressa com o nome
assinempre. Em seguida vá em Arquivo > Exportar... salvando com a
extensão “PNG” ou “JPEG”.
Criando
a assinatura no Documento de Texto
13.
Abra um documento de texto e em Formatar > Página, configure
conforme a Figura a seguir.
Em
Inserir > Figura > De um arquivo, selecione a figura salva na
pasta AssinaturaEmpresa e posicione-a na parte inferior da página.
Salve o arquivo na pasta AssinaturaEmpresa como assinempre, em
Arquivo > Salvar. Em seguida em Arquivo > Exportar... salve o
arquivo com a extensão XHTML.
A
assinatura está pronta.
Inserindo
a assinatura no cliente de E-mail Thunderbird
14.
Abra o Cliente de E-mail Thunderbird, clique na conta de e-mail e
selecione Configurar esta Conta
15.
Clique em “Anexar a assinatura de um arquivo (texto, HTML ou
imagem):”, imagem):” selecione na pasta AssinaturaEmpresa o
arquivo assinempre.html e clique em OK.
16.
Agora quando selecionar “Nova msg” no Cliente de E-mail
Thunderbird, esta será a sua assinatura.
O
texto aqui apresentado foi originalmente escrito por RAUL PACHECO DA
SILVA1
para a revista LibreOffice, de abril de 2013 e resolvemos por o
tutorial em prática, testando as dicas numa versão mais recente do
LibreOffice. O resultado nos mostrou ser bastante favorável, logo, é
mais uma alternativa às conhecidas opções da Microsoft para as
empresas.
1PACHECO
DA SILVA - 57 anos, mora em Suzano, trabalhando na BBL Engenharia
Construção e Comércio Ltda a 16 anos, Inspetor Técnico em
Saneamento, veio a conhecer o BrOffice em 2010, e gostou do software
que lhe foi apresentado por um dos diretores da empresa. Hoje, parte
dos empregados da empresa usa o LibreOffice
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