terça-feira, 2 de maio de 2017

DESCONTOS no Balanço Patrimonial


Descontos condicionais ou financeiros obtidos

São condicionados à antecipação do prazo de pagamento. É uma espécie de prêmio concedi­do pelo pagamento antes do vencimento da obrigação. Não constam da nota fiscal. São apenas indi­cados na fatura comercial e, por ocorrerem após a concretização da operação mercantil não são apu­rados no custo das mercadorias vendidas e, portanto, não alteram o resultado com mercadorias, apenas o resultado líquido do exercício. Devem ser contabilizados como receita operacional para a empresa adquirente e como despesa operacional na empresa vendedora.

Descontos incondicionais ou comerciais obtidos

Os descontos incondicionais compreendem aqueles descontos que a empresa ganha dos for­necedores no momento em que efetua a compras de mercadorias. São destacados nas próprias no­tas fiscais, e os fornecedores não nos impõem nenhuma condição para oferecê-los.
O desconto incondicional é considerado obtido na situação em que o comprador, sem a pen­dência de qualquer evento futuro e incerto, fica dispensado de pagar uma parte do valor do bem ad­quirido. Pela sua definição, o desconto incondicional também é denominado “desconto comercial”, pois ocorre no momento do ato de comércio (não dependendo de nenhum acontecimento posteri­or). De um modo geral, os descontos comerciais não são computados em contas específicas, ou seja, as compras e as vendas são registradas pelo seu valor líquido, portanto, já deduzido do valor do des­conto incondicional. Caso haja interesse gerencial com contabilizá-los, estes são registrados nas se­guintes contas retificadoras. 

Um comentário:

  1. Boa tarde amigo. Excelente trabalho Gostaria de saber como consigo este teu trabalho. Estou tentando fazer um programinha de contabilidade no accsses e não estou conseguindo. Será que voce consegue me ajudar?

    ResponderExcluir