quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Preço de transferência: uma aplicação do conceito custo oportunidade

Num ambiente empresarial tão competitivo o qual temos vivido e visto nas últimas décadas, tendo o sistema capitalista como agulhão decisório nos rumos das empresas em como sobreviver, considerar a análise do Preço de Transferência, com a aplicação do conceito de custo de oportunidade é solidamente considerado de maneira funcional no Sistema de Gestão Econômica GECON.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Tabela de preços como instrumento de execução do plano

A organização de uma forma geral, estando comprometida com o planejamento de resultados obtido por meio de planejamento e simulações, ainda sim está sujeita a riscos existentes e de não conseguir executar o plano na forma exata, na qual foi preestabelecido.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Planejamento de Resultados

Conforme já citado no trabalho, o processo de planejamento é fundamental para que a empresa possa atingir o resultado esperado com sucesso, e através do modelo de planejamento de resultados com base no modelo de Gestão Econômica (GECON), a empresa pode realizar esse processo com a finalidade de otimizar os meios para se atingir o resultado esperado pelos seus diretores / presidente.

Interações entre as áreas e funções organizacionais durante o planejamento

Traçado a missão e o planejamento estratégico da empresa, cada área, através de seu gestor deve se organizar de modo a promover também todo o ciclo de planejamento, execução e controle de sua área de modo com que o produto ou serviço produzido por ela, tenha os mesmos objetivos da missão da empresa. O produto ou serviço executado em cada área deve seguir as mesmas etapas do planejamento geral, visando com que os objetivos esperados, sejam atingidos de forma mais eficiente possível.

Do planejamento ao controle

O Planejamento é necessário para que as ações sejam mais efetivas e se atinja os resultados esperados, ou seja, toda tarefa a ser executada, envolve várias etapas, e que necessitam antes de um planejamento, que deve levar em consideração todas as incertezas e ameaças, pontos fortes e fracos, e que podem prejudicar o resultado esperado.

Processos de gestão e sistemas de informações gerenciais

Estamos vivendo a era da globalização, onde as empresas estão tendo que se adaptar ao atual momento econômico e social, necessitando com que as mesmas trabalhem com um maior grau de flexibilidade, para se adaptar a este novo cenário, onde fatores como o alto grau de competitividade entre as empresas é muito grande, o avanço contínuo da tecnologia de informação, surgimento de novos produtos que a cada dia estão mais modernos, e a abertura do mercado para novos concorrentes, e o momento econômico é propicio e favorável para essa expansão da produtividade das empresas.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Comparação: WPS Office x LibreOffice


Caso você acompanhe nosso Blog provavelmente já deve ter notado que levantamos a bandeira do Software livre e o do Linux às soluções proprietárias da Microsoft. Para tanto sempre defendemos aqui o uso do LibreOffice - uma suíte de escritório livre - ao MS Office. Mas sabemos que vez ou outra temos que abrir algum arquivo feito em .docx  por exemplo, e o LibreOffice Writer pode acabar bagunçando alguma formatação. Então pergunto: para quem não quer gastar muito para ter a licença do MS Office e também não quer piratear o programa, há alguma outra opção de trabalho? Sim: apresentamos aqui o WPS Office.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SISTEMAS DE INTERMEDIAÇÃO – parte 1

Instituições financeiras bancárias

Compõem o sistema financeiro de intermediação as instituições bancárias, não bancárias, o sistema brasileiro de poupança e empréstimo (SBPE), as instituições auxiliares e as instituições não financeiras. Mas neste tópico trataremos apenas do primeiro grupo, o das instituições bancárias, que são formadas pelos bancos comerciais, múltiplos e caixas econômicas.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Composição do Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional é gerido por estes três membros principais: o ministro da Fazenda, o ministro do planejamento e o presidente do Banco central. No entanto, esse número de membros nem sempre foi assim, tendo muita variação desde a sua criação, em 1964, como dá para ver no quadro a seguir:

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Exercícios resolvidos sobre Perícia Contábil


E voltamos aqui a postar mais exercícios resolvidos. Esperamos que sirvam para ajudar os estudantes de Ciências Contábeis em suas vidas acadêmicas. Vamos então ás questões.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Novos conceitos de contabilidade aplicados ao setor público

    Visão moderna da contabilidade

A visão mais moderna da contabilidade dentro da administração pública tem o enfoque patrimonial. Até certo tempo atrás, o enfoque era voltado à questão orçamentária apenas. Com isso, não se respeitava o objeto da contabilidade: todo o patrimônio. Antes, a contabilidade no setor público existia apenas para controlar a execução do orçamento. A nova ciência contábil não deixa de ser contabilidade e em consequência, como ramo da ciência humana, controla o orçamento (com enfoque patrimonial) e em segundo plano, acompanha o orçamento.

O sistema Financeiro Nacional

Definição

O Sistema Financeiro Nacional é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas que fazem a intermediação e distribuição de recursos no mercado. Consiste em captar de quem tem recursos disponíveis para quem está necessitando. São exemplos destas instituições os bancos comerciais e os de investimentos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que são de economia mista.

Política monetária expansionista e restritiva


Política expansionista: O governo injeta recursos no mercado para melhorar o consumo e assim fomentar o mercado. No período de crescimento de JK era focado na política expansionista, com o ideal de fazer o Brasil crescer economicamente muitos anos em apenas um único mandato do então presidente da república.

domingo, 21 de agosto de 2016

A organização da administração pública brasileira


Conceito de Administração pública
A administração pública, por mais que não pareça, é organizada. Nesta existem os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (que serão vistos no tópico seguinte). A administração pública é o conjunto de órgãos que existem para atender às necessidades do povo, cumprindo tudo aquilo que o Estado atender como regra. Quem diz como o ente público deve atender a sociedade é o Ente Maior.

sábado, 20 de agosto de 2016

Secretaria da Fazenda estende até 31 de agosto prazo final para entrega da DeSTDA


Para alívio dos contadores e contabilistas nesses últimos dias e que estão sofrendo com a entrega da declaração de seus clientes, a Secretaria da Fazenda estenderá até 31 de agosto o prazo para a entrega das Declarações de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDAs) relativas aos sete primeiros meses do ano. 

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Introdução às políticas econômicas



POLÍTICAS ECONÔMICAS

O governo atua ativamente na economia do País por meio das chamadas políticas econômicas, que são divididas em Fiscal, Monetária e Cambial. Por exemplo, o governo tem uma meta de exportação e uma meta orçamentária do que pode e onde deve gastar e por meio delas, o Estado administra o País.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Exercício sobre matemática financeira


Uma prática no mercado é definir uma taxa de juros anual nominal com capitalização mensal. Ou seja, para se calcular a taxa de juros proporcional mensal (juros simples), divide-se a taxa de juros anual por doze meses. Naturalmente que a taxa de juros efetiva anual (juros compostos) a rentabilidade obtida, de fato, é calculada com a composição das taxas dos juros proporcionais por doze meses. Assim, supondo que um título ofereça 6% de rendimento com a capitalização mensal, pede-se:

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Intermediação financeira


Em qualquer economia há pessoas físicas e jurídicas que precisam de recursos e os bancos comerciais fazem este papel de intermediação.
Compõem as instituições financeiras de mercado de capitais (ou simplesmente as também chamadas de financeiras):

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Exercício de projeção de caixa


Vamos montar uma projeção de caixa?
Para efeito de melhorar a compreensão dos assuntos inerentes ao fluxo de caixa, vamos propor o seguinte exercício para a elaboração de uma projeção de caixa: Elaborar a projeção de caixa relativa ao primeiro semestre de 2006 e para cada um dos meses com os dados a seguir:

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Estrutura financeira de uma empresa de grande porte

São etapas do ciclo de produção de uma empresa industrial as seguintes:
  • Aquisição de matéria-prima;
  • Processamento de matéria-prima;
  • Disponibilização do produto para comercialização.
O fluxo de estoque de uma empresa que só vende consiste basicamente em: compra, estoca, vende e compra. Debita-se o estoque e credita-se a conta de fornecedores. Numa indústria, por outro lado, em vez da venda e compra das mercadorias há o processo da transformação da mercadoria adquirida. Compra-se e estoca a matéria-prima, que vai para o processamento.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Planejamento e Orçamento - parte 2


       PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

    Exemplo de exercício de variação orçamentária
Inicialmente, vamos apurar a variação orçamentária das vendas do quadro a seguir, que contem os valores de vendas orçados e efetivos e as respectivas unidades.

Planejamento e Orçamento - parte 1



O principal objetivo da Contabilidade é a geração de informações à administração da empresa sobre o patrimônio e controle. No orçamento, o que é preciso é saber utilizar as informações para aplicá-las e, para tanto, quem o elabora é o próprio contador da empresa. 

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Questões resolvidas sobre administração financeira e estoques



QUESTÕES RESOLVIDAS SOBRE A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ESTOQUE

Nesta sessão foram transcritos alguns exercícios já respondidos propostos pelo professor da Disciplina durante o primeiro trimestre. Acreditamos que servirão para a fixação dos conceitos apresentados.

Custos, volume e lucro econômico de compras do estoque



Dentro da dinâmica dos estoques existem os custos que são direta e indiretamente (inversamente) relacionados ao volume produzido e vendido e a manutenção de unidades pela empresa. Os custos diretamente relacionados são aqueles que aumentam à medida que o volume do estoque aumenta. Com isso, são deste tipo o custo com a mão de obra (mais trabalhadores), da empilhadeira, o custo de armazenar (exige mais espaço conforme as quantidades aumentam) e o custo da obsolescência, referente a itens que foram armazenados por longos períodos e, que não servem mais para a empresa.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Características do estoque


Dentro da empresa os estoques são os itens que compõem a maior representatividade de capital de giro e tem como principais finalidades cobrir o volume de vendas e também o volume de produção. Por exemplo, se a organização demora dez dias para produzir deve ter estoque que sustente a produção durante esse período – o que é diferente de dizer “estoque a disposição”.

domingo, 7 de agosto de 2016

Análise de crédito dos clientes

 

          Análise dos cinco C

É fundamental que numa análise de crédito a um cliente constem os cinco itens relacionados a seguir:

sábado, 6 de agosto de 2016

Contas a receber e a pagar


Tanto as contas a pagar e a receber de curto prazo fazem parte do capital de giro da empresa. Quanto mais operações a empresa tiver mais estoque precisará e melhor a rentabilidade – se vende mais, tem mais lucro. Aqui nota-se que ter muito estoque e poder vender a um preço mais baixo não é para beneficiar o cliente, mas sim, o administrador o faz, pois traz mais vendas e logo, mais lucro para a sua empresa.

Quocientes de rentabilidade



Um exemplo de cálculo de quociente de rentabilidade é a divisão efetuada entre o prazo médio de contas a receber (como duplicatas) pelo prazo médio de contas a pagar exigíveis em curto prazo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

As decisões relacionadas à liquidez e rentabilidade



Decisões relacionadas à liquidez e rentabilidade
Para que o administrador financeiro possa tomar, com toda convicção, decisões concretas em relação à liquidez, rentabilidade e investimentos benéficos para a empresa devem fazer uso dos coeficientes ou índices de liquidez constantes na Análise de Balanços.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ciclos operacionais, regimes e fluxos




O ciclo operacional refere-se a todas as atividades da empresa, compreendendo todo o ciclo operacional – da compra da matéria-prima até o recebimento -, o ciclo econômico – da compra da matéria-prima até as vendas – e o ciclo financeiro – que vai do primeiro desembolso até o recebimento efetivo. Logo, todo o conjunto de atividades que começam e antes de chegarem ao fim, outros ciclos já foi iniciado compõem o giro funcional da empresa para que ela sobreviva. Divide-se em atividades econômicas e financeiras. Os ciclos operacionais influenciam no curto prazo, pois o ciclo operacional é curto prazo e acima dele, longo prazo. Os ciclos são estes:

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Mensuração do Resultado Econômico


Para se administrar por resultados econômicos o mesmo deva ser corretamente mensurado. O lucro é visto, em termos econômicos como a quantia máxima que a empresa pode distribuir como dividendos e ainda continuar economicamente tão bem como estava no seu inicio. È mensurado pelo crescimento do patrimônio líquido originado pela manipulação de ativos.

Segundo Guerreiro (GUERREIRO e CATELLI 1995) as etapas básicas para a caracterização de um modelo de mensuração poderiam ser elencadas da seguinte forma: