Há
pessoas que conheço que se recusam a usar o LibreOffice como uma
alternativa ao Microsoft Office alegando para seus pontos de vista
que o software gratuito é incompleto. Chegam a defender o Office da
Microsoft como se este fosse o Santo Graal dos aplicativos para
escritórios, dizendo inclusive que a imensa quantidade de
funcionalidades justifica o grande preço da coisa. O que é uma
grande inverdade, aliás, para muitas dessas pessoas bastaria um
simples bloco de notas. Para tanto montamos essa e outras postagens
apresentando algumas dicas simples de o que se pode fazer para
facilitar o seu dia a dia com o LibreOffice. E nesta trataremos do
uso da tecla Tab.
Como
na postagem anterior, o
texto a seguir é uma adaptação ao publicado na Revista LibreOffice
Magazine, em sua edição n° 3 de fevereiro de 2013 e elaborado por
Júlio Neves1.
O que faremos aqui é comentar a
primeira dica,
até porque a versão usada no artigo original é bem mais antigo que
a nossa, que é atual.
Uso
da tecla TAB
Quando
fiz o TCC da Graduação em Ciências contábeis ainda não conhecia
o LibreOffice. Por isso usava o Microsoft Office Word, na versão
2002 (é, 2002 mesmo! Nem 2003 eu consegui) e para piorar, não
conhecia nem mesmo os recurso de criação de sumários do Office
proprietário. Logo já dá para saber como procedi: montei o sumário
todo manualmente, folheei todo o trabalho anotando as páginas e
retornei ao sumário para adicionar os respectivos números de
páginas – é claro, após os pontinhos.
Em
escala bem menor, é o que fiz na figura a seguir:
Como
podemos ver claramente, os números das páginas não ficaram
alinhados e isso é algo que acaba estragando todo o profissionalismo
do trabalho acadêmico, pois indica um desleixo por parte do
pesquisador. Uma saída seria usar a tecla de espaço cuidadosamente,
mas mesmo assim, o resultado não sairia perfeito. E o pior, caso
precise fazer qualquer adicção ou retirada de textos, será preciso
mudar quase tudo nesse sumário manualmente, o que não é nem um
pouco inteligente. Então pergunto: se é para digitar textos como se
estivéssemos usando uma máquina de datilografia, então para quê
usar um computador e pior, para quê pagar uma licença de um
software caro sendo que para isso daria e muito um bloco de notas?
Está
na hora de criar vergonha na cara e começar a usar os recursos do
software de edição de textos, seja ele um de uma suíte
proprietária, ou um programa livre e completo, tal como é o
LibreOffice. Mas deixando isso de lado, vamos ajustar o “sumário”
do jeito errado mais certo possível.
Uma
forma de contornar esse problema, é usar devidamente as teclas
<TAB>. Para usá-las corretamente, é preciso que você conheça
alguns detalhes.
Como
você viu o espaço entre os nomes dos títulos e as páginas foram
preenchidos por pontos. Obviamente caso você seja esperto não vai
gastar seu tempo para fazer isso à mão. E como resolver isso se não
se sabe criar um sumário manual? Por fique tranquilo, pois SEUS
PROBLEMAS ACABARAM! Vamos a essa dica: Marque as linhas referentes
aos títulos e vá em Formatar > Parágrafo e escolhi a aba
Tabulações. Veja:
Na
figura, repare que em "Posição" está marcado 0,00 cm e
no RadioButton "Caractere de preenchimento" está
assinalado o campo definido como Nenhum. Note ainda que podeira ter
clicado na opção "Caractere" e preenchido com qualquer
caractere de minha escolha. Vamos modificar para 15,7 cm para Posição
e os pontinhos para Caracteres de preenchimento. Em Tipo marcaremos
como à direita (na figura estava como à esquerda).
Após
esses ajustes, devemos voltar ao trabalho manual: selecionamos cada
linha e após cada seleção, apertamos delete, sendo que na
sequência, com o cursor do mouse entre o título e o número da
página apertamos a tecla Tab. Veja agora como ficou:
Podemos
ver que o espaçamento variou automaticamente, deixando odos os
números de páginas alinhados à direita.
No
entanto, e se após toda a execução da formatação e tabulações
eu não gostasse do resultado? O que faria: abriria a janela de
configuração de tabulações novamente e ajustaria tudo
manualmente, deletando cada pontinho como fora feito antes? A
resposta é não, pois podemos fazer isso mais facilmente utilizando
a régua do LibreOffice Writer.
É
muito mais rápido e fácil clicar no pequeno botão que fica entre
as 2 réguas e em seguida clicar na margem inferior da régua
horizontal arrastando o mouse através dela até que a linha de
marcação vertical gerada fique entre a localização que queremos
para os números de página (ou seja, mais próximos ou mais
distantes da margem direita da página), quando então você poderá
soltá-lo.
Podemos
observar que embora esse recurso obtenha um resultado favorável, não
substitui de forma eficiente a inserção de um sumário automático.
Serve mesmo apenas para outras funções que envolvam listagens. Por
exemplo, suponha que você monte uma lista de compras de supermercado
no Writer, tendo duas colunas: uma para a descrição de produtos a
serem comprados e a segunda para os preços de cada um.
1JULIO
NEVES – conforme a sua apresentação na Revista LibreOffice
Magazine, “O 4o UNIX do mundo nasceu na Cidade Maravilhosa, mais
precisamente na Cobra Computadores, onde à época trabalhava o
Júlio. Foi paixão à 1a vista! Desde então, (1980) atua nessa
área como especialista em Sistemas Operacionais e linguagens de
programação. E foi por essa afinidade que quando surgiu o Linux
foi um dos primeiros a estudá-lo com profundidade e adotá-lo como
Sistema Operacional e filosofia de vida.
UMA BOSTA
ResponderExcluirMUITO BOM!!! AJUDOU MUITO!!
ResponderExcluir