segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Jogando Yu-Gi-Oh! no Ubuntu via Wine


Num passado não muito distante havia uma emissora de televisão que, durante as manhãs de segunda à sexta-feira, exibia um anime em que o enredo envolvia um jogo de RPG com cartas. Estamos falando, é claro, de Yu Gi Oh! e apenas por passa-tempo mostraremos um de seus muitos jogos rodando num Ubuntu. Confira!

No jogo o objetivo era acabar com os pontos de vida do adversário usando suas cartas de monstros, mágicas e armadilhas. Não demorou muito e o o anime ganhou espaço no mercado de jogos, onde cartas eram vendidas a valores relativamente altos. Mais tarde movimentos contra a história surgiram, alegando que se tratava de um jogo maligno e o anime foi retirado do ar. Anos mais tarde retornou em outra emissora. Mas é claro que durante esse hiato vários jogos foram criados e é sobre um deles que trataremos aqui no Blog.



Você deve se perguntar: mas por que um jogo de RPG num Blog de Contabilidade? Pois respondo: o Blog não é só de Contabilidade. Tratamos de informação para o dia a dia e de entretenimento, além de tecnologia e software livre, como o LibreOffice. Optamos por mostrar o jogo pois nos pareceu interessante mostrar como é fácil rodar um aplicativo executável num Linux.

Mas antes de sair jogando você vais ter que instalar o Wine, que está na central de programas de sua distro, ou ainda via terminal. Para quem usa ubuntu faça o seguinte:
Control T  para abrir o terminal;
digite sudo apt-get uptade para atualizar o seu apt, lembrando que após deverá digitar sua senha de root e;
sudo apt-get install wine para instalar o wine no Ubuntu ou semelhantes.

Vá até o endereço https://yu-gi-oh-the-legend-reborn.br.uptodown.com/windows ou http://ygopowerofchaos.blogspot.com.br/p/download_26.html para baixar o jogo e depois de salvo em alguma pasta sua (por exemplo em Downloads) dê um clique com o direito sobre o arquivo executável, opção abrir com e escolha carregamento com Wine.


O aplicativo será descompactado em uma pasta no mesmo diretório. Lá você encontrará as cartas do jogo (e são muitas) e o arquivo executável para carregar o jogo. Depois é só duelar!



Nós do Essenziale sempre gostamos deste anime, uma vez que embora traga termos como ritual, sacrifício, invocação, devemos nos lembrar que é um jogo de cartas e mais, o jogo para PC em questão serve para ajudar a aprender as táticas e macetes dos duelos. Fora que tem mais de 1400 cartas que dá para imprimir, colar em cartolina e sair desafiando seus amigos, pelo menos para passar tempo.

Então é isso. A postagem chega ao fim e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário