Através
deste modelo se forma a base fundamental para a implantação do
sistema de informação, essa é um ferramenta de grande importância
aos gestores. Catelli (2001) a interação entre os modelos de
decisão e informação dá-se em dois momentos: no planejamento,
execução e controle; no equacionamento do resultado.
É
importante lembrar que na implantação do modelo de informação,
devem-se levar em consideração os princípios e valores da empresa
e também suas crenças. Não podemos desconsiderar os resultados
planejados e os realizados que devem estar detalhadamente explicados
A
controladoria é uma área da empresa cuja responsabilidade é
coordenar de forma cadenciada e metódica, os diversos setores da
empresa e suas informações sobre gestão econômica, não eximindo
dos gestores de área a responsabilidade pelos seus resultados, mas
corrobora na otimização desses resultados.
Em relação
a contribuição dos gestores de área Catelli (2001) afirma que:
“as
responsabilidades dos gestores de área vão além de suas atividades
de resultados operacionais, abrangendo os conhecimentos de gestão
econômica, financeira e patrimonial daquele setor o qual está
inserido”.
A
controladoria tem a funcionalidade de staff na gestão de uma
organização, haja vista que os resultados de cada área, apesar de
otimizados pela ação da controladoria, necessitam de uma
consolidação de informações para a visão do todo e tomada de
decisão.
Podemos
resumidamente dizer que os objetivos da Controladoria são:
-
A promoção da eficácia organizacional;
-
A viabilização da gestão econômica;
-
Promoção da integração das áreas de responsabilidade.
Tendo
estes objetivos como alicerce na gestão, os resultados econômicos
das áreas serão de acordo com as metas e condições estabelecidas,
no foco da Gestão Econômica, cadenciada sistemicamente.
Podemos
definir que o processo de atuação da Controladoria em uma empresa
pode ser compreendido pelo quadro abaixo:
Quadro 1: Requisitos do planejamento
A
avaliação de desempenho exercida pela controladoria é um apoio as
avaliações realizadas pelos gestores, que por sua vez, avaliam os
indivíduos, suas áreas e a cadeia hierárquica. A controladoria
avalia os setores, os gestores, sua própria área e a empresa como
um todo.
Como
citado no parágrafo anterior, à controladoria avalia o desempenho
da empresa como um todo, sendo esta avaliação, a elaboração de
análise de resultado econômico financeiro dos produtos e serviços
da empresa.
Cabe a
controladoria as funções de determinar o modelo e padrão de
informações, na gestão do banco de dados do sistema de informações
da empresa (setor de Tecnologia da informação). O modelo de gestão
segue padrões de informações e integrações entre os setores, no
sentido de gerar informações relevantes ao padrão da Gestão
Econômica.
A
controladoria no exercício de suas atribuições considera dois
vértices fundamentais na execução de suas atividades: Processos de
Gestão e Sistema de Informações.
A atuação
da controladoria tem que ser de maneira metódica, visando atender os
objetivos da Gestão Econômica, para isso é necessária a execução
das seguintes etapas:
-
Planejamento estratégico, operacional e programação: É quando são realizados ensaios de cenários futuros, visando antecipar possíveis resultados, aplicando no planejamento operacional, aquele que desempenhará melhor resultado, seguindo de uma programação previamente estudada e avaliada diante de outras possibilidades.
-
Execução: A aplicação da programação das atividades é a execução do planejado propriamente dito.
-
Controle: A mensuração por meio de análises de desempenho, de resultado, econômico financeiro, etc. O controle é feito por meio de comparações com padrões estabelecidos, considerando e determinando as variáveis e o desvio admitido para possível atuação de uma análise criteriosa.
Para
atender os padrões de informações e assertividade nas tomadas de
decisões sob o modelo da Gestão Econômica, a controladoria se
utiliza do sistema de informações, que por sua vez deve contemplar:
-
Simulações de cenários
-
Orçamentos
-
Padrões
-
Realizado
Tais
informações corroboram aos gestores tomadores de decisão à:
-
Induzi-los a tomada de decisão correta
-
Apuração do resultado real da empresa e possibilidade de projeções sólidas
-
Apuração de resultados operacionais, econômico financeiro, de produtos e serviços.
Podemos
sintetizar a ação da controladoria no seguinte quadro abaixo:
PROCESS
Quadro 2: Quadro síntese da Controladoria
Evento
segundo Hendriksen (1989:16)
“um
evento é uma ocorrência, um fenômeno ou uma transação, o qual é
separado para ser observado e ter uma melhor interpretação
semântica do que a mensuração de ativos e passivos. No entanto,
somente certas características dos eventos podem ser mensuradas e
reportadas”.
Um evento
pode ser entendido como um conjunto de transações, cujos atributos
lhe dão forma e consistência, sendo que os principais eventos estão
relacionados com os objetivos fins da organização. Os eventos
econômicos alteram a situação patrimonial da empresa, seus efeitos
são medidos monetariamente, são previsíveis, portanto podem ser
estruturados num sistema de informação e refletem nos modelos de
decisão, já que dizem respeito a desempenho da organização. Por
tanto, o estudo sobre os eventos leva à definição do modelo de
decisão, onde deve refletir impactos operacionais, financeiros e
econômicos. Gestão é o processo de decisão da empresa, baseado em
um conjunto de conceitos e princípios coerentes entre si, visando
garantir a missão da empresa. Esse conjunto determinados modelo de
gestão. O modelo de gestão é formado através das crenças e
valores dos acionistas e são refletidos em princípios que dirigem a
atuação dos gestores. Os principais objetivos são: assegurar a
redução de risco, garantindo que a empresa cumpra a sua missão;
assegurar que todas as energias e esforços estejam direcionados na
mesma direção, além de um ambiente motivador, e assegurar o
monitoramento de que a empresa está cumprindo sua missão, focando
seus esforços para execução de acordo com o planejado e
realinhando em caso de desvios. Os principais princípios que
norteiam o sistema de gestão são: poder e responsabilidade, estilo,
critérios de avaliação de desempenho, regras para sistema de
informação, e interação entre acionistas e gestores.
Os Modelos
de Decisão objetivam simplificar e facilitar a compreensão das
relações, reduzindo assim a quantidade de variáveis existentes a
um número passível de manipulação.
Toda
organização é constituída e se desenvolve a partir de decisões
que, no seu conjunto, singularizam a sua identidade e determinam cada
uma de suas opções.
Num
ambiente econômico caracterizado pela escassez de recursos, são as
decisões, tomadas em todos os níveis da organização, que
determinam ou não a utilização adequada de tais recursos para a
consecução dos seus objetivos. É, portanto, nas decisões e nas
ações desencadeadas pela empresa que encontramos o caminho para a
obtenção da eficácia da organização.
Por outro
lado, a obtenção da eficácia está condicionada ao direcionamento
integrado das decisões tomadas pelos diversos gestores, convergindo
para os objetivos da organização.
As
decisões devem ser sistematizadas por um processo de tomada, ocorre
tanto pela necessidade de buscar outros caminhos
Segundo
Machado (1997, p.86)
“um
modelo de gestão é um conjunto de princípios emanados das crenças
e valores da empresa que direcionam as decisões e ações dos
gestores, cujo impacto se verificará diretamente no patrimônio da
organização.”. O modelo de gestão determina o processo de gestão
da organização, definindo a forma como este deve ser
operacionalização nas suas fases de planejamento. Execução e
centro e. É o modelo de gestão que define as autoridades e
responsabilidades, papéis e posturas, critérios de avaliação e
estilo de gestão.
De acordo
com o trecho acima o modelo de gestão se reflete puramente do
objetivo pelo qual a organização foi criada e os caminhos que quer
seguir.
Os estudos
de Guerreiro (1989), Almeida (1996) e Santos (1995). Convergem na
estruturação do processo decisório nas seguintes fases:
-
Caracterização da necessidade de decisão: fase de definição do objeto da decisão
-
Definição do objetivo: o desisor define exatamente os fins a que deseja atingir.
-
Definição e obtenção de informações relevantes: etapa de definição e obtenção de informações sobre as variáveis que devem ser consideradas no processo de tomada de decisão.
-
Formulação das alternativas: formuladas as diversas opções de ação que solucionam o problema.
Avaliação
das alternativas:
O modelo
de decisão do GECON tem as seguintes diretrizes básicas, de acordo
com Parisi e Nobre (apud Catelli, 1999):
-
Deve incorporar os aspectos comportamentais estabelecidos pelas crenças e valores do subsistema institucional da empresa, devendo sempre prevalecer sobre os aspectos comportamentais individuais dos gestores;
-
O lucro econômico é visto como a melhor medida da eficácia empresarial, sendo que o desempenho dos gestores é avaliado pelo resultado econômico que atinge em relação ao previamente estabelecido.
-
O modelo de decisão deve ser único, devendo ter como pressuposto o método do custeio variável, apurar a margem de contribuição em função dos aspectos econômicos e financeiros dos eventos e em conformidade com o processo físico/operacional, e estar harmonizado com a missão de cada atividade da empresa e com a missão da empresa como um todo;
-
Deve ser utilizada uma metodologia normativa que explore o comportamento da empresa, em vez de estudar detidamente os processos mentais dos administradores.
Os modelos
de decisão permitem que as consequências das várias alternativas
sejam avaliadas antes de tomar a decisão, possibilitando ao divisor
escolher aquela que apresente os melhores resultados. Constituem,
assim, um procedimento estruturado, no qual as diversas variáveis
que impactam a decisão podem ser organizadas e examinadas de modo
sistemático e consistente, levando em consideração as variáveis
relevantes para a avaliação de cada alternativa, visando à escolha
daquela que melhor atenda aos objetivos da empresa.
Os modelos
de decisão agem como elementos de indução e motivação dos
gestores no processo decisório.
O modelo
de decisão sob a ótica da gestão econômica, além de induzir a
eficácia, permite que o desempenho dos gestores seja avaliado
segundo sua contribuição para a geração do resultado global da
organização.
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