Em cada
atividade desenvolvida pela empresa observam-se três aspectos
interdependentes. O primeiro diz respeito à qualidade, quantidade e
cumprimento de prazo, que denominamos operacional. Essas atividades
para serem realizadas consomem recursos e geram sempre algum tipo de
benefício na forma de produtos e serviços.
Aos
recursos consumidos e aos produtos e serviços gerados, podem ser
associados valores econômicos (custos dos recursos e receitas dos
produtos e serviços), o que caracteriza o aspecto econômico da
atividade. Finalmente as operações envolvem prazos de pagamentos e
recebimentos dos valores envolvidos, o que caracteriza o aspecto
financeiro da atividade. Evidentemente os valores a prazo acarretam
juros, os quais por sua vez impactam o resultado econômico da
atividade. O GECON contempla esses aspectos mensurando o resultado
financeiro e o resultado operacional das diversas atividades
empresariais inclusive o resultado da própria área financeira.
A partir
das premissas estabelecidas para caracterizar o modelo GECON, é
possível caracterizar um conjunto de definições que devem
incorporar o modelo de gestão das empresas que buscam a eficácia.
Desse conjunto de definições decorrem naturalmente os conceitos que
devem ser aplicados no Sistema de Informação de Gestão Econômica
deve ser estruturado sob o conceito de banco de dados, citamos os
Planos de Contas; Plano de Área de Responsabilidade/Centro de
Resultados; Contabilidade Gerencial e Contabilidade Societária.
Um modelo
de decisão centrado na eficácia demanda informações de resultados
das atividades, portanto, de volumes e de custos variáveis dos
recursos, dos volumes e das receitas dos produtos e serviços, dos
custos fixos das áreas de responsabilidade e dos centros de
resultados.
Pressupõe
não só a mensuração de resultados realizados mas também de
resultados planejados, estabelecendo uma estreita ligação entre o
sistema de informação contábil e o processo decisório.
A empresa
pode avaliar as iniciativas da qualidade por áreas de
responsabilidade, por tipo de cliente, e cada área é convocada a
apresentar quadro de melhoria. O fluxo de equilíbrio na relação
entre clientes e a empresa identifica o resultado econômico. Se
alguma área mostrar deficiente, as demais áreas compensam com
resultados econômicos individuais adversos da outra. A iniciativa da
qualidade tem maior chance de sucesso á medida que otimizem o
resultado econômico da empresa.
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