O
exercício a seguir é mais um exemplo rotineiro da contabilidade.
Envolve lançamentos simples, compra de itens do Ativo Imobilizado e
alguns passivos. Vamos a ele.
A
transportadora Rapidinha Ltda. iniciou suas atividades em 30/11/x1
com a subscrição do capital no valor de R$ 600.000,00, sendo que os
sócios integralizaram em dinheiro R$ 70% do capital subscrito. As
demais operações realizadas pela empresa em dezembro são as
seguintes:
Dados:
-
03/12 – compra de equipamentos à vista, no valor de R$ 49.200,00;
-
05/12 – compra de veículos no valor de R$ 250.000,00, pagando 40% no ato da compra;
-
08/12 – compra de materiais à vista por R$ 17.000,00;
-
10/21 – Integralização de capital, em dinheiro, no valor de R$ 100.000,00;
-
15/12 – recebimento de receitas de serviços, referentes à primeira quinzena do mês, no valor de R$ 29.600,00;
-
18/12 – pagamento de R$ 11.800,00 referente a combustível;
-
19/12 – compra de terreno à vista no valor de R$ 178.000,00;
-
20/12 – a empresa pagou aluguel no valor de R$ 5.000,00;
-
22/12 – pagamento de despesas diversas (copa e cozinha), no valor de R$ 9.000,00
-
23/12 – a empresa liquidou parte de sua dívida, de R$ 40.000,00;
-
27/12 – a transportadora comprometeu-se a pagar em janeiro, à empresa Replicante de Publicidade, a importância de R$ 2.000,00 por serviços tomados;
-
30/12 – os salários referentes ao período, de R$ 17.600,00, serão pagos no mês seguinte;
-
30/12 – prestação de serviços no total de R$ 62.200,00 será recebido no próximo exercício e;
-
31/12 – o saldo da conta de materiais em 31/12/x1 era de R$ 5.600,00.
Com
base nos dados apresentados, pede-se:
-
Lançar as operações que irão para o Livro Diário (não precisa transcrever o Livro aqui, só os lançamentos);
-
Elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial.
Resolução
Para
atender ao que o exercício pede precisamos antes entender a
história dessa empresa, só para depois é que poderemos entrar com
os lançamentos. Assim, começamos definindo que a empresa começou
no final de novembro de um ano indefinido e que seu capital foi
integralizado parcialmente, sendo especificamente, 70% de R$
600.000,00 (ou seja, R$ 420.000,00).
Vamos
começar pela integralização do capital social, debitando-se o
caixa no valor de 70% e 30% contra a integralizar e o crédito contra
capital social. Assim temos que:
DATA
|
VALOR
|
TEXTO
DO HISTÓRICO
|
DÉBITO
|
CRÉDITO
|
30/11/2016
|
420.000,00
|
70%
do capital subscrito pelo sócio A
|
Caixa
|
Capital
– Sócio A
|
30/11/2016
|
180.000,00
|
30%
do capital a integralizar pelo sócio B
|
(-)
Capital a Integralizar
|
Capital
– Sócio B
|
Agora
vamos começar pelos lançamentos, sendo o primeiro o da compra de
equipamentos para a empresa, totalizando R$ 49.200,00, pagos em
dinheiro. Consideraremos como equipamentos de informática e no final
do exercício, depreciação de 25% ao ano.
DATA
|
VALOR
|
TEXTO
DO HISTÓRICO
|
DÉBITO
|
CRÉDITO
|
3/12/2016
|
49.200,00
|
Valor
Ref. Compra equipamentos informática
|
Informática
|
Fornecedores
imobilizado
|
3/12/2016
|
49.200,00
|
Pagamento
fornecedor
|
Fornecedores
imobilizado
|
Caixa
|
No
dia cinco de dezembro houve compra de veículos, pelo valor de R$
250.000,00, sendo pagos R$ 100.000,00 (40%) com caixa e o resto fica
creditado na conta de fornecedores a pagar.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
5/12/2016
|
250.000,00
|
Valor
Ref. Compra veículo
|
Veículos
|
Fornecedores
imobilizado
|
5/12/2016
|
100.000,00
|
Pagamento
fornecedor conf. Boleto com caixa
|
Fornecedores
5 imobilizado
|
Caixa
|
A
empresa comprou materiais para uso diário no dia 8/12, pela
somatória de R$ 17.000,00, pagos à vista e como não especifica que
materiais são estes, o consideraremos que não são itens para uso e
consumo diversos, bens para manutenção, suprimentos de escritórios
e semelhantes e nem itens do ativo permanente, pois ao final do
exercício está definido que haverá saldo nessa conta. Logo, a
consideraremos como estoques. Será debitado o valor em conta de
estoques e creditado em caixa.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
8/12/2016 |
17.000,00
|
Valor
Ref. Compra matérias aplicados |
Estoques |
fornecedores
materiais aplicados |
8/12/2016 |
17.000,00
|
Pagamento
fornecedor conf. Boleto com caixa |
fornecedores
materiais aplicados |
Caixa |
Em
10/12 os sócios resolveram integralizar mais R$ 100.000,00 de
capital, o que diminui o saldo de capital a integralizar e aumenta o
saldo em caixa.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
10/12/2016
|
100.000,00
|
Parcela
de capital a integralizar subscrito pelo sócio
|
Caixa
|
(-)
Capital a Integralizar
|
Após
a integralização do capital a empresa trabalhou para produzir
receitas de serviços e durante cinco dias obteve um faturamento que,
somado aos pequenos serviços prestados antes da aquisição de
materiais auferiu em R$ 29.600,00, contabilmente debitadas contra o
caixa e creditada contra receita de serviços.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
15/12/2016 |
29.600,00
|
Receita
de serviços recebida em dinheiro |
Caixa |
Receita
bruta de serviços |
No
dia 18 houve pagamento de despesa com combustível acumulado no mês,
de R$ 11.800,00, debitados diretamente como despesa com combustível
(pois consideramos desnecessário aqui provisionar fornecedores
devido às características básicas deste exercício) contra crédito
à conta de caixa.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
18/12/2016
|
11.800,00
|
Pagamento
de combustível com. NF à vista
|
Combustíveis
|
Caixa
|
A
empresa efetuou em 19/12 a aquisição de um terreno, com pagamento
integral saído do caixa (crédito), de R$ 178.000,00. acrescentamos
aqui que todos os ativos adquiridos serão depreciados, com exceção
de terrenos.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
19/12/2016
|
178.000,00
|
Valor
Ref. Compra terrenos
|
Terrenos
|
Fornecedores
imobilizado
|
19/12/2016
|
178.000,00
|
Pagamento
fornecedor conf. Boleto com caixa
|
Fornecedores
imobilizado
|
Caixa
|
Houve
pagamento de despesa de aluguel, pelo valor de R$ 5.000,00, que será
lançada diretamente como despesa (de mesmo nome) contra o caixa.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
20/12/2016
|
5.000,00
|
Pagamento
aluguel com caixa
|
Alugueis
e locações
|
Caixa
|
Após
isso a empresa pagou despesas diversas, que não são especificadas e
que consideraremos como despesa com copa e cozinha (materiais de
limpeza, galão de água, copos, lixeiras, vassouras), debitadas
contra a despesa e creditadas contra o caixa.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
22/12/2016 |
9.000,00
|
Pagamento
compra p/ copa e cozinha c/ caixa |
Copa
e cozinha |
Caixa |
Pagamento
do resto do saldo em aberto da compra do veículo, debitando-se a
conta do fornecedor e creditando-se o caxa, pelo valor de R$
40.000,00, no dia 23/12.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
23/12/2016
|
40.000,00
|
Pagamento
fornecedor conf. Boleto com caixa
|
Fornecedores
imobilizado
|
Caixa
|
Em
27/12 é reconhecida a obrigação de pagamento de serviços tomados,
logo, debita-se despesa com serviços tomados e credita-se
fornecedores de serviços (ou tomadores de serviços).
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
27/12/2016
|
2.000,00
|
Valor
referente despesa com serviço tomado NF
|
Serviços
tomados PJ / PF
|
Fornecedores
de serviços
|
No
dia 30/12 foram provisionados os salários dos empregados – que
trabalharam dentro do mês e receberão no próximo – em R$
17.600,00, no entanto, isso é o bruto de despesa de salários, então
calcularemos ainda 8% de INSS e 8% de FGTS. O procedimento será:
débito de salários em R$ 17.600,00, contra crédito de salários a
pagar. Depois debitaremos salários a pagar e creditaremos INSS a
recolher, em R$ 1.408,00 e débito de encargos com FGTS e crédito de
FGTS a pagar também de R$ 1.408,00.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
30/12/2016
|
17.600,00
|
Valor
Ref. Salário bruto n/mês
|
Custo
com salários
|
Salários
a pagar
|
30/12/2016
|
1.408,00
|
Valor
Ref. INSS s/ salários
|
Salários
a pagar
|
INSS
a recolher
|
30/12/2016
|
1.408,00
|
Valor
Ref. FGTS sobre salários
|
Custo
com FGTS
|
FGTS
a recolher
|
A
seguir, é feito o reconhecimento das receita a ser recebida no mês
seguinte. Para tanto debita-se clientes e credita-se a conta de
receita com serviços.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
30/12/2016
|
62.000,00
|
Valor
ref. receita de serviços a prazo
|
Clientes
|
Receita
bruta de serviços
|
Por
fim, calcularemos o Custo da mercadoria / produtos vendidos ou
prestados. Para tanto, apenas usaremos a fórmula básica de custo =
estoque inicial mais compras menos o estoque final. O estoque final é
de R$ 5.600,00, o que dá uma diferença de R$ 11.400,00 de CMV /
CPV. A contabilização será com débito de R$ 11.400,00 em CMV e
crédito em estoques.
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
31/12/2016
|
11.400,00
|
Valor
ref. Saldo de estoque que se transfere para CMV
|
Custo
dos bens ou serviços comprados
|
Estoque
de Materiais aplicados
|
Para
a depreciação debitaremos 25% os equipamentos de informática, 20%
os veículos e creditaremos a conta de depreciação acumulada.
Velaremos em conta um período de ano de 366 dias e contaremos os
dias em que os bens foram adquiridos (366 para ter depreciação
diária vezes o número de dias da compra até o dia 31/12).
Data
|
Valor
|
Texto
do histórico
|
Débito
|
Crédito
|
31/12/2016
|
840,16
|
Valor
depreciado dos equipamentos de informática
|
Depreciação
do imobilizado
|
(-)
Depreciação acumulada
|
31/12/2016
|
3.551,92
|
Valor
depreciado dos veículos
|
Depreciação
do imobilizado
|
(-)
Depreciação acumulada
|
Para
efetuar o encerramento apenas debitamos todas as receitas e
creditamos a conta de Resultado do Exercício. Depois creditamos
todas as despesas e debitamos aquela conta de Resultado do Exercício.
Com isso as contas de resultado ficam zeradas e o saldo na conta de
Resultado do Exercício é transferido para a conta de lucro do
exercício, sendo que resultado credor será creditado em Lucro do
exercício e debitado a conta de Resultado, ao passo que saldo
devedor deve ser debitado em prejuízo do exercício e creditado em
resultado.
E
com isso temos a Demonstração do Resultado do Exercício.
Descrição |
Valores
|
RECEITAS |
-R$
91.600,00
|
RECEITA
OPERACIONAL BRUTA |
-R$
91.600,00
|
RECEITA
DE VENDAS |
-R$
91.600,00
|
Receita
bruta de serviços |
-R$
91.600,00
|
(-)
CUSTOS E DESPESAS |
R$
62.600,08
|
(-)
CUSTOS |
R$
30.408,00
|
(-)
CUSTOS DAS COMPRAS |
R$
11.400,00
|
Custo
dos bens ou serviços comprados |
R$
11.400,00
|
(-)
CUSTOS DA MÃO DE OBRA |
R$
19.008,00
|
Custo
com salários |
R$
17.600,00
|
Custo
com FGTS |
R$
1.408,00
|
(-)
DESPESAS |
R$
32.192,08
|
(-)
DESPESAS OPERACIONAIS ADMINISTRATIVAS |
R$
18.800,00
|
Alugueis
e locações |
R$
5.000,00
|
Combustíveis |
R$
11.800,00
|
Serviços
tomados PJ / PF |
R$
2.000,00
|
(+/-)
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS |
R$
9.000,00
|
Copa
e cozinha |
R$
9.000,00
|
(-)
RESULTADO NÃO OPERACIONAL |
R$
4.392,08
|
Depreciação
do imobilizado |
R$
4.392,08
|
RESULTADO
DO PERÍODO |
R$
28.999,92
|
LUCRO
DO PERÍODO |
R$
28.999,92
|
E
por fim o Balanço Patrimonial da empresa, concluindo assim o
exercício de lucro de R$ 28.999,92:
Descrição |
Valores
|
ATIVO |
R$
680.007,92
|
ATIVO
CIRCULANTE
|
R$
207.200,00
|
DISPONIBILIDADES |
R$
139.600,00
|
Caixa |
R$
139.600,00
|
CRÉDITOS |
R$
62.000,00
|
Clientes |
R$
62.000,00
|
ESTOQUES |
R$
5.600,00
|
Estoques |
R$
17.000,00
|
Estoque
de Materiais aplicados |
-R$
11.400,00
|
ATIVO
NÃO CIRCULANTE |
R$
472.807,92
|
ATIVO
IMOBILIZADO |
R$
472.807,92
|
Terrenos |
R$
178.000,00
|
Informática |
R$
49.200,00
|
Veículos |
R$
250.000,00
|
(-)
Depreciação acumulada |
-R$
4.392,08
|
PASSIVO
E PATRIMÔNIO LÍQUIDO |
-R$
680.007,92
|
PASSIVO
CIRCULANTE |
-R$
131.008,00
|
FORNECEDORES |
-R$
112.000,00
|
Fornecedores
5 imobilizado |
-R$
110.000,00
|
Fornecedores
de serviços |
-R$
2.000,00
|
TRIBUTOS
A PAGAR |
-R$
2.816,00
|
INSS
a recolher |
-R$
1.408,00
|
FGTS
a recolher |
-R$
1.408,00
|
SALÁRIOS
E ENCARGOS A PAGAR |
-R$
16.192,00
|
Salários
a pagar |
-R$
16.192,00
|
PATRIMÔNIO
LÍQUIDO |
-R$
548.999,92
|
CAPITAL
SOCIAL |
-R$
520.000,00
|
Capital
– Sócio A |
-R$
420.000,00
|
Capital
– Sócio B |
-R$
180.000,00
|
(-)
Capital a Integralizar |
R$
80.000,00
|
LUCROS
OU PREJUÍZOS ACUMULADOS |
-R$
28.999,92
|
Lucro/prejuízo
do exercício |
-R$
28.999,92
|
Nota:
valores no Balanço Patrimonial com sinal negativo não representam
prejuízo, apenas que são valores com saldo credores.
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