sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Compactar uma apresentação do LibreOffice Impress

Quando surgiu o Microsoft Office 2010 muita gente o considerou como sendo o melhor conjunto de aplicativos para escritório – e de fato, muitos o consideram. De fato tinha muita coisa legal naquela versão e uma das coisas que gostei bastante foi do modelo de apresentação no Power Point, apresentando os novos recursos e que possibilitariam em uma apresentação profissional e chamativa. No entanto, tantos efeitos fizeram com que o arquivo ficasse com uns 17 MB de dados. Seria possível diminuir o tamanho?

Imagine a seguinte situação: você precisa fazer uma apresentação no LibreOffice Impress, com muitas páginas, diversas imagens e várias configurações de apresentação dos slides mas não pode ficar com um arquivo muito grande pois terá que abri-lo numa máquina de terceiros, com poucos recursos. No entanto, para sua infelicidade, o arquivo gerado por ela, com certeza será muito grande.
Mas saiba que há uma opção no LibreOffice Impress (aquele que você usa para editar slides e apresentações, como o Power Point) que reduz, significativamente, o tamanho da apresentação. A dica que apresentaremos a seguir foi dada por Vera Cavalcante1 para edição número 17 de junho de 2015 da Revista LibreOffice Magazine.
Para servir de exemplo testarei a funcionalidade num arquivo daquela época em que eu usava o Power Point. Vinha como uma espécie de apresentação do programa e sinceramente não sei se ainda está presente (com as devidas atualizações) nas versões mais atuais. Mas isso não é importante, pois o que usaremos é apenas o arquivo pois foi o maior que encontrei em meus arquivos, que tem 17,5 MB, como mostra a figura a seguir.
Depois que terminar sua apresentação – ou pegar uma pronta como fizemos aqui –, com tudo que tem direito e salvá-la, siga os seguintes passos:
● Com a apresentação aberta clique em no menu Ferramentas, opções Compactar apresentação. Vai ser aberta a caixa de dialogo Compactador de apresentação. Logo de cara temos a descrição da funcionalidade e na parte de baixo da janela nos são apresentadas as opções de compactação.
No passo 1.Introdução > devemos selecionar uma das definições para o Compactador de apresentações. Aqui devemos escolher uma das opções que se adequará às nossas necessidades e para nosso exemplo, escolhemos Otimizado para a tela (pois trará o menor tamanho de arquivo). Feita a escolha clicamos em próximo para continuar.
● No passo 2. Slides > devemos selecione os slides a excluir, marque as opções que desejar. Em nosso exemplo fizemos uso dos seguintes métodos:
No exemplo, marquei as opções: Excluir páginas mestres em desuso e Excluir slides ocultos. Isso pode não parecer muita coisa mas dá para diminuir o tamanho final do arquivo. Feito isso clicamos em Próximo para continuar.
No passo 3. Figuras devemos escolher as configurações para otimizar as imagens e figuras para eliminar arquios sem uso. Para tanto, efetuamos as seguintes escolhas: escolhemos a qualidade da compressão das imagens, excluímos áreas de figuras recortadas, rompemos vínculos com figuras externas e reduzimos a resolução das imagens. Utilizar essas opções ajuda bastante na diminuição do tamanho do arquivo. E feito isso, prosseguimos com próximo (parece instalador de programas no Windows).
No Passo 4. Objetos OLE escolhemos as configurações para a substituição dos objetos OLE. Aqui temos algumas opções para utilizar. Caso nosso arquivo tenha um ou mais Object Linking and Embedding – OLE, escolheremos as configurações para esses objetos. No entanto, para o caso de o arquivo não ter nenhum desses objetos, o compactador lhe avisará. Assim bastará clicar em Próximo >.
Neste item, caso seu arquivo seja totalmente livre, sem componentes proprietários você pode escolher a segunda opção. Em nosso caso, como a apresentação é um arquivo feito no Microsoft Office Power Point 2010, há objetos OLE não livres, não pertencentes ou gerados pela Open Document, então, escolhemos selecionar todos.
No passo 5. Resumo é possível ver uma estimativa do tamanho que ficará a nossa apresentação e escolher como aplicá-las. Aqui é interessante utilizar a opção Duplicar a apresentação antes de aplicar as alterações. Assim o arquivo original é preservado.
Após escolher a melhor opção basta a nós clicarmos em Concluir.
É aberta a caixa de dialogo Salvar. Aqui há de se reparar que, ao nome do arquivo original foi acrescentado a descrição mini. Esse será o arquivo compactado.
Vale prestar atenção aqui que segundo a estimativa do compactador, o arquivo de 16,7 MB passará a ter apenas 5,7 MB. Mas vamos salvar primeiro para ver o resultado. Clicamos em Salvar. Esperamos um pouco o processo de compactação terminar e por fim, somos avisados quais as ações estão acontecendo…
Vemos agora que no exemplo, o tamanho do arquivo final foi reduzido dos iniciais 16,7 MB para 13,2 MB. Não é muita coisa, mas devemos levar em conta aqui que se trata de arquivo com extensão do Power Poimt. Então, para desencargo de consciência, refaremos os testes, mas com um arquivo com extensão livre. Não mostraremos aqui os passos pois os arquivos são iguais, só foram salvos com extensões diferentes. O resultado é esse:
Também diminuiu pouco, mas, ainda assim, é um bom resultado, visto que os componentes deste são adaptações ao de um criado no Power Point 2010, representando ao final 72% do original.


1Conforme a apresentação na Revista LibreOffice, Vera Cavalcante era Empregada na área administrativa em empresa pública até setembro de 2011. Usuária de ferramentas livres desde 2004 quando conheceu e passou a utilizar o OpenOffice versão 1.0 na empresa e particularmente. Revisora voluntária nas revistas LibreOffice Magazine e Espírito Livre e na Documentação do LibreOffice para pt-Br. Editora da revista LibreOffice Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário